terça-feira, 9 de junho de 2015

Chef Katia - Festas Juninas - Quentão de Pinga e de Vinho, Bolo de Mandioca e Paçoca de Amendoim


Festas Juninas no Brasil e no Mundo




FRANÇA



A Fête de la Saint-Jean (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho e tem, como maior característica, a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista. Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas tradições pagãs que originaram a festa. Na região de Vosges, a fogueira é chamada chavande.


POLÔNIA


As tradições juninas da Polônia estão associadas principalmente com as regiões da Pomerânia e da Casúbia, e a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente 'Noc Świętojańska" (Noite de São João). A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas. Fogueiras são acesas para marcar a celebração. Em algumas das grandes cidades polonesas, como Varsóvia e Cracóvia, esta festa faz parte do calendário oficial da cidade.

UCRÂNIA


A festa de Ivan Kupala (João Batista) é conhecida como a mais importante de todas as festas dos povos eslavos orientais de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho. Há a lenda de que na noite de Ivan Kupala aparece a flor da samambaia e, quem encontrar essa flor, será rico e feliz para sempre (essa flor não existe). É um rito de celebração pelo verão, que foi absorvido pela Igreja Ortodoxa. Muitos dos rituais das festas juninas eslavas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e auto-purificação. As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras. As festas juninas eslavas inspiraram o compositor Modest Mussorgsky para sua famosa obra "Noite no Monte Calvo"…

SUÉCIA


As festas juninas da Suécia (Midsommarafton) são as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, sendo a sexta-feira o dia mais tradicional. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Tanto o majstången sueco (mastro de maio) como o mastro de São João brasileiro têm as suas origens no "mastro de maio" dos povos germânicos.

Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil. Por acontecer no início do verão, são comuns as mesas cheias de alimentos típicos da época, como o morangos e as batatas. Também são tradicionais as simpatias, sendo a mais famosa a das moças que constroem buquês de sete ou nove flores de espécies diferentes e colocam sob o travesseiro, na esperança de sonhar com o futuro marido. No passado, acreditava-se que as ervas colhidas durante esta festa seriam altamente poderosas, e a água das fontes dariam boa saúde. Também nesta época, decoram-se as casas com arranjos de folhas e flores, segundo a superstição, para trazer boa sorte.

Durante este feriado, as grandes cidades suecas, como Estocolmo e Gotemburgo, tornam-se desertas, pois as pessoas viajam para suas casas de veraneio para comemorar a festa. E os acidentes com balão são muito frequentes.

Culinária Junina

Quentão de Pinga

Ingredientes

1 1/2 xícara de açúcar cristal
1 1/2 xícara (360 ml) de água
4 colheres (sopa) de lascas de gengibre
2 limões em rodelas
1 laranja em rodelas
2 canela em pau
4 cravos-da-índia
4 xícaras (960 ml) de pinga de boa qualidade

Modo de preparo

Leve o açúcar e a água ao fogo numa panela grande em fogo médio até o açúcar dissolver.
Junte o gengibre, os limões, a laranja, a canela e o cravo e deixe ferver.
Retire do fogo, acrescente a pinga e volte a panela ao fogo. Deixe ferver por alguns minutos.
Sirva quente.

Dicas

Esse quentão é fácil de fazer e mais fácil ainda de beber. Use uma pinga de boa qualidade, ou você poderá se arrepender no dia seguinte.

Quentão de Vinho


Ingredientes

2 laranjas
2 garrafas de vinho tinto
1 garrafa de vinho branco
1 pedaço (6 cm) de raiz de gengibre fresca, sem pele e cortada fininha
3 canelas em pau
1/2 colher (chá) de cravos-da-índia em pó
5 colheres (sopa) de açúcar mascavo, ou a gosto
4 colheres (sopa) de conhaque (opcional)

Modo de preparo

Use uma faca afiada, ou um descascador de legumes, para retirar a casca das laranjas em tiras, tendo o cuidado de remover apenas a parte laranja, deixando o miolo para trás. Depois, esprema as frutas até obter o suco. Coloque-o em uma panela grande, de fundo pesado.
Despeje os vinhos tinto e branco na panela com o suco de laranja. Coloque as tiras de casca de laranja, o gengibre, as canelas em pau, os cravos-da-índia e o açúcar na panela com a mistura de vinho. Mexa até dissolver o açúcar.
Tampe a panela. Leve-a ao fogo médio-alto até aquecê-la por completo, mas sem ferver. Reduza para fogo médio-baixo e aqueça-a por uma hora ou mais para misturar bem os sabores. Ajuste a doçura acrescentando mais açúcar, caso seja necessário. Passe a bebida por uma peneira e sirva-a quente com um toque de conhaque, se desejar.

Dicas

Um vinho quente, doce e temperado, perfeito para uma noite bastante fria, e também para servir nas festas juninas.

Bolo de Mandioca


Ingredientes

1 xícara de coco ralado
1 kg de mandioca sem casca, crua e ralada
3 ovos
2 xícaras de leite de coco
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte uma assadeira grande e polvilhe metade do coco ralado.
Bata no liquidificador a mandioca, ovos, leite de coco, açúcar, manteiga e a outra metade do coco. Despeje a massa na forma.
Leve ao forno e asse até passar no teste do palito, cerca de 1 hora e 15 minutos. Sirva em seguida.

Dicas

Bolo de mandioca com coco e sem farinha que é só bater tudo no liquidificador.

Paçoca de Amendoim


Ingredientes

250 g de amendoim torrado
250 g de bolachas maisena
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Triture as bolachas e o amendoim no processador, junte o açúcar e pulse alguma vezes. Acrescente o leite condensado e processe até formar uma massa uniforme.
Transfira para uma forma quadrada e aperte bem. Leve à geladeira até firmar, no mínimo 15 minutos. Corte em quadradinhos e guarde em um recipiente fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário