domingo, 6 de abril de 2014

Resenhando com Dominique



RESENHA AURA NEGRA


Academia de Vampiros – Aura Negra (Frostbite)
Série: Academia de Vampiros
Autora: Richelle Mead
Editora: Editora Nova Fronteira
Páginas: 297
Lançamento: 2010 (Brasil) – 2008 (EUA)


SINOPSE:

No tumultuado mundo dos vampiros, todo cuidado é pouco, e o menor dos deslizes pode ser fatal. Rose Hathaway sabe disso, mas mesmo assim sempre consegue se meter em apuros. Depois das surpresas e reviravoltas de O Beijo das Sombras, ela terá que tomar decisões difíceis para salvar aqueles que ama, custe o que custar. Contra todas as expectativas, os Strigoi se organizaram e declararam guerra aos vampiros conhecidos como Moroi, caçando-os em suas próprias casas e alimentando-se de seu sangue para obter a imortalidade – tudo graças à ajuda dos humanos. Os guardiões, então, fazem uma grande mobilização para cumprir seu trabalho de proteger os Moroi. Eles vêm do mundo todo, e se reúnem na escola São Vladimir para discutir possíveis estratégias de combate. Entre os que se reúnem ali, está a mãe de Rose. O encontro de mãe e filha, abandonada quando criança, traz à tona antigos ressentimentos. E, para complicar ainda mais as coisas, Dimitri, o instrutor e antigo amor de Rose, pode estar comprometido com outra pessoa. Não bastasse tudo isso, três de seus amigos deixam pra trás a proteção dos guardiões para se aventurar num plano de vingança suicida contra os Strigoi. E Rose precisa salvá-los, principalmente porque é tudo culpa sua. 

Em Aura Negra, Richelle Mead nos faz sentir na pele toda a tensão dos personagens diante do possível – e indesejável – encontro com os sanguinários Strigoi, mas também reserva um espaço muito especial para a magia, o amor e o sonho. Uma prova de que, a cada erro cometido, aparece também uma chance de se perdoar e seguir em frente, como faz Rose.

Aura Negra é o segundo livro de um total de seis da série Academia de Vampiros, escrita pela autora Richelle Mead. Essa série conta a história de Rose Hathaway e sua melhor amiga Lissa Dragomir.

A AUTORA:


Richelle Mead nasceu em Michigan, e mora em Kirkland, Washington. Ela tem três graduações: um Bacharel em Estudos Gerais pela Universidade de Michigan, um Mestrado em Comparação Religiosa pela Universidade Western Michigan, e um Mestrado em Ensino pela Universidade de Washington. Sua graduação em Ensino a levou a ser professora de 8ª série no subúrbio de Seattle, onde ensinou Estudos Sociais e Inglês. Ela continuava a escrever durante seu tempo livre, até ela vender seu 1º romance, Succubus Blues. Depois de abandonar seu trabalho para escrever em tempo integral, seus outros livros se seguiram rapidamente.

Ela é autora de livros de fantasia urbana para adultos e jovens. Richelle já escreveu outras séries, Georgina Kincaid, Dark Swan e Age of X (títulos em inglês), sem contar textos e capítulos em outros livros junto com outros autores.

Richelle é uma leitora voraz, com uma fascinação particular por mitologia e folclore. Quando finalmente consegue se desgrudar dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve, – se diverte assistindo a reality shows, viajando, testando novas misturas para coquetéis e comprando roupas que jamais chegará a usar. Apreciadora compulsiva – e assumida – de café, ela trabalha principalmente à noite e tem uma paixão por tudo o que é bizarro e cômico.

Ela escreve seus livros ativamente em três séries diferentes. O cronograma é tão exigente que ela tem de acabar um projeto para um novo livro a cada três meses. É uma mudança muito rápida em comparação com um ano que a maioria dos escritores demora a escrever um livro. 


Antes de eu começar a escrever qualquer coisa já aviso que pode conter spoiler, portanto se você não leu o primeiro livro pense duas vezes antes de continuar lendo essa resenha.

Ler o segundo livro é bem tranquilo porque você já conhece todos os personagens e alguns de seus conflitos. E novamente eu li o livro rápido porque como você já se acostumou com os personagens, você vai ficando cada vez mais curiosa em saber o que vai acontecer depois.

Como vimos no primeiro livro, somos apresentados apresentados a três novos seres sobrenaturais, os Strigois, os Morois e os Dampiros

Os Strigois são vampiros mortos que se alimentam de sangue humano, Dampiro ou Moroi até matá-las. São mais fortes, velozes e tem sensibilidade ao sol.

Os Morois são vampiros vivos, pois se alimentam de sangue humano sem matá-lo e também de comida. Envelhecem e morrem. Praticam magia, controlando os elementos da natureza, terra, ar, fogo, água e o Espírito. 

Os Dampiros (Dhampir) são metade vampiro metade humano. Não têm sensibilidade ao sol, tem força e agilidade maior que os humanos. São treinados para serem guardiões dos Morois contra os ataques de Strigois.

Nesse livro somos apresentados a alguns personagens novos e conhecemos mais a fundo outros que vimos no primeiro livro. A minha personagem favorita aparece nesse livro e tenho certeza que irão adorar. Ele na verdade entra na estória para dar uma “bagunçada” nos corações alheios.

Dentre os personagens que já conhecíamos, vemos as amizades existentes e novas amizades entre os alunos da escola, algumas até improváveis. 

Nesse livro entendemos um pouco mais sobre os seres sobrenaturais, principalmente os Strigoi. Mas será que já conhecíamos tudo deles mesmo? Ou sempre teremos novas surpresas, junto com nossos personagens?

Por causa de incidentes com os Strigoi, os alunos da escola São Vladimir, vão comemorar o feriado de final de ano em uma estação de esqui junto com seus familiares e vários integrantes da realeza Moroi. Lá, eles se dividem entre o divertimento externo esquiando e os eventos noturnos, principalmente como uma forma de demonstrar quem tem mais poder e dinheiro. 

Enquanto que os estudantes Dampiros aproveitam de privilégios que talvez nunca poderiam desfrutar. Mas mesmo lá, em um local protegido e mais afastado, acontecem incidentes com Strigois. E essa sequência de ataques desencadeia novas discussões sobre a necessidade de proteção para os Moroi.


No segundo livro o instinto de proteção que Rose tem com sua melhor amiga parece maior e vemos que também não é somente com sua amiga Lissa, mas com todos que ela ama. Ela se mostra uma líder nata e talvez no próprio livro a gente entenda o porquê ela é assim. Também conhecemos um lado menos guardião do Dimitri e como ele também tem uma vida além de sua função de guardião. E Lissa se mostra uma pessoa menos instável emocionalmente e mais articulada em meio à realeza Moroi.

A autora escreve esse livro também de forma fácil de ler, em sequência de uma forma que a gente não se perde lendo o livro e quem é um leitor voraz consegue terminar o livro em 02 dias ou menos.

Minha edição desse livro também é a econômica e não tem problema nenhum relacionado a tamanho de fonte e tipo de papel, como disse, tem cheirinho de livro novo que eu adoro.

No Brasil esse livro também recebeu um subtítulo, “Aura Negra” que em minha opinião, faz mais sentido que o título original. Esse é o segundo livro de seis que formam a série. A autora ainda escreveu um Spin-off chamado de Laços de Sangue que aparecem alguns personagens que conhecemos e outros novos. E para quem gosta esse livro também já foi lançado em forma de Graphic Novel.




A série é composta de:
  •  O Beijo das Sombras (Vampire cademy)
  • Aura Negra (Frostbite)
  • Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
  • Promessa de Sangue (Blood Promise)
  • Laços do Espírito (Spirit Bound)
  • O Último Sacrifício (Last Sacrifice)
O Spin-off é composto de: 
  • Laços de Sangue (Bloodlines);
  • O Lírio Dourado (The Golden Lily);
  • O Feitiço Azul (The Indigo Spell); - Sem previsão de lançamento no Brasil
  • Sem título no Brasil (The Fiery Heart); 
  • Sem título no Brasil (Silver Shadows).
Fica aqui a nossa torcida para que o filme baseado no primeiro livro faça bastante sucesso para que a gente tenha a oportunidade de ver também os outros livros na telona.

Esse foi os segundo livro da série. Temos mais alguns pela frente. Espero que tenham gostado desse e continuem acompanhando nossas resenhas. Boa leitura!

Deixem aqui seus comentários, sobre o que acharam do livro.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário