domingo, 6 de setembro de 2015

Tour - Cidades históricas para visitar no Brasil - Tiradentes - MG

 

TIRADENTES

Tiradentes, Minas Gerais

História

A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes.
O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718, o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860 à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, e fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Mas foi o inflamado Silva Jardim que, de passagem pela Vila de São José, sugere em seu discurso que o nome da cidade fosse trocado para o do herói, ao invés do nome de um rei português. Com a proclamação da república, por decreto de número 3 do governo provisório do estado, datado de 06 de dezembro de 1889, a cidade recebe o atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conversado quase intacto.

Ainda existem na cidade excelentes exemplares da arquitetura civil do século XVIII, como o Sobrado Ramalho, nos quatro cantos: o Sobrado do Aimorés Futebol Clube: na Rua Direita; o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão; a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua Direita.

Pontos Turísticos


Balneário Águas Santas

Uma lenda conta que durante a construção das calçadas, os escravos se machucavam muito, e seus ferimentos eram lavados e curados pelas fontes naturais existentes no local, originando o nome Águas Santas. Hoje sabe-se que estas águas que jorram de fontes magnesianas e radioativas possuem propriedades medicinais, utilizadas no tratamento de nefrites, alergias, artrites, eczema, impotência e distúrbios renais.

O balneário possui boa estrutura, lago com pedalinhos, campo, quadras, playground e grande área verde, funcionando de Terça a Domingo de 08 às 17 horas, com acesso por São João del Rei ou a pé pela serra de São José, com forte declive pelo calçamento dos escravos.



O Chafariz de São José

No final da ladeira da Matriz, encontra-se o mais belo chafariz de Minas Gerais, construído em 1749 pela câmara para uma tríplice função: abastecer a vila com água potável pelas bicas frontais, lavagem de roupas pela lateral direita e bebedouro dos cavalos pela lateral esquerda. Sua fachada barroca guarda uma rara imagem de São José de Botas e um brasão da coroa portuguesa em arenito. O bosque Mãe D’água, localizado atrás do chafariz com aproximadamente um 1 Km de extensão, leva até a nascente que o abastece e seu caminho acompanha o arqueduto de pedra feito pelos escravos.



Maria Fumaça

Inaugurado em 1881 por Dom Pedro II, o trenzinho liga as cidades de Tiradentes e São João del Rei em trilhos de 76cm (único no mundo) proporcionando um dos mais belos e encantadores passeios da região. 

A ferrovia da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas-EFOM, que já chegou à ter 684 km, se encontra ativa e administrada pela Ferrovia Centro Atlântica-FCA, nos 12 km que são percorridos em aproximadamente 35 minutos, sendo considerada a mais genuína das ferrovias brasileiras.


Artes 

Em Tiradentes pode-se encontrar artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região.




Festival Internacional de Cultura e Gastronomia 


A cidade também abriga, desde 1998, um dos maiores eventos de culinária do país. O Festival Internacional de Gastronomia ocorre na segunda quinzena do mês de agosto e reúne alguns dos principais chefs brasileiros e do exterior, que oferecem degustações de seus pratos e ministram palestras. A programação também inclui shows e feiras.


Os temperos, cheiros e sabores invadem a cidade e proporcionam ao visitante uma deliciosa experiência de unir história e culinária em um belíssimo cenário que é a cidade de Tiradentes. 

Os chef’s que estão espalhados nos diversos restaurantes da cidade fazem uma química entre temperos o que resulta em pratos inigualáveis.

Culinária

Em diversas casas podem ser degustados doces mineiros como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros. A culinária local preza os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango ao molho pardo e frango com “ora pro nobis” (erva trepadeira com grande teor nutritivo).

Feijão tropeiro mineiro


Ingredientes

1 kg de feijão vermelho
1 pacote de farinha de milho
500 g de lingüiça tipo calabresa defumada, da fina
500 g de lingüiça comum de porco
150 g de bacon
3 xícaras de farinha de mandioca crua, não da torrada
1 cabeça grande de alho socado com 1 colher de sopa de sal
150 g de bife de pernil picado em forma de isca (tirinhas)
1 dúzia de ovos se for caipira melhor
2 cabeças médias de cebola da roxa
1 pimenta pequena malagueta
10 folhas de couve manteiga
Cebolinha e salsinha a gosto
Pimenta-do-reino
Colorau
1/2 copo de azeite virgem de oliva
1/2 copo de óleo de soja livre de colesterol
1/2 litro mais ou menos de caldo do feijão cozido

Modo de Preparo
  • Limpe e coloque o feijão em 1,5 litros de água quente e deixe de molho por 30 minutos
  • Enquanto isso, pique as linguiças, tentando esfarelar ao máximo, ou seja coloque-as em uma tábua de carne e comece rachando-as no meio
  • Depois picando o bacon ao contrário na horizontal, como o bife, em forma de iscas
  • Depois coloque as tirinhas lado a lado e pique ao contrário na horizontal
  • Pique as cebolas e depois o torresmo pré-frito bem pequeno
  • Pique a couve bem fininha na horizontal, depois na vertical e reserve elas junto com as cebolas
  • Cozinhe 1/2 dúzia de ovos e reserve-os em água fria para facilitar descascar
  • Cozinhe o feijão por uns 40 minutos escorra e reserve o seu caldo
  • Coloque todas as carnes com o 1/2 copo de óleo e frite até torrar
  • Escorra o excesso de gordura e coloque o azeite e o alho com a cebola, a pimenta malagueta amassada, uma pitada de pimenta-do-reino e o colorau
  • Deixe fritar até a cebola refogar, coloque o feijão e mexa
  • Se precisar coloque mais óleo até o feijão ficar bem solto
  • Coloque então a couve e a salsinha e a cebolinha
  • Mexa bem, coloque primeiro a farinha de milho
  • Vá mexendo e colocando o caldo do feijão, coloque então a farinha de mandioca
  • Em seguida os ovos cozidos picados, frite os torresminhos em óleo bem quente até pipocar, e coloque por último, experimente
  • Se precisar coloque mais 1/2 colher de sopa de sal, se preferir o tropeiro mais molhadinho
Coloque mais caldo de feijão, sirva com ovo frito caipira com a gema mole, se preferir pode ser servido com arroz um pouco empaçocado ao refogá-lo tipo arroz japonês

Canudinho de doce de leite



Ingredientes

Para o doce:

1 lata de leite condensado
coco ralado (para polvilhar)

Para o canudinho:

500 g de farinha de trigo
1 copo (200 ml) de água
1 colher (sopa) de óleo
1 litro de óleo (para fritar)
Sal a gosto

Como fazer

Preparo do doce: Cozinhar a lata de leite condensado por 40min.

Obs: Deixe esfriar por no mínimo 30 min antes de abri-la.

Preparo do canudinho: 

Misturar aos poucos, numa bacia, a farinha de trigo e a água, mexendo com a mão.
Acrescentar o óleo e o sal.
Misturar até obter o aspecto de uma massa de pão.
Abrir a massa com um rolo, até deixá-la fina.
Cortá-la em quadrados de 9 cm de lado e enrolar num tubinho de alumínio (Encontrados em loja do ramo de confeitaria).
Fritar numa panela com o óleo.

Tirar o tubo, deixar esfriar e rechear com o doce de leite.
Polvilhe com o coco ralado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário