quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Amapá


Próxima parada da nossa viagem: Amapá
O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte, no escudo das Guianas. O seu território é de 142.828,521 km², sendo delimitado pelo estado do Pará a oeste e sul, pela Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste e o Suriname a noroeste. O Amapá é um dos mais novos estados do país, sendo também o segundo estado brasileiro que mais possui áreas protegidas em seu território. 

Capital: Macapá
Área  
 - Total 142 828,521 km² (18º) 1
 - População 2014
 - Estimativa 750 912 hab. (26º)2
 - Densidade 5,26 hab./km² (24º)

Praias de Macapá

Município de Macapá O litoral do Amapá tem poucas praias, quase todas formadas por mangues, entretanto, possui um cenário selvagem que atrai turistas e pesquisadores.

Macapá é a capital do estado. Ela é banhada pelo Rio Amazonas. Suas ruas são largas e retas e tem poucos edifícios altos. A linha do Equador passa sobre ela.

Como chegar: Importante destacar que os únicos meios de se chegar a capital do Amapá é por barco ou de avião.

A região é muito procurada por esportistas, geógrafos ou pessoas atrás de aventuras. As principais atrações são os parques nacionais, as reservas biológicas, as cachoeiras e a pororoca. Além disso, Macapá é considerada Área de Livre Comercio de Produtos Importados, e por isso muitos sacoleiros e turistas buscam a cidade.
Praia de Goiabal

Esta praia fica localizada a 22 km da capital. Chega-se lá por uma estrada de terra, de barco ou de voadeira. Ela tem pouco mais de 4 km de extensão, areia clara e águas turvas (por receber águas do Rio Amazonas). Nos meses de julho até dezembro as águas ficam mais claras. Exstem casas para se alugar e a quantidade de insetos é grande. Na praia a fauna é representada principalmente pelos guarás-vermelhos. Esta é a unica praia de água salgada do Amapá.
Praia da Fazendinha

A praia fica localizada no Rio Amazonas, a 13 km da capital. Tem areias claras e águas por vezes barrentas e com ondas. É procurada para a prática esportes como jet-ski, lancha e caiaque. A orla da praia tem uma infra-estrutura com quiosques.
Suco de açaí

Ingredientes

100g  de polpa de açaí
1 litro de água
50 ml de xarope de guaraná 

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Sirva em seguida.
Escondidinho de carne seca

INGREDIENTES:

1 kg de mandioca cozida
1 lata de creme de leite com o soro 
2 colheres de margarina 
1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida 
1 cebola média picadinha 
4 dentes de alho esmagados 
2 tomates sem casca picados 
Sal e pimenta a gosto 

MODO DE PREPARO 

Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal
Depois que estiverem bem misturados, acrescente o creme de leite, reserve
Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates só pra dar uma murchada
Acerte o sal se achar necessário
Em um refratário untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê
Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar.

Bolo de Banana

Ingredientes:

4 bananas; 
2 ovos; 
2 xícaras (chá) de leite; 
2 colheres (sopa) de margarina; 
3 xícaras (chá) de açúcar; 
3 xícaras (chá) de farinha de rosca; 
1 colher (sopa) de fermento em pó. 

COBERTURA: 

½ xícara (chá) de açúcar; 
½ limão. 

MODO DE FAZER

Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras (chá) da casca para fazer a massa. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas das bananas. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem e, por último...








Nenhum comentário:

Postar um comentário