segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Chef Katia - Curaçau

A nossa viagem de hoje: A ILHA DE CURAÇAU.

Uma ilha cheia de pluralidade cultural. Cores, sons, cheiros, sabores... Capazes de envolver a alma, o corpo e o paladar. Uma ilha cosmopolita, mesclada de beleza natural por todos os lados.
Curaçao ou Curaçau,1 também conhecida em Portugal como ilha da Curação, é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Neerlandesas e um país autônomo constituinte do Reino dos Países Baixos. Os nomes dados inicialmente à ilha (1501), Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura". Assim se entende a palavra "curação" (arte de curar) e não com o significado de "coração". Havendo , também, a teoria de que o nome tem origem no facto de aí se produzir um licor a partir de cascas de laranja-da-terra, cravo e canela. Os holandeses denominaram assim a ilha por não serem capazes de pronunciar "Ilha da Curação", nome dado originalmente por navegadores portugueses que viram ali a cura de doentes atacados pelo escorbuto. Provavelmente, terão sido salvos pelas vitaminas dos frutos que ingeriram na ilha.

Capital: Willemstad

Língua oficial: Papiamento, Neerlandês.

Praias
As praias de Curação são de tirar o fôlego! Elas têm tons de azul turquesa ou verde que são incríveis e a gente ficou impressionado de ver. A visibilidade da água, na maioria, é excelente para quem quer mergulhar de snorkel ou cilindro. Há mais de 40 praias em Curação e nós conhecemos as mais visitadas pelos turistas. A maioria das praias são pagas. Mas não se assuste, pois o preço não é abusivo e há uma ótima infraestrutura em cada uma delas.  As gratuitas, como Kenepa Chik e Kenepa Grandi, são lindíssimas mas não possuem estrutura com barracas ou restaurantes.
Kenepa Grandi ou Grote Knip: a praia mais bonita de Curação é gratuita! O visual lá do mirante é arrebatador e se jogar de lá de cima ser uma delícia – sim, vimos alguns nativos fazendo isto. Ao descer a escada de madeira, a sensação é de estar em uma verdadeira piscina natural. O azul é fenomenal quando o sol está forte. Na raso e, principalmente, perto das pedras há muitos peixes. Há umas oito palapas, mas muitas árvores com sombras. Nem chegamos a sentar na areia e fomos direto fazer snorkel. Ficamos uma hora dentro da água, que tem temperatura maravilhosa. Há um bar no local, mas fomos. Ouvimos dizer que o filme “A Lagoa Azul” teve cenas gravadas em kenepa Grandi que é imperdível demais!

É de se imaginar que a cozinha local seja rica em peixes e frutos do mar. E é mesmo. Você encontra variações dos mais diversos tipos de pescados, incluindo também (mas não só) lagostas.
Curaçau blue com sprite

Ingredientes:

1 litro curaçau blue
2 litros de sprite
1/2 xícara de menta
1 drops completo de halls verde

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o halls e a menta. 
Coloque aos poucos o curaçau blue, depois coloque o sprite.
Servir com bastante gelo.

Bami Goreng

Ingredientes

300 gr de macarrão
200 gr de filé de frango
1 talo(s) de salsão
100 gr de alho-poró
1/2 unidade(s) de cebola
5 gr de gengibre
150 gr de repolho
1 dente(s) de alho
12 unidade(s) de ervilha-torta
1/2 pacote(s) de broto de feijão
50 ml de shoyu
quanto baste de sal

Como fazer

cozinhe a massa e reserve.
Em uma panela doure o filet de frango cortado em tirase acrescente: o alho, cebola, salsão, alho poró e o gengibre ralado, e em seguida comece a colocar os demais ingredientes: a ervilha torta, o repolho, o broto de feijão e por último a massa cozida.
Para finalizar o shoyo.
Sirva o omelete e um pouco de pimenta.
Bom apetite.

Cocada

Ingredientes

400 g de coco fresco ralado grosso
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de leite condensado
óleo de canola para untar

Modo de Preparo

1. Unte uma assadeira grande com óleo. Reserve.
2. Numa panela, dissolva completamente o açúcar na água antes de levar ao fogo. Basta mexer até que o açúcar não esteja mais visível. Leve a panela ao fogo médio e não mexa mais a calda. Quando começar a ferver, passe um pincel com água na borda da panela, para retirar os cristais que se formam e não queimar as bordas. Deixe cozinhar até a calda ficar em ponto de fio médio. (Mergulhe uma colher, levante e verifique se forma um fio.)
3. Adicione o coco ralado à panela com a calda e misture bem com uma colher. A seguir, junte o leite condensado e continue mexendo até que a mistura comece a desprender do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro. Desligue o fogo.
4. Com uma colher de sopa, distribua colheradas de cocada sobre a assadeira untada. Deixe a cocada esfriar endurecer um pouco.
5. Com a ajuda de uma espátula, retire as cocadas da assadeira e transfira para um prato. Sirva fria.

Hummm.....como os moradores da Ilha de Curação dizem: "Vejo vocês depois".



Nenhum comentário:

Postar um comentário