segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Rio grande do Norte


Chegamos ao nosso destino de hoje: Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 811,047 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil, sendo um pouco maior que a Costa Rica.  Com uma população de 3 408 510 habitantes em 2014, o Rio Grande do Norte é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil. Devido à sua localização geográfica, que forma um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como "uma das esquinas do continente", posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico (a maior dentre os estados brasileiros). Seu litoral, com uma extensão aproximada de quatrocentos quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro.

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país.

Aniversário 25 de dezembro
Fundação   25 de dezembro de 1599
Gentílico   natalense
As Praias de Natal

São divididas em três opções para o turista:
  • Praias de Tibau do Sul:
Praia da Pipa:

É a praia mais famosa do Rio Grande do Norte. Fica aproximadamente 87 km da capital Natal. A praia faz parte do município de Tibau do Sul e tem a aparência de vila de pescadores, porém bastante movimentada, inclusive por estrangeiros, de praia longa com trechos isolados por grandes encostas.

Na praia da Pipa, os visitantes podem desfrutar de vários passeios  bonitos e atividades, ideais para todos os tipos de público. Confira algumas delas:

Pode-se ir de barco pela enseada dos golfinhos, com direito a mergulho;
Caminhada pela Mata Atlântica para ver o pôr do sol;
Dirigir um buggy pela Mata Atlântica e também pelas praias;
Os golfinhos podem ser vistos do Santuário Ecológico da Pipa. É comum aparecer grupos de golfinhos e tartarugas marinhas.
Existem também bons locais para o surf;
Realizar passeio de quadriciclo e bicicleta, dentre outras.
Próxima à Pipa estão algumas lindas praias como a Praia do Centro, com muitos quiosques e restaurantes "pé-na-areia"; a Praia do Amor, de visual belíssimo, com algumas pedras e algumas ondas; e a Praia do Madeiro, de onde se pode ver golfinhos pulando até mesmo da areia.
Também existe o local chamado Chapadão, uma chapada de onde se tem um visual espetacular da Praia do Amor, podendo de lá descer até ela. Durante a noite Pipa é bem agitada com muitos restaurantes, bares e casas noturnas na Avenida Baía dos Golfinhos, que é a rua principal da vila.

Existem alguns restaurantes mais afastados do centro que servem buffet livre extremamente barato. Há também pousadas de diferentes valores e categorias, mas prevalecem as mais simples, embora limpas e charmosas.
  • Praias de Macau
Praia de Camapum
Situada na Ilha de Alagamar, a cerca de 3,5 Km do centro da cidade, próxima da foz do Rio Assu, a Praia, que era conhecida como Ilha de Camapum, começou a ser visitada apenas na década de 1980, com a construção da estrada que liga Macau a Camapum.

Com um mar raso, e de águas bastante tranquilas, areia dura e fina, a Praia de Camapum é caracterizada principalmente pela grande quantidade de salinas que guarda ao seu redor, sendo a praia de maior salinidade do Rio Grande do Norte.

Tendo passado por um processo de urbanização de certa forma acelerado, hoje a Praia de Camapum é capaz de oferecer uma boa infra-estrutura aos visitantes. Além de totalmente urbanizada, a Praia de Camapum conta com restaurantes, bares e pousadas.

Uma curiosidade interessante fica por conta do nome da praia, que vem da planta chamada Camapu, conhecida por seu potencial medicinal, muitas vezes indicada pra o tratamento dor de ouvido, icterícia, inflamações na bexiga e no fígado e reumatismo. Essa vegetação era abundante na região, mas foi destruída com o processo de urbanização.

Entre as comemorações que ocorrem na Praia de Camapum, estão a Vaquejada, que ocorre no mês de julho há mais de 10 anos, conhecida como a única vaquejada de praia do estado, e seu Réveillon.
  • Praias de Natal
Praia de Ponta Negra
Como chegar: Situada no litoral sul, distante 14km do centro da cidade. Primeira praia do litoral sul e o início da Rota do Sol - Litoral Sul.

O que fazer: Ponta Negra é a praia mais badalada de Natal, com grande quantidade de bares e restaurantes, excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e palco de diversos agitos noturnos. Ponta Negra é considerado o bairro com melhores opções de lazer para turistas, com feira de artesanato, quiosques, muitas pousadas para todos os gostos e saídas de passeios para diferentes praias, como a lindíssima Pipa, por exemplo, além de estados vizinhos do Nordeste, como Paraíba, Ceará, Pernambuco etc. Passeios de bugue por dunas e praias vizinhas.

O mar é calmo, com recifes, a areia é fina e fofa com pedras negras sobre ela. A orla é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos. Há quiosques, pousadas e restaurantes no calçadão, além de artesanato também.

No Praia da Ponta Negra - Morro do Carecanorte há um trecho com ondas fortes que é procurado por surfistas. No final da praia de Ponta Negra fica o Morro do Careca, uma duna de mais de 120 metros de altura que infelizmente está com o acesso para subida interditado. Este é um dos cartões postais da cidade.
Cozinha Potiguar

Quem nasceu no Estado do Rio Grande do Norte, independente da cidade, é potiguar. Assim, quem nasce na Capital é natalense e potiguar e, no Interior, apenas potiguar.

Carne Seca na Moranga
Ingredientes

1 moranga de tamanho médio
1 kg de carne seca dessalgada
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho
1 tomate picado
1/4 xícara (chá) de azeitona picada
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada.
Sal a gosto
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
1 caixa grande de catupiry

Modo de Preparo:

Corte a tampa da moranga.
Retire as sementes e leve ao forno embrulhada em papel alumínio, até a poupa ficar macia.
Com uma colher retire um pouco da poupa e reserve.
Cozinhe a carne com água, até ficar macia.
Escorra, deixe esfriar e desfie.
Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o tomate, a azeitona e a pimenta. Mexa por 3 minutos.
Acrescente a carne desfiada e a poupa reservada e refogue por cinco minutos. Retire do fogo e junte a salsa e a cebolinha.
Espalhe uma parte do catupiry por dentro da moranga, coloque a carne e cubra com o restante do queijo.
Leve ao fogo para gratinar.

Macarrão com Camarão e Catupiry
Ingredientes

500g de espaguete
1 kg de camarão sem casca cozido
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 caixa de creme de leite
250g de queijo catupiry
50g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão em água e sal e reserve.
Refogue a cebola no azeite.
Junte o camarão, refogue.
Acrescente o sal, a pimenta, o catupiry, o creme de leite
e o parmesão. Misture, até ficar cremoso.
Misture ao macarrão e sirva quente.

 Doce de Caju em Calda
Ingredientes

6 xícaras de açúcar
4 xícaras de água
20 cajus maduros

Modo de Preparo:

Coloque açúcar e a água em uma panela, leve ao fogo alto mexendo sempre. Deixe o açúcar dissolver e a mistura começar a ferver.
Pare de mexer e deixe cozinhar até obter uma calda em ponto de fio grosso.
Tire a pele dos cajus e retire as castanhas.
Colocando-os em uma tigela grande com água.
Quando a calda chegar no ponto, fure os cajus em 3 ou 4 lugares com um garfo, aperte entre as mãos para escorrer o excesso de água e coloque aos poucos na panela.
Cozinhe os cajus na calda fervente por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios e a calda engrossar.

Hummm... Adorei esta passagem pela linda cidade de Natal/RN ... E vocês?

Vejo vocês na próxima parada da nossa viagem... Até breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário