domingo, 21 de junho de 2015

TOUR - NAURU


TOUR NAURU


Nauru  é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.


Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e a sua atividade econômica primária desde 1907 foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pela mineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente posta em causa, o governo de Nauru ordenou medidas excepcionais para obter rendimento. Desde 2001, aceitou o apoio do governo australiano, em troca do qual a ilha acolhe um centro de detenção para pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua "Solução Pacífica".
Capital: Yaren
Idioma Oficial: Nauruano e Inglês


Geografia e clima


Nauru é uma pequena ilha de fosfato rodeada de um arrecife que fica exposto com a maré baixa ao oeste do Oceano Pacífico, ao sul das Ilhas Marshall. A maior parte da população vive em estreito cinturão costeiro. Uma planície central cobre aproximadamente 45% do território e se eleva uns 65 metros sobre o nível do mar. Possui uma pequena laguna ao sudoeste da ilha, chamada Laguna Buada.

A extração intensiva de fosfato por parte de empresas britânicas tem afetado muito o ecossistema de Nauru, deixando os 90% da parte central da ilha com uma planície não cultivável, além de limitar os recursos atuais do país.

Nauru era uma das três grandes ilhas de fosfato no Oceano Pacífico (as demais são Banaba, em Kiribati e Malatea, na Polinésia Francesa); porém, as reservas de fosfato quase estão esgotadas depois de devastar os 80% da ilha, deixando um terreno estéril de pináculos de caliza de até 15 metros de altitude. A mineração também teve um impacto sobre a vida marinha, que veio a reduzir em até 40% as espécies.

Devido a sua proximidade com a linha do Equador, o clima de Nauru é equatorial, com constantes chuvas e monções entre os meses de novembro e fevereiro. A disponibilidade de água doce é limitada. Assim, as populações dependem do uso de tanques para recoletar a água e da provisão de uma dessalinizadora.

Culinária

Camarão ensopado com leite de coco


Ingredientes

½kg de camarões frescos
1 limão
4 tomates maduros
Cebola verde e de cabeça
Salsa e coentro
Louro
Sal
Pimenta a gosto
1 vidro de leite de coco (220g)

Modo de preparo

Depois de descascados e limpos, ponha os camarões num molho feito com limão, tomates picados, cebola verde e de cabeça, salsa, temperos verdes, louro, sal, pimenta do reino e óleo.
Passada uma hora, leve tudo ao fogo brando, deixando até os tomates ficarem completamente desmanchados e o molho grosso.
Retire do fogo quando estiver quase sem molho, junte o leite de coco, misture bem.
Sirva imediatamente.

Lagosta (como preparar)


Lave bem a lagosta em água corrente.
Amarre-a com um barbante grosso, dobrando com jeito a parte da cauda para dentro, sobre a barriga.
Leve ao fogo para ferver em bastante água bem temperada com um copo de vinho branco seco.
Quando cozida (que se conhece pela sua cor avermelhada), retira-se do fogo e deixe esfriar.
Desamarre, coloque em uma tábua com a parte da barriga voltada para cima, com uma tesoura própria de cozinha vá cortando a casca sem estragar a carcaça.
Retire a carne e a tripa escura que está em todo o comprimento.
Se for preparar uma lagosta montada, corte a carne em medalhões e coloque na carcaça novamente.
Se for preparar uma maionese, basta cortar em cubos.

Caranguejos cozidos


Ingredientes

Caranguejos
Sal
Azeite
Cheiro verde
Vinagre
Temperos a gosto

Modo de preparo

Antes de levar os caranguejos ao fogo, tire uma pequena barbatana do meio da calda e uma tripa preta que se encontra junto a esta, que dá mau gosto ao caranguejo, quando não é tirada.
Lave depois em muitas águas e cozinhe em bastante água temperada de sal, cheiro verde e demais temperos a gosto, por 50 minutos, mais ou menos.
Antes de levar à mesa, enxugue e arrume em um prato com salsa em volta.
Sirva quentes com azeite e vinagre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário