terça-feira, 7 de julho de 2015

Tour de inverno - Gonçalves - MG


Começaremos um novo tour.

Agora com cidades brasileiras deliciosas para se conhecer no inverno.

A primeira cidade é GONÇALVES em MINAS GERAIS.



Localizado no Sul de Minas, o município de Gonçalves destaca-se pelas belezas naturais e pelo agradável clima subtropical de altitude. As temperaturas no verão variam de 18 a 32 graus e no inverno podem chegar a 7 graus negativos. Na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e a belas cachoeiras, o município com 4.220 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010, recebe anualmente milhares de turistas, vindo de diversas partes do Brasil e exterior, principalmente de São Paulo.

Sua economia baseia-se no turismo e na agricultura, destacando-se como grande produtor de orgânicos, conhecidos nacionalmente e ainda sua deliciosa culinária típica do Sul de Minas. Aqui são encontrados pratos simples e caseiros até a alta gastronomia.

Outro atrativo do município são os picos, que chegam a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.


Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, ficando próximo a cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, e também próximo ao Circuito das Águas e das Malhas.

A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000, pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.

A cidade oferece uma excelente infraestrutura em pousadas, com mais de 1200 leitos, 38 bares e restaurantes e receptivos turísticos. Gonçalves se destaca pelo aconchego e requinte das suas instalações hoteleiras, pela deliciosa comida, que pode ser preparada nos fogões a lenha, de casas que ainda mantém a arquitetura do século passado, ou em requintados bistrôs, com chefes reconhecidos internacionalmente.


Outro diferencial da cidade são as manifestações culturais. O município preserva várias tradições, como a celebração e festas dos padroeiros, o desfile de carros de boi e apresentações de congadas e moda de viola.

O artesanato também enche os olhos dos que aqui chegam. Peças em madeira, palha, fibras de bananeira, argila, tecido e linha ganham espaço nos ateliês e nas casas dos artesãos e designers. 
Próximo a Campos do Jordão e Monte Verde, o município é dono de um cenário único, com suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.


Gastronomia

Quem sai de casa para comer fora, vai encontrar em Gonçalves uma gastronomia que alimenta mais que o corpo, o paladar. Todos os sentidos são valorizados e saciados com uma culinária que abusa de elementos orgânicos, do quintal, com a simplicidade mineira, marca mais que registrada no país. Vai encontrar também o prato que tem vontade de experimentar: da alta gastronomia à galinha caipira, do requinte à aconchegante quirerada, ao leitão à pururuca, à couve manteiga. Venha com calma, porque, em Minas, o tempo é o melhor tempero!

Quirerinha com legumes


Ingredientes:

• 2 dentes de alho amassados
• Meio quilo de quirerinha (canjiquinha)
• Meio quilo de batata descascada e cortada em pedaços pequenos
• 300 g de cenoura em pedaços pequenos
• 3 chuchus escascados e picados em pedaços pequenos 
• Meia cabeça de repolho picado
• 1 cebola picada
• 2 litros de água
• 3 colheres (sopa) de óleo
• Tempero a gosto
• Cheiro verde a gosto

Como fazer Quirerinha com legumes

Lavar bem a quirerinha e deixar reservada. Em uma panela de pressão, pôr óleo, alho e sal. Levar ao fogo alto até dourar o alho. Em seguida, acrescentar dois litros de água e a quirerinha. Misturar bem, tampar a panela e deixar cozinhar na pressão, em fogo baixo, por uma hora. Enquanto isso, picar a batata, a cenoura, o chuchu e o repolho em pedaços pequenos.Tirar a pressão e pôr os legumes. Mexer bem e tampar outra vez a panela. Deixar ferver por cinco minutos. Temperar a gosto e salpicar com cheiro verde.

FRANGO CAIPIRA


Ingredientes

· 1/4 de xícara (chá) de óleo ou azeite
· 1 frango cortado em pedaços
· 1 cebola média picada
· 3 dentes de alho picados
· 2 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
· 1 folha de louro
· Sal e pimenta a gosto
· 5 xícaras (chá) de caldo de galinha (de preferência, caseiro)
· 2 xícaras (chá) de arroz
· 1 cenoura grande cortada em cubos
· 1 colher (café) de açafrão
· Salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue o frango. Junte a cebola, o alho e deixe dourar. Junte o tomate, a folha de louro, o sal e a pimenta. Coloque metade do caldo de galinha e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Acrescente o arroz, o restante do caldo e quando o arroz estiver quase pronto junte a cenoura e o açafrão, cozinhe por mais 3 minutos. Desligue o fogo, polvilhe a salsa e sirva em seguida.

Curau de milho verde


Ingredientes

6 espigas de milho verde
1 litro de leite
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
Canela em pó

Modo de preparo

Rale o milho das espigas, depois raspe-as com uma faca para tirar todo o suco.
Coloque o milho no liquidificador e bata junto com o leite.
À seguir, passe a mistura por uma peneira.
Junte o açúcar e o amido de milho e leve ao fogo.
Deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que engrosse ligeiramente.
Retire do fogo.
Despeje o curau numa forma refratária ou em tigelinhas individuais e polvilhe com canela em pó.
Sirva morno ou gelado.

Humm danadibom uai!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário