6. Chocolate ao leite pelo amargo
Como já falamos aqui no blog, não é todo chocolate que traz benefícios. O tipo amargo possui menos gorduras saturadas que todos os outros tipos e fornece catequinas, importantes no controle do colesterol LDL. O chocolate amargo tem acima de 50% de cacau em sua composição. Mesmo assim, modere seu consumo, pois é um alimento com muitas calorias!
7. Sal por ervas e alho
O sal em excesso na alimentação contribui para a hipertensão. Para substituí-lo de forma eficiente e deixar sua comida bem mais saborosa, tempere suas preparações com ervas, alho, cebola, limão... Estes alimentos possuem nutrientes diversos que vão beneficiar sua saúde, como as vitaminas B6 e C e cálcio do alho, vitamina C, potássio e magnésio do limão e gorduras mono e poli-insaturada, fibras e magnésio do orégano.
8. Frango com pele pelo frango sem pele
É uma troca importante, mas atenção com o preparo: a pele deve ser retirada antes da carne ir ao fogo, pois com o calor, a gordura saturada e o colesterol dela se dissolvem e acabam penetrando na carne.
9. Queijo pelo tofu
Para mais uma opção de queijo saudável, existe o tofu, feito de soja. Este grão contém proteínas e isoflavonas, muito importantes na redução de colesterol LDL. Além disso, tem apenas 76 calorias em 100 gramas de queijo, baixo teor de sódio e possui gorduras mono e poli-insaturadas!
10. Pipoca de micro-ondas pela de panela
Leva um pouco mais de tempo, mas a diferença para a sua saúde é grande! Na panela, você pode controlar a quantidade e o tipo de gordura utilizada. Já a versão em micro-ondas peca por ser carregada de gordura saturada e trans, sal e aditivos químicos. Aproveite os benefícios do milho sem prejudicar seu organismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário