domingo, 11 de janeiro de 2015

Especial Verão - Lugares do Brasil para fugir do Carnaval

LUGARES DO BRASIL PARA FUGIR DO CARNAVAL

Não está a fim de folia?

Se liga nas dicas de lugares pra fugir do Carnaval.

A maioria dos brasileiros ama o Carnaval e não vê a hora de chegar o feriado pra curtir a folia que toma conta das ruas do país.

Mas ao mesmo tempo, tem gente que não quer nem saber de batuque e quer saber só de sossego. 

Buscamos alguns lugares ao redor do Brasil onde você vai achar o que precisa: paz, tranquilidade e nada de samba.

Brotas (SP)
Se quiser distância da folia, mas prefere ficar no estado de São Paulo, considere ir a Brotas, a apenas 235 km da capital paulista. É um grande centro de esportes de aventura e trilhas, onde você pode tentar praticar cascading, descida pelo leito das cachoeiras, difícil de ser encontrada em outros lugares. Entre as opções de hospedagem, o Brotas Eco Resort, com clima de fazenda e estrutura de resort, oferece várias opções para diversão, como parque aquático com cinco piscinas, três toboáguas, ginásio coberto, quadras de tênis, basquetes, campo de futebol, quadra de futebol de salão, parede de escalada, cama elástica, discoteca, campo de paintball, jantares temáticos, tirolesas, passeios de bicicleta, entre outros. Achou pouco? Ainda tem rafting, boia-cross, arvorismo, rapel e canyoning. Todos esses esportes você pode experimentar na cidade entrando em contato com agências.

Minas Gerais
(Cidade de Diamantina-MG)
Uma ideia repleta de sossego, sombra e água fresca é fazer o Circuito Verde ou Trilha dos Bandeirantes. Nas cidades mineiras de Betim, Conceição do Pará, Esmeraldas, Florestal, Itaúna, Juatuba, Pitangui, Ribeirão das Neves e São Gonçalo do Pará, há ecoturismo e eventos folclóricos e religiosos. Em todas essas cidades, diversas são as opções de hospedagem: pousadas rurais, hotéis e hotéis fazenda, como o Hotel Fazenda Vale Verde, em Betim, ideal para amantes da natureza. Para os que curtem uma viagem gastronômica, a saborosa e tradicional comida mineira ganha um toque refinado em restaurantes como a Trattoria La Dolce Vita, em Diamantina, que oferece pratos como o fettucine de jabuticaba com costelinha. Ainda em Minas Gerais, há uma opção com um pouco mais de barulho, mas ainda sem cair na folia: na capital Belo Horizonte, a festa à fantasia Caramelo Sundae traz ritmos como rock, indie e pop em vez do samba ou axé.

Porto Alegre (RS)
Porto Alegre pode ser uma capital atraente para quem quer distância do barulho. Mesmo no Carnaval, é possível conhecer atrações históricas da cidade, caminhar pelo mercadão ou ver o sol se pôr na beira do lago Guaíba. À noite, vá à região da Cidade Baixa se quiser conhecer a boemia gaúcha; é lá que estão muitos dos bares e restaurantes da cidade. Durante o dia, visite a Casa de Cultura Mário Quintana, que oferece diversas opções culturais como filmes, exposições e obras de teatro, acervos como o de Elis Regina e Mário Quintana. Além disso, a visita vale a pena pela beleza e história dos sete andares da casa. É claro que, uma vez em Porto Alegre, você não pode deixar de ir a uma tradicional churrascaria gaúcha. A Churrascaria Braseiro, na esquina das Avenidas Pernambuco e Farrapos, é uma das melhores da cidade e conta com 25 cortes de carne diferentes.

Curitiba (PR)
Capital do Paraná, Curitiba fica vazia no Carnaval. Ótima oportunidade para tentar entender o conceito de trânsito na região, onde há até ruas de mão inglesa e nunca se faz o mesmo caminho para ir e voltar de um lugar, pois as ruas são de mão única. Para conferir uma bela paisagem, não deixe de ir à Ópera de Arame, de indescritível beleza e verde, e ao Jardim Botânico, outra boa opção em meio aos mais de 25 parques e bosques da cidade. Na hora da fome, escolha um entre os rodízios italianos do bairro de Santa Felicidade ou prove a batata suíça criada no Original Beto Batata, na região do Alto da XV. 

Bonito, Mato Grosso do Sul
A cidade é conhecida pelas atividades que oferece em meio à natureza. Em Bonito, a agitação do carnaval pode ser substituída pelos esportes radicais e passeios ao ar livre. Nos rios de água cristalina pode-se flutuar e observar os peixes multicoloridos, ou então se aventurar com o rafting. Outro passeio bastante procurado pelos turistas na cidade são as visitas às grutas e cavernas, como a Gruta do Lago Azul, de tirar o fôlego. Os mais corajosos podem ainda se aventurar com o rapel pelo Abismo Anhumas, uma caverna com 72 metros de descida vertical. 

Chapada dos Veadeiros, Goiás
A região do cerrado goiano é conhecida por abrigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial. A área oferece diversas opções de passeios que podem ser aproveitados por aventureiros iniciantes ou radicais. Basta pegar uma trilha para descobrir, pelo caminho, cânions, piscinas naturais, corredeiras, cachoeiras e minas de cristais. Com um pouco de sorte, é possível cruzar com alguns animais que compõem a fauna local, muitos ameaçados de extinção, como o veado-campeiro e o tamanduá-bandeira, além de emas, tamanduás e tucanos.

Pantanal, Mato Grosso do Sul
Neste paraíso ecológico, turistas dormem e acordam cedo. A melhor maneira para conhecer o Pantanal é se hospedar em pousadas-fazendas, que preparam comida caseira e organizam as atividades diárias. Entre os passeios oferecidos, viajantes podem se divertir com a pesca de piranha, cavalgada pelos alagados, safári fotográfico e focagem noturna de jacarés. Em todos eles, você poderá avistar uma centena de pássaros, répteis e outros animais. O verão é também a época em que os rios estão cheios, tornando a região ainda mais única e espetacular com a beleza das águas.

Serras Cariocas, Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro é muito mais do que sua capital e suas espetaculares atrações. No norte do estado, a Serra Fluminense reúne a beleza da vegetação ao charme e requinte de sua gastronomia, além de imensa variedade em comércio local. Subir a serra é prazeroso em qualquer época do ano. Do montanhismo ao turismo ecológico, a natureza também seduz com límpidas cachoeiras, trilhas e mata exuberante. Cidades como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo oferecem passeios turísticos para toda a família, que podem incluir estadias em hotéis fazendas requintados e pousadas aconchegantes, longe dos centros turísticos.

Chapada Diamantina, Bahia
Patrimônio natural, a Chapada é uma região de nascentes, com fauna e flora muito ricas e belezas naturais que só existem lá. O destaque é o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para quem gosta de boas caminhadas, vale a pena percorrer as trilhas e conhecer lugares como o Vale do Paty e o Morro do Castelo. A adrenalina é garantida para quem curte esportes radicais. Arvorismo, bungee jumping, cave jumping, canyoning e outras modalidades são praticadas no lugar, com guias e orientação para cada um desses esportes.

Amazônia, Amazonas
Cruzeiros são a solução perfeita para quem quer fugir da folia. No Brasil, um dos itinerários favoráveis à reclusão incluiu um passeio pelos rios Negro, Solimões e Amazonas. Partindo de Manaus, os navios param em muitos pontos ao longo da floresta Amazônica, oferecendo excursões em pequenos barcos para explorar a densa vegetação, os animais exóticos e as comunidades ribeirinha. Os destaques são o “encontro das águas”, local onde a correnteza escura do rio Negro se junta ao fluxo pardacento do Solimões, formando o rio Amazonas. Outra atividade imperdível é a pescaria de piranhas, ou simplesmente o contato cara a cara com qualquer uma das espécies vivas que habitam o ecossistema do rio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário