sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chef Laine - Dia Mundial do Macarrão


20 de Fevereiro - Dia Mundial do Macarrão


Dia do macarrão

O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o primeiro congresso mundial sobre o alimento, que reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália, em 1995. Brasil
O macarrão chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

Macarrão

A palavra macarrão vem do grego "Makària", caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais.

Consumo

Com consumo local de 1,3 toneladas por ano, o macarrão é um dos alimentos mais vendidos no Brasil. O país está entre os quatro maiores consumidores do alimento do mundo -- os outros são Itália, Estados Unidos e Venezuela. Os valores nutritivos, o preço acessível, o sabor e a divulgação são responsáveis pela popularidade nacional do produto. O consumo de macarrão no Brasil está concentrado em 21% na região Nordeste. Minas Gerais, Espírito Santo e Interior do Rio de Janeiro consomem, juntos, outros 21%. O menor consumo do país é dos estados do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, que juntos, consomem, apenas, 5%.

Consumo por tipo

O tipo de macarrão mais consumido no Brasil é o tipo Sêmola, feito com farinha especial, e tem 44,6% de aprovação pelo consumidor.

Produção

O maior produtor de macarrão do mundo é a Itália, seguida dos Estados Unidos e do Brasil, que ocupa o 3º lugar com uma produção, em 2001, de 1.164.000 toneladas/ano.

Variedades comercializadas

Das variedades comercializadas, 85,5% são massas secas, 10% são instantâneas e 4,5% são frescas. A categoria de massas instantâneas, principalmente o macarrão comum, é a que mais cresce --em 2006 houve um acréscimo de 8% na produção. Entre as massas secas, as preferidas são as feitas com sêmola e, entre as frescas, as mais consumidas são as sem recheio.
Próximas postagens receitas deliciosas com o macarrão......hummm....não percam hein.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário