quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tour - Cidades Históricas - Recife e Olinda


Recife e Olinda - Pernambuco

Casario colonial restaurado, localizado no centro histórico do Recife, capital de Pernambuco.


CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA

Diversão e arquitetura do século 17 fazem de Olinda um dos destinos mais dinâmicos do Nordeste. A cidade é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco e conserva edifícios históricos e construções religiosas da época colonial, como o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Convento de São Francisco. A poucos minutos de Olinda está a capital do estado, Recife, onde também há conjuntos arquitetônicos e monumentos religiosos tombados.

Convento de São Francisco

Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Recife é um dos municípios mais antigos do país e recebeu influência de holandeses. Visite o Recife Antigo, área que concentra boa parte dos palacetes coloniais. Estique o passeio até a Embaixada dos Bonecos Gigantes e confira também o Instituto Ricardo Brennand, um dos museus mais visitados do Brasil.

A embaixada dos bonecos gigantes

Instituto Ricardo Brennan

E Recife também tem as Paixões. Pernambuco das Paixões. É o ciclo da quaresma. Nesse período iniciam as procissões tradicionais, procissões que existem desde o período do Brasil colônia. Com grande emoção Recife assiste a Procissão do Encerro e a Procissão dos Passos, que levam multidão às ruas do Recife.

Além do belo espetáculo da Paixão de Cristo. Do Recife pode-se visitar Nova Jerusalém e assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova.


As comidas típicas de Olinda e Recife são caracterizadas pelo gosto pernambucano, ou seja, a maioria delas são encontradas em todo estado. Podemos citar:

Carne de Sol

A carne de sol é um prato típico do sertão pernambucano. A carne de boi é salgada e deixada ao sol até atingir o ponto ideal. Na hora do preparo, é necessário deixá-la de molho em água para dessalgar e depois mergulhar no leite por algumas horas para que amacie bem e não endureça. Esta carne é encontrada já pronta nos mercados públicos, feiras e supermercados da região.

Cozido

O cozido é um prato de origem portuguesa que se tornou marca registrada da culinária regional. Um prato especial para o almoço de domingo, pois pela quantidade de ingredientes só é possível fazê-lo para muitas pessoas. Reúna sua família e experimente-o no próximo domingo.

Caldeirada

A caldeirada é uma deliciosa mistura de frutos do mar cozidos com temperos variados e leite de coco. É imperdível experimentar este prato nos bares e restaurantes especializados da cidade. Prove com arroz branco ou só com farinha de mandioca e não dispense uma cerveja ou um bom vinho branco geladíssimos para acompanhar.

Bolo de Rolo

Um doce genuinamente pernambucano. As camadas finíssimas de bolo se alternam com o doce de goiaba resultando em um sabor delicado e muito especial. Sirva-o em fatias finas acompanhado de um bom vinho.

Caldinho de Peixe ou Camarão

O caldinho é típico dos bares do Recife. O costume é beber o caldinho bem quente em um copinho pequeno, acompanhado de um copinho de cachaça. Por isso é conhecido também como “Ele e Ela”.

Caranguejo

Muito apreciado pelos pernambucanos, o caranguejo é um crustáceo que exige certo esforço e habilidade na hora de saboreá-lo. No entanto, quem o experimenta não deixa de voltar a provar. O modo certo de comer é ir arrancando as patas, uma a uma, quebrando e retirando a carne. No final, abre-se o corpo do carangueijo para comer a gordura que fica depositada no casco.

Casquinho de Caranguejo

Um delicioso e simpático petisco de caranguejo servido dentro do próprio casco do crustáceo.

Sururu

O sururu é um marisco pequeno e muito comum em Pernambuco. Preparado com o leite de coco ganha um sabor especial, adocicado. O costume é servi-lo com farinha de mandioca e limão. Não dispense uma dose de uma boa cachaça quando for provar o prato!

Sarapatel

Miúdos e o sangue de porco cortados miudinhos e refogados em um molho bem temperado deram origem a este prato de sabor forte e cor escura. Ideal para acompanhar a bebiba, servido com gotas de limão e farinha de mandioca.

Arrumadinho

O arrumadinho é um petisco muito famoso nos bares do Recife. Seu nome vem do modo como é servido: com os ingredientes arrumados em camadas. É irresistível acompanhado de uma cerveja bem gelada!

Escondidinho

O escondidinho pode ser servido como petisco, para acompanhar uma cerveja gelada ou como prato principal. Neste caso o único acompanhamento necessário é uma salada leve, com alface, tomate e cebolas.

Arrumadinho

Ingredientes para quatro pessoas

Carne:

600 g de carne-de-sol cortada em cubos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
50 g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto

 Feijão:

250 g de feijão verde escolhido e lavado
1/2 cebola em cubos grandes
Coentro e cebolinha a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Farofa:

300 g de farinha de mandioca
100 g de manteiga
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/2 colher (sopa) de colorau
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Vinagrete:

1/2 pimentão em cubinhos
1 tomate em cubinhos
1/2 maço de coentro picado
1/2 maço de cebolinha picada
1 cebola média em cubinhos
1/2 copo de vinagre
1/4 de xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Carne:

Aqueça a manteiga, doure o alho e acrescente a cebola e a carne. Mexa para não grudar e, assim que a carne dourar, reserve.

Feijão:

Em uma panela, coloque a água, o coentro, a cebola, a manteiga e o sal e, quando estiver em fervendo, acrescente o feijão e cozinhe até ficar macio. Cozinha rápido. Reserve.

Farofa:

Aqueça a manteiga, doure o alho e a cebola e adicione o colorau. Deixe refogar e acrescente a farinha de mandioca e o sal.

Vinagrete:

Junte todos os ingredientes em um recipiente e tempere a seu gosto, adicionando água somente para suavizar o molho. Monte as preparações separadamente e sirva o vinagrete à parte.

O Arrumadinho leva esse nome porque ele é servido arrumando-se as porções num prato. Alguns ajeitam numa travessa o feijão por baixo, coberto pela farofa, coberto pela carne-de-sol e por cima de tudo o vinagrete. Outros ajeitam as porções uma ao lado da outra na travessa. Faça à sua maneira e aproveite que é uma delícia.


Bolo de rolo de Recife

Ingredientes

Massa:

200g de manteiga
200g de açúcar
6 gemas
200 g de farinha de trigo
6 clara em neveRecheio:
500g de goiabada
1/2 xícara de água

Montagem:

Formas retangulares com margarina e enfarinhada de 30x40cm
Açúcar p/ povilhar

MODO DE PREPARO

Massa:

bata na batedeira a manteiga com o açucar até formar um creme coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso
Junte a farinha de trigo, por último as claras em neve

Recheio:

leve ao fogo a goiabada com a água e deixe amolecer, fica como uma geleia mole

Montagem:

Coloque de 5 a 6 colheres sopa de massa para assar cada bolo, leve ao forno pré aquecido 5 minutos aproximadamente
Vire o bolo sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada bem fina da goiabada e enrole
Asse o segundo bolo passe o receheio e enrole com o primeiro bolo, faça o mesmo procedimento com toda massa dá mais ou menos 5 bolos
por último povilhe com açúcar
Espalhe bem fina a massa na forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário