sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia de Ação de Graças - História


O FERIADO NORTE-AMERICANO DE AÇÃO DE GRAÇAS, THANKSGIVING DAY, E AS PROMOÇÕES DA BLACK FRIDAY
Quando acaba outubro nos Estados Unidos, é hora de trocar a decoração de Halloween por desenhos de perus, peregrinos e índios nativos norte-americanos. O mês de novembro marca o início da temporada de feriados (que será seguido pelo Natal e Réveillon) com o Thanksgiving Day – ou como chamamos, Dia de Ação de Graças. Comemorada na última quinta-feira do mês, a data foi estipulada como feriado pelo presidente Abraham Lincoln em 1863; no entanto, o primeiro jantar de Thanksgiving de que se tem conhecimento foi em 1621, quando peregrinos e nativos celebraram a primeira colheita em terras norte-americanas.

Durante todo o mês, as escolas americanas estudam em sala de aula com seus alunos a história da data, criam diferentes artesanatos em forma de peru e encenam o primeiro jantar de Ação de Graças em peças teatrais.

É um dos principais e mais esperados feriados americanos. A data representa uma série de tradições:

Giving thanks ou being thankful: Thanksgiving é um dia para ser grato e agradecer todas as graças concedidas durante o ano.

Thanksgiving dinner: as famílias ou amigos se reúnem para um grande jantar caseiro em celebração à data. Com a mesa posta, é comum que cada um diga pelo que é grato (saying grace) antes de servir o jantar.

Turkey carving: o peru (turkey) é o prato tradicional do Thanksgiving. O jantar é iniciado com alguém fatiando (carving) a carne e servindo aos presentes. O turkey deve estar recheado com o que os americanos chamam de stuffing – a tradução certa é, realmente, recheio, mas trata-se de uma espécie de farofa que pode ser preparada de diversas maneiras e com diferentes ingredientes. (Ah, o peru fala inglês nos Estados Unidos! Os americanos imitam o som emitido pela ave como “gobble-gobble”, bem diferente do nosso “glu-glu”.)
Parades: a maior parte das cidades grandes dos Estados Unidos – incluindo Nova York, Chicago e Houston – realiza grandes desfiles (parades) com carros alegóricos para comemorar o feriado. Este ano, por exemplo, o tradicional desfile da marca Macy's em NY vai acontecer no dia 28, quinta-feira, às 9h, como sempre com gigantescos balões infláveis. Saiba mais sobre o Macy's Thanksgiving Day Parade.
Thanksgiving Classic: todo feriado é marcado por uma partida clássica de futebol americano (football). Famílias e amigos costumam se reunir para assisti-la antes do jantar.

PERDÃO DO PERU
Na cerimônia o presidente americano perdoa dois perus - um oficial e outro reserva. As aves perdoadas pelo governante escapam do destino dos outros 46 milhões de perus comidos no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. 

Depois da cerimônia, os perus embarcam para a Disneylândia, na Califórnia, onde são destaque do desfile de Ação de Graças. Após cumprir a formalidade, vão viver em liberdade num dos parques temáticos do "lugar mais feliz da Terra". A tradição começou em 1947, quando um peru foi apresentado ao presidente Harry Truman. Desde então, 11 presidentes americanos já participaram da cerimônia em que ganham perus de presente e "perdoam" os animais. Todos os anos a Federação Nacional de Peru escolhe dois dos seus mais belos animais para serem entregues à Casa Branca.

BLACK FRIDAY

O dia seguinte ao de Ação de Graças é folga na grande maioria das escolas e organizações norte-americanas, e é também o principal dia de compras em todo o país. Conhecida pelo nome de Black Friday (Sexta-Feira Negra), ela marca tradicionalmente a temporada de compras natalinas. As lojas do país criam diferentes promoções e abaixam os preços de seus produtos significativamente – as mais procuradas são as de produtos eletrônicos. Redes como Best Buy e Walmart abrem as suas portas à meia noite e funcionam madrugada adentro atendendo ao público. É comum ver pessoas formando filas na porta de lojas de eletrônicos alguns dias antes da Black Friday. Esta tradição de promoções no término de novembro se espalhou pelo mundo e até mesmo o comércio brasileiro (principalmente o e-commerce) abaixa relativamente o preço de alguns produtos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário