terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Rio Grande do Sul

Qual destino será hoje?

Vamos conhecer Porto Alegre - Rio Grande do Sul.
Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul.10 Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba. Dista 2 027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

Além disso, Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil. Foi manchete internacional quando sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, muitas vezes com projeção nacional, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias e numerosos museus.

Aniversário 26 de março
Fundação: 26 de março de 1772 (242 anos)
Emancipação: 11 de dezembro de 1810 (204 anos)
Gentílico: porto-alegrense
Lema: "Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre"
Praia do Lami - Própria ao banho

- No balneário do Lami, de água doce no extremo sul de Porto Alegre, a Praia do Lami tem extensão aproximada de 1.500 metros e fica na margem esquerda do Lago Guaíba. A população residente de pouco mais de três mil pessoas, chega a dobrar no período mais quente do ano.

No Bairro do Lami, distante aproximadamente 39 km do centro de Porto Alegre.

Para pessoas que gostam de descanso e paz é aconselhável ir no sábado ou durante a semana. Os "foliões" de fim de semana devem ir no domingo, quando o fluxo de pessoas é maior.

Churrascada sob as sombras das árvores que margeiam o lago Guaíba, possui espaço para a prática de esportes, muita música popular, bate-papos e reuniões familiares, todas as tribos se reúnem na praia.

Muvuca da boa!

Salva-Vidas - Praia do Lami
Posto 1 (extremo sul) - águas PRÓPRIAS para banho.
Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banho.
Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) - águas PRÓPRIAS para banho.
Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho.

Para a praia prefira o Verão, mas no Inverno no frio dos pampas com visitas guiadas, prestigie a Reserva Biológica do Lami. Outro atrativo do bairro é a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, onde espécies em risco de extinção, como o tuco-tuco e o bugio, podem ser encontradas. O Lami também é um considerado um dos cenários do turismo rural em Porto Alegre, devido à presença de pequenas propriedades agrícolas em sua área. Essas vendem produtos coloniais, agroecológicos e artesanais, além de servirem como restaurantes de culinária caseira e regional.
Roupa Velha é um prato tradicional do Rio Grande do Sul, típico da cozinha gaúcha, sendo também conhecido como Chatasca ou Desfiado de Charque.

A receita é feita à base do charque  desfiado e refogado em alho, cebola, pimenta e salsa, sendo depois misturado com farinha de mandioca. Este prato pode ser servido como aperitivo, com chimarrão ou para a guarnição de pratos variados. Tradicionalmente, é servido com tiras de banana frita.

Existem variações desta receita noutros países da América do Sul, como a Argentina, em que a Roupa Velha é acompanhada com arroz ou grãos de trigo. Por todo o mundo há receitas tradicionais intituladas Roupa Velha, todas elas relativas ao aproveitamento de sobras, de carnes e até mesmo bacalhau (como se passa em Portugal).

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

½ chávena de farinha de mandioca
½ kg de charque
1 cebola
1 colher (sopa) de óleo
1 raminho de salsa
1 tomate
2 dentes de alho
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Dessalgue o charque.
Se o fizer de véspera, lave bem a carne e deixe-a de molho até ao dia seguinte; caso o faço no próprio dia da confeção do prato, coloque o charque de molho e, depois de cortado, leve-o ao lume com água até levantar fervura. Deverá trocar a água diversas vezes para que a carne não fique salgada.
Corte a carne em pedaços e cozinhe em água até amolecer bem.
Em seguida, desfie os pedaços de charque.
Faça um refogado, levando a carne ao lume, com o óleo, a cebola, os alhos, o tomate e a salsa picados. Tempere a gosto.
Quando o refogado estiver pronto, verifique o sal, e, se necessário, retempere e apimente.
Retire do lume e engrosse com a farinha de mandioca. Bata bem até desfiar a carne.
Sirva com tiras de banana frita.
Tradicionalmente gaúcha, a bebida costuma fazer sucesso com os adeptos do mate.

Receita precisa de cuia, bomba de chimarrão e erva-mate.

Ingredientes:

Cuia
Bomba de chimarrão
Erva-mate

Modo de Preparo:

Antes de tudo, limpe a cuia e a bomba de chimarrão com água fervida.
Deixe secar.
Encha a cuia com cerca de 2/3 de erva-mate.
Utilize a própria bomba do chimarrão para ajeitar a erva de um lado, inclinando a cuia. Faça uma proteção com uma de suas mãos abertas para que a erva-mate não caia para fora.
Deixe acumular um maior volume de erva do lado desejado, de preferência à esquerda deixando o espaço vazio à direita (desde a borda até o fundo).
Continue protegendo o maior volume de erva com a mão e despeje devagar um pouco de água morna ou fria no espaço entre a erva e a lateral da cuia.
Não use água muito quente para não queimar a erva e deixá-la amarga.
Depois de colocar a água, continue apoiando bem a erva e incline a cuia na horizontal até que a água chegue na borda do volume de erva. Com isso, a erva se grudará da parede da cuia.
Deixe a cuia recostada por cerca de 2 minutos, até que a erva inche.
Coloque a bomba ao fundo, tapando o bico dela. Depois absorva a água que restou e cuspa fora.
Com a cuia no suporte, despeje a água quente e comece a apreciar a bebida.
É uma sobremesa popular em vários cantos do país, chamada Arroz Doce. No entanto, para a gauchada, ela é mais conhecida como Arroz de Leite. 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz branco
3 xícaras (chá) de açúcar 
2 unidades de canela em pau
6 dentes de cravo
1 litro de leite
Canela em pó a gosto
Água

Modo de fazer:

1. Cozinhe o arroz na água aromatizada com a canela e o cravo até que os grãos estejam cozidos.
2. Em outra panela, ferva a mistura do açúcar com o leite, até que levante fervura. 
3. Adicione o leite fervente ao arroz e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. 
4. Quando o arroz estiver no ponto, desligue. 
5. Sirva o arroz de leite polvilhado com canela em pó.

HUUUUUM! Arroz de leite é muito gostoso! Essa é uma sobremesa que eu aprendi a gostar com o tempo e, hoje, é uma das minhas favoritas.

Se preferir, você poderá usar o leite condensado pois, inclusive, ele ajuda a dar o ponto mais rápido e, claro, diminui a necessidade do açúcar, dá para colocar bem menos. Caso opte por utilizar a gemada, coloque-a na finalização da receita, com a panela fora do fogo (para não cozinhar as gemas) e misture bem até que incorpore ao arroz. O prato ficará mais amarelinho, bem com cara de comida caseira (a receita da minha sogra, que morava na campanha, é assim. Fica uma delícia!). Em relação ao arroz, dê preferência ao branco comum ou, até mesmo, ao arbóreo, pois o parboilizado irá secar muito e não dará a cremosidade necessária à receita. 

Por fim, sugiro que você se delicie com uma pratarrada quentinha desse doce. Gelado ele também é muito gostoso, mas a consistência cremosa e suave do arroz de leite ainda aquecido é de lamber os dedos!
Como dizem os gaúchos: "Esse Calor ta de desmaiar o batista". 

Tchê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário