domingo, 26 de janeiro de 2014

NUTRIÇÃO -Retenção de líquido



RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Quem nunca sofreu ou sofre com a retenção de líquido? Seja durante a menstruação, por passar muito tempo de pé ou sentada e principalmente durante o verão, este é um problema que atinge a maioria das mulheres, causando dores e até mesmo aumento de peso.

Atendendo aos pedidos das nossas amigas do Espaço K & Infinitamente Teu, hoje explicarei porque isso acontece e darei dicas de como amenizar os desconfortos causados, através de exercícios, uma alimentação saudável, rica em frutas, sucos e muita água.


A retenção de líquidos pode surgir em qualquer fase da vida, mas algumas mulheres costumam sentir o peso e inchaço característicos do problema durante o período menstrual ou a gestação devido ao “desequilíbrio” hormonal. Abdômen, pés, mãos e face ficam inchadas, o que acaba resultando um aumento de peso. O inchaço pode ser sintoma de complicações de saúde, como problemas renais e circulatórios, então keep calm e consulte seu médico! 

Sedentarismo, excesso de peso, baixa ingestão de líquidos e má alimentação também podem ser causas da retenção de líquidos. 

O sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais. Sendo assim, devem-se evitar os alimentos ricos em sódio, como sal adicionado sobre os alimentos, alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos (como salame, mortadela e presunto), caldos de carnes em tabletes, alimentos salgados ou preparados com muito sal, shoyo (prefira consumir o light e, mesmo assim, com moderação), além de evitar o consumo excessivo de álcool.


Adoçantes como sacarina sódica e ciclamato de sódio também devem ser consumidos com muita moderação. Então, cuidado com o saleiro! A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal.


Quanto aos alimentos que amenizam a retenção de líquidos, consuma frutas e legumes que contenham muita água em sua composição, como melancia, melão, abacaxi, morango, laranja, cenoura, pepino e beterraba, facilitando o trabalho dos rins na desintoxicação do corpo. Lembre-se: a ingestão inadequada de líquidos pode aumentar os riscos de formação de cálculos e retenção de substâncias que são eliminadas naturalmente pela via renal, então beba água de coco, sucos naturais e, principalmente, água! Assim, o corpo consegue filtrar as toxinas com mais facilidade.



Alho, cebola, salsa, gengibre e pimenta são temperos que auxiliam a amenizar os inchaços, já que possuem efeitos anti inflamatórios.


Os chás são diuréticos naturais e podem ajudar a amenizar os sintomas da retenção de líquidos. No entanto, seu uso deve ser feito sob orientação médica.



A prática regular de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar a diminuir a retenção líquida.


RECEITAS PARA ELIMINAR LÍQUIDOS

Aliar a ingestão de líquidos com nutrientes capazes de eliminá-lo é uma medida eficiente. Entre as opções saudáveis e gostosas estão os sucos.

Suco de uva com melão e pêra

Bata 01 fatia de melão, ½ pêra com 100 ml de suco de uva.

Suco de melancia com aipo

Adicione 01 ramo de aipo batido em um copo de suco de melancia batido.

Suco de abacaxi com hortelã e água de coco

Para a água de 01 coco, bata 01 fatia de abacaxi com 1 folha de hortelã.

As porções são individuais, mas podem ser preparadas em maiores quantidades.


INCHAÇO NAS PERNAS: DICAS PARA EVITAR NO VERÃO 

O inchaço nas pernas atrapalha a vida das mulheres na gestação e no período menstrual. Mas não é só. No verão, pernas, pé e tornozelos tendem a ficar mais inchados, ação que causa dor e incômodos. 

Causado pelas alterações hormonais, os inchaços nas pernas são agravados no verão. “Para manter a temperatura corpórea os vasos de dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Com isso, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, por consequência, dificulta o seu retorno”. Mas ficar muito tempo de pé ou sentado também prejudica a circulação e intensifica o inchaço. “A falta de movimentação dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo o inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas”. 

Alimentação 
  • Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
  • Evite alimentos ricos em sódio;
  • Priorize alimentos diuréticos;
  • Evite alimentos industrializados, embutidos, congelados e enlatados.
Físico 
  • Mantenha o controle do peso corporal;
  • Pratique atividades físicas;
  • Use meias de compressão adequadas;
  • Evite o uso de salto alto;
  • No fim do dia, mantenha as pernas para cima com um travesseiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário