Chegamos à China!!
O país mais populoso do planeta, com 1,3 bilhões de habitantes, e o quarto maior em tamanho (Brasil é o quinto). Nas últimas três décadas a economia chinesa cresce em passos largos e já é uma potência econômica mundial.
Cultura Chinesa
A China é uma nação multinacional com tradições milenares. Acredita-se que já na dinastia Shang, há mais de 3 mil anos, a China era a mais avançada em trabalhos com o bronze. No século 3 aC., o imperador Qin Shihuangdi consegui reunificar a China com a ajuda da tecnologia do ferro para a confecção de armas.
Na música, arqueologistas acharam, em 1987, uma flauta de sete orifícios feita de osso, em Wuyang, Província de Henan, datando de cerca de 8 a 9 mil anos atrás. Outros instrumentos datando do neolítico, como apitos de osso, sinos de cerâmica e tambores, também foram achados. A primeira coleção de poemas e canções chinesas conhecidas datam do século 6 aC.
Até o século 18, a China manteve uma grande influência cultural sobre o restante do mundo, principalmente nas artes e ciências. Nos séculos 19 e 20, o país sofreu com guerras civis, invasões estrangeiras e políticas sociais que fracassaram.
Oficialmente a nova China foi fundada em 1949. Novo impulso vem ocorrendo desde as reformas econômicas iniciadas em 1978.
A gastronomia chinesa é uma arte exótica para os padrões ocidentais. Come-se praticamente de tudo, incluindo muitos insetos, cachorros, gatos e escorpiões. Felizmente, as carnes mais populares são de carneiro e pato assado, principalmente em Beijing. Usa-se uma infinidade de ingredientes naturais, muitos com fins medicinais, práticas que resultaram na milenar medicina tradicional chinesa.
Portal da beleza celestial
Línguas e Caracteres Chineses
A escrita com caracteres chineses é considerada uma arte. Dos 56 grupos étnicos da China, 53 possuem língua e escrita próprias, sendo que 23 usam seus próprios caracteres.
O mandarim é a língua que possui o maior número de usuários no mundo e sua escrita tem raízes muito antigas, faz parte da família sino-tibetana. Contudo, existem muitas diferenças regionais, diferentes pronúncias e dialetos, motivo porque o número total de falantes varia muito conforme a fonte. O mandarim é uma língua tonal, significando que diferentes entonações de uma mesma palavra têm diferentes significados.
O mandarim, com a pronúncia de Beijing, é a base do chinês padrão moderno ou da "língua nacional". Trata-se de um programa de unificação da língua chinesa, iniciado no início do século 20. É também falado em Taiwan.
Outras línguas faladas na China são o yue (cantonês), wu (Shanghai), minbei (fuzhou), minnan (hokkien-taiwanês), xiang, gan, dialetos hakka e outras línguas minoritárias.
Pontos turísticos
Templo do céu
Muralha da China
Nenhum comentário:
Postar um comentário