quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Alagoas


Hoje vamos embarcar na linda Alagoas..... Vamos lá!
Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está situado à leste da região Nordeste. Tem como limites Pernambuco (N e NO); Sergipe (S); Bahia (SO); e o oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 27.778,506 km², sendo ligeiramente maior que o Haiti. Sua capital é a cidade de Maceió. Penúltimo Estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco. Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.
Praias de Maceió

As praias alagoanas são divididas em polos:
  • Praias de Maceió: 
Praia da Ponta Verde
Praia urbana e badalada, é ideal para a prática de mergulho e windsurfe. Possui ótima infra-estrutura, com muitos hotéis, restaurantes, quiosques com música ao vivo, chuveiros e ciclovia.
Na maré baixa, aparecem lindas piscinas naturais.
  • LITORAL SUL
Praia do Francês
Uma das praias mais conhecidas de Alagoas, a praia do Francês fica a apenas 33 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro. O tom das águas - que vai do verde claro ao azul intenso - é tão variado quanto seu público. No canto esquerdo, protegido por recifes que formam piscinas naturais, a frequência é de famílias com crianças e da turma do burburinho, que lá encontra gigantescas e animadas barracas especializadas em frutos do mar. Também os adeptos do jet-ski e dos esportes à vela aproveitam as águas calmas para praticar as atividades.
Já o rústico lado direito, tomado por ondas fortes e coqueirais, é o point dos surfistas. Longe do agito, a área garante ainda sossego e tranquilidade.

Boa parte dos turistas ainda fica hospedada em Maceió e curte a praia somente durante o dia, mas Francês dispõe de boa infraestrutura de pousadas, restaurantes e lojinhas.
Uma vez na região, aproveite para fazer um passeio de barco até o Saco da Pedra, repleto de piscinas naturais, barracas simples e muita paz. Vale a pena também conhecer o Centro Histórico de Marechal Deodoro, com igrejas, conventos e museus; e ver de perto os trabalhos das rendeiras da cidade, encontrados no Espaço Cultural Santa Maria Madalena.
  • LITORAL NORTE
Costa Brava
Na alta temporada, as areias fofas de Costa Brava são transformadas em quadras de vôlei e reúnem adeptos do esporte. Fica a 32 quilômetros do Centro da cidade.
Cozinha Alagoana

“A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos, e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. Cada país e região tem a sua culinária própria que depende, não só da mistura de culturas, mas principalmente dos ingredientes disponíveis.

A culinária alagoana não difere da culinária do Nordeste em geral. Torna-se, porém, muito mais variada em função da riqueza de suas lagoas costeiras, que deram o nome ao Estado das Alagoas, o antigo Sul da Província de Pernambuco (até 1817). Cercada de mar e lagoa por três lados, Maceió é uma cidade de Restinga.
Baião de Dois

Ingredientes 

250g de charque 
150g de toucinho fresco
2 1/2 xícaras de feijão mulatinho limpo, lavado e escorrido
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 1/2 xícara de arroz limpo, lavado e escorrido
1/2 xícara de leite de coco
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: 

De véspera, coloque o charque em uma tigela grande, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte, trocando a água 2 a 3 vezes para eliminar o excesso de sal.

Escorra, lave em água corrente e corte em cubos pequenos, corte também o toucinho em cubos pequenos.

Coloque o toucinho em um panela, frite em fogo alto até dourar, escorra a gordura e reserve. 

Junte o feijão e o charque, cubra com 2 litros de água e cozinhe até o feijão ficar quase macio, juntando mais água quente, se for necessário.

Coloque 2 colheres (sopa) da gordura reservada em uma panela, aqueça em fogo alto, acrescente cebola, alho, doure levemente, junte o arroz, refogue mexendo sempre até ficar bem soltinho.

Tire do fogo, acrescente à panela com feijão, junte leite de coco, misture bem, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe, até o arroz ficar macio.
Galinha Guisada

Ingredientes

1 galinha cortada nas juntas
1 limão
4 dentes de alho amassados
2 cebolas cortadas em rodelas
4 tomates cortados em cubos
1 ramo de salsa picado
1 ramo de cebolinho picado
1 colher (chá) de colorau
1 colher (chá) de cominho
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Lavar a galinha, cortar nas juntas e esfregar o limão.
Reunir todos os ingredientes e deixar tomar gosto.
Levar ao fogo baixo.
Se necessário acrescente água aos poucos.
Deixe cozinhar até a carne ficar macia.

Sirva com arroz e purê.
Bananada

Ingredientes 

2 kg de banana nanica 
2 kg de açúcar
Suco de 1 limão grande

Modo de Preparo: 

Junte ao açúcar água suficiente para dissolvê-lo ( em média 1 xícara de chá). 

Leve ao fogo forte e logo que formar uma calda rala, coloque as bananas, cortadas em rodelas, para cozinhar, em panela tampada.

Com uma escumadeira retire as bananas, deixando o fogo ligado, e passe numa peneira de náilon.

Misture à calda que está no fogo, junte o caldo do limão e mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela.

Despeje num refratário e deixe esfriar.

Fica durinha, pode fazer barrinhas e passar no açúcar.


Nossa.... Deu água na boca... Nos encontramos na próxima viagem... Fui!





Nenhum comentário:

Postar um comentário