sábado, 18 de abril de 2015

Tour in Europe - Finlândia


Finlândia

País de florestas e lagos, a Finlândia oferece atrações diversificadas, que vão de sua riqueza cultural até fenômenos pouco comuns em outros lugares do mundo, como as auroras boreais e dias em que o sol não se põe. A melhor época para visitar o país é o verão, quando as temperaturas ficam mais amenas. Helsinque e Turku são suas cidades mais famosas e repletas de belezas construídas.

Helsinki

A Finlândia, conhecida por ser a terra da sauna e da vodka, é, acima de tudo um país repleto de belezas naturais, em razão de sua geografia muito peculiar, numa península de litoral recortado e com milhares de ilhas, com muitos lagos e florestas típicas de altas latitudes, pântanos e rios. Suas extensas florestas de pinheiros, bétulas e abetos fazem da Finlândia um grande exportador de madeira, papel e celulose.

Floresta de bétulas

O litoral

As principais cidades da Finlândia – a capital Helsinque, Turku, Vaasa, Oulu, Kuopio Tampere, Lahti e Rovaniemi – estão concentradas no litoral sul do país, onde as temperaturas são menos rigorosas. Os dois maiores centros urbanos da Finlândia são a capital, Helsinki, moderna, mas que conserva ainda lindos edifícios antigos, e Turku, cidade histórica com um castelo e uma catedral do século XIV. Ambas têm vida cultural e noturna próprias.

Turku

O norte da Finlândia

A região é habitada pelos lapões, um povo seminômade que sobrevive principalmente da criação de renas. Na Lapônia, onde, segundo consta, moram Papai Noel e suas famosas renas, as paisagens de neve são inesquecíveis. Os centros de esportes de inverno são uma atração à parte. Os finlandeses são, juntamente com os noruegueses, os melhores esquiadores do mundo! A Finlândia é, aliás, o paraíso dos amantes do frio e da neve.

Lapónia

A Lapônia no verão e no inverno

Durante o verão, quando a neve desaparece, o verde das florestas é intenso: pode-se aproveitar as regiões dos lagos, fazer rafting nos rios e principalmente aproveitar para ver o sol da meia-noite pois, dada a proximidade com o Polo Norte, o sol nunca se põe. No inverno, ocorre a chamada a noite polar: o sol fica abaixo da linha do horizonte durante quase dois meses. Perto do Natal, com alguma sorte, é possível ver o kaamos, fenômeno natural que traz uma luz enevoada à noite finlandesa. Já em fevereiro, março, setembro e outubro, se o céu não estiver encoberto, pode-se presenciar o incrível espetáculo da aurora boreal, outro fenômeno luminoso quase mágico na Finlândia.

Aurora boreal, Sol da meia noite


Lindíssima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário