segunda-feira, 16 de março de 2015

Rumo... Ao Oriente! - Vietnã

Vietnã

Viajar pelo Vietnã dá uma sensação de aventura, como se estivéssemos num filme de ação ou espionagem, sem abandonar o conforto e a segurança. Em vez da tela plana, a gente está dentro do cenário, conhecendo personagens reais, como velhos soldados que exibem orgulhosos as medalhas da guerra contra os Estados Unidos.

Depois, pode voltar para o hotel ou barco para uma massagem, seguida de um coquetel ou champagne na piscina e, a seguir, jantar num refinado restaurante. Quem espera encontrar bichos exóticos nos menus pode se decepcionar. É muito mais fácil achar lagosta nas receitas do que gafanhoto... Comunismo? Sim, mas muito chique.

O país está seguindo a receita de exotismo requintado de Bali, na Indonésia, e de Pucket, na Tailândia, para atrair mais de 4 milhões de turistas por ano.

Para aumentar a sensação de aventura é fundamental um pernoite num barco na baía de Ha Long, a 3 horas de carro de Hanói. A paisagem de 3 mil ilhas e aqueles barcos com velas parecendo barbatanas de um dragão chinês trazem uma sensação de mistério e também de familiaridade, já que a primeira coisa que vem à mente é "eu já vi esse lugar". Provavelmente, é verdade. A baía de Ha Long serviu de cenário para o filme do 007 " O Amanhã Nunca Morre". Os agentes de turismo vendem o passeio como "uma viagem ao estilo James Bond". As chances de investigar uma conspiração internacional são quase nulas. A única missão por aqui é curtir a viagem, porque a natureza já se incumbiu de esculpir as rochas e colorir as ilhas.


Os barcos que levam os turistas são feitos de junco, ao estilo da Indochina dos anos 30. É outra mistura inusitada: eles têm todo o charme do início do século passado e o conforto e as modernidades do século XXI. Os barcos não são muito grandes, com poucas e lindas suítes. Com poucos passageiros, o atendimento é tão personalizado que os funcionários, em poucas horas, já sabem o nome de todo mundo. A comida é excelente, à base de frutos do mar pescados ali mesmo nas vilas flutuantes de pescadores.


HANÓI, MECA GASTRONÔMICA


Hanói, a capital do Vietnã, é também o centro gastronômico. A influência da culinária francesa e chinesa, aliada aos inúmeros temperos e ingredientes locais, fazem de cada refeição um momento especial, uma farra de sabores. Vai muito além do rolinho primavera, que lá é sensacional...

A comida de rua é farta e boa. Os tempos de fome - que fizeram com que insetos e outros animais se tornassem parte da alimentação – acabaram depois das reformas estilo chinês, que instituíram a economia de mercado. Apesar de ainda ser um país pobre, não falta comida no prato dos vietnamitas e nem criatividade e ousadia na hora da preparação.


UMA LENDA NO CORAÇÃO DA CIDADE


No bairro francês, todas as construções seguem o estilo da época em que a cidade era o centro administrativo da Indochina francesa. Se não fossem as milhares de motos barulhentas, dirigidas com uma mão na direção e outra na buzina, o visitante às vezes pode ter a sensação de caminhar numa cidade da França.

Bem no coração desse bairro fica o Hotel Metropole, construído em 1901. Ele tem duas alas. Uma é mais moderna. A outra é chamada de "the legend", ou "a legendária". Hóspedes ilustres estiveram lá e ganharam uma plaquinha na porta do quarto onde ficaram hospedados. Charles Chaplin passou a lua de mel com Paulette Goddard. Não poderia faltar um 007! Roger Moore passou as férias lá há 7 anos e, como James Bond, não dispensava um Dry Martini (informação que consta no cardápio de coquetéis do hotel...). Os escritores britânicos Somerset Maugham e Grahan Green também dormiram nos lençóis macios do Metropole. A cantora Joan Baez, que foi ao Vietnã durante a guerra, cantava para os hóspedes escondidos num bunker subterrâneo.

MERGULHANDO MAIS FUNDO


Nha trang é destino ideal para quem curte um bom mergulho. Lanchas levam os turistas para conhecer as ilhas Mun, Mot e Tam, que têm praias muito bonitas, uma vila de pescadores de lagosta e uma espécie de floresta amazônica dos corais. É um dos melhores pontos de mergulho da Ásia.
Divirtam-se,e até a próxima!!!

Fonte- O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário