sábado, 18 de abril de 2015

Chef Laine - Culinária Finlandesa


Vamos... A última chamada para o trem já tocou...


... O nosso destino de hoje é a Finlândia


Finlândia, oficialmente República da Finlândia, é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. Os idiomas oficiais do país são finlandês e sueco.


A gastronomia da Finlândia


A alimentação finlandesa combina a cozinha tradicional das classes altas com a cozinha de estilo continental moderno. Foram adaptadas especiarias oriundas quer do oriente, quer do Ocidente. A cozinha finlandesa agrada à vista e ao gosto e tem algo de especial para cada mês do ano.


Cozido da Carélia - Karjalanpaisti


Ingredientes

300 g de bife do acém
300 g de pá de porco
300 g de borrego cozido
2-3 cebolas
1 ½ c.chá de sal
8 grãos de pimenta-da-jamaica
água

Preparação

Corte as carnes em cubos (4x4cm). Não é necessário retirar os ossinhos mais pequenos. Coloque num tacho as carnes e a cebola, grosseiramente cortada, em camadas intercaladas e tempere cada camada com sal e pimenta. Acrescente água suficiente para cobrir a carne quase por completo.
Deixe cozer destapado e em lume médio, a cerca de 175º C, durante 2 ½ a 3 horas. No final da cozedura, tape o tacho.
Sirva com batatas esmagadas e puré de mirtilos.

Sopa de peixe à la Kainuu - Kainuulainen kalakeitto


Ingredientes

1-1 ½ l de água ou caldo de peixe
1-2 cebolas
5-6 grãos de pimenta-da-jamaica
sal
4-5 batatas
cerca de ½ Kg de filetes de peixe
(salmão, peixinho branco, lúcio, perca)
aneto, cebolinho, salsa picada
servir com: molho de manteiga e cebola picado

Preparação

Descasque as cebolas e corte-as em pedaços. Misture-as com água ou caldo de peixe e com os grãos de pimenta e leve a ferver. Deixe cozer durante algum tempo para que o caldo tome sabor. Descasque as batatas e corte-as em cubinhos do tamanho da ponta de um dedo. Corte também os filetes em cubinhos. Retire do caldo a cebola e os grão de pimenta e junte as batatas para cozerem. Deixe a sopa ferver durante cerca de 10 minutos. Acrescente então o peixe e deixe no lume durante mais alguns minutos, até o peixe ficar cozido, pique as ervas e junte-as à sopa. A sopa deve ser servida com molho de manteiga e cebola cru picado, ao gosto da pessoa. Esta sopa fica ainda mais rica se for acompanhada com pão de centeio.

Almôndegas - Lihapullat


Ingredientes

500 g de carne de vaca picada
1 dl de pão ralado ou duas fatias
de pão branco
1 dl de natas para culinária
1 cebola
1 c.sopa de azeite
1 ovo
1 c.chá sal
¼ c.chá pimenta-da-jamaica ou pimenta branca

Molho

2 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de farinha
4 dl de caldo de carne

Preparação

Numa tigela, misture o pão ralado com água e com as natas. Reserve esta mistura. Pique a cebola finamente e salteia-a em azeite numa frigideira ou num forno de micro-ondas. Acrescente a cebola picada, o ovo, os temperos e a carne. Misture todos os ingredientes, de modo a obter uma mistura homogénea. Molhe as mãos e faça bolinhas com a mistura obtida. Frite as almôndegas em margarina bem quente, virando-as de todos os lados. As almôndegas mais pequenas fritam em 3-5 minutos, as maiores levam 5-8 minutos a fritar.
Para fazer o molho, aloure ligeiramente a farinha em margarina. Acrescente o caldo da cozedura, mexendo sempre. Junte as natas e verifique os temperos. O molho pode ser servido em separado ou regado sobre as almôndegas.
Acompanhe com batatas e cenoura ralada. A compota de arandos vermelhas e os pepinos em conserva também acompanham bem este prato.

Panquecas - Ohukaiset


Ingredientes

½ l leite ou 2 ½ dl natas
2 ½ dl de água mineral ou gaseificada
1 ½ dl de farinha
2 ovos
1 c.chá de sal

Preparação

1. junte a farinha ao leite. Acrescente o sal e os ovos e bata a mistura. Deixe essa massa repousar alguns minutos antes de fritar;
2. frite as panquecas numa frigideira quente, untada de manteiga;
3. sirva com doce de frutos.

Se quiser fazer uma folha de panqueca, verta um pouco desta massa numa panela untada ou numa frigideira e coza no forno a 225º C até ficar dourado-escura.

Delícia de frutos silvestres - Marjakiisseli


Ingredientes

1 l de sumo de frutos silvestres  adoçado (mirtilos, arandos vermelhos, framboesas etc.)
4 c.sopa de farinha maisena
2-3 dl frutos silvestres frescos ou congelados

Preparação

Coloque os frutos silvestres sobre um prato de servir. Misture a maisena com o sumo frio e leve ao lume até ferver, mexendo sempre. Retire o tacho do lume e derrame o molho preparado sobre os frutos silvestres. Polvilhe com um pouco de açúcar. Serve com leite ou natas batidas. Pode também usar framboesas, groselhas vermelhas ou morangos.

Sima, uma bebida fermentada


Ingredientes

5 l de água
350 g de açúcar branco
350 g de açúcar mascavado
2 limões
uma pitada de fermento
passas de uva, açúcar

Preparação

Lave os limões e corte a casca fininha.
Retire-lhes os caroços. Corte-os em rodelas e coloque-os dentro de um recipiente suficientemente grande, com as cascas e o açúcar.
Ferva metade da água e deite-a sobre o limão, as cascas e o açúcar. Bata e deixe repousar tapado. Acrescente a restante água fria. Quando o líquido já tiver amornado, junte-lhe o fermento.
Mantenha o líquido à temperatura ambiente até começar a fermentar, isto é, durante cerca de 24 horas. Coloque duas passas de uva e 1 colher de açúcar em frascos limpos e coe o líquido para dentro dos frascos. Tape-os com uma rolha, sem apertar, e guarde-os num local fresco. A sima estará pronta quando as passas vierem à superfície.

Até a próxima parada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário