sábado, 17 de janeiro de 2015

Chef Katia - Churrasco Barbecue


Atendendo a um pedido feito no cbox por Click Special, vou postar novamente churrasco.

Churrasco no Brasil não é uma simples refeição. É um encontro de amigos. Não se come e vai embora. Não. Churrasco entre amigos é outra história. É um ritual. Uma arte. Tem que ter, além da carne, bebidas, música e muito, muito bom humor!!

Como acender o fogo

Com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Se você estiver fazendo churrasco para até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg para começar.

Faça uma oca (sim, oca de índio) com os pedaços maiores e mais longos (vide foto). Rasgue o saco de carvão (que é feito com um papel mais grosso) e faça uma bola com o papel e coloque no meio da oca. Idealmente, utilize cerca de 100 ml de álcool (precisa ser o de 90° GL, pois o de 46° GL não tem a combustão necessária) na bola de papel. Risque um fósforo e pronto.
A carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. Quando a brasa estiver bem vermelha e intensa, espalhe por 50% da churrasqueira.

Dica: nunca utilize toda a extensão da churrasqueira com brasa. Você certamente vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carnes.

Como temperar o churrasco

Se você preparar carne de boi, a minha recomendação é utilizar somente sal grosso. Já se a sua pedida for por uma carne de frango, suíno ou outra carne branca, é recomendável que se utilize de temperos como limão, pimenta do reino, alecrim etc.

Sal grosso: A quantidade de sal grosso que se aplica à carne é diretamente relacionada ao tamanho (espessura) da carne. Se você assar uma capa de filé, por exemplo, que é uma carne longa mas bem fina, a quantidade de sal precisará ser menor do que se a carne escolhida fosse uma picanha, em peça inteira.

Não use sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito sal, perdendo o seu sabor.

Salgue a carne instantes antes dela ir para o fogo.

Em todos os casos, é fundamental bater a carne ao tirá-la do fogo. Assim, o excesso de sal é retirado.

Quando é preciso temperar carnes brancas, é bom ter em mente que cada carne possui afinidade com certos temperos e especiarias. Vou listar algumas combinações interessantes:

Carne de suíno: Uma combinação interessante é mostarda, sal, mel, suco de laranja, cravo da índia e ervas frescas variadas.

Carne de cordeiro: Recomendo que utilizem alho, sal, azeite, alecrim e com vinho branco.

Carne de frango: Combina com praticamente todas as ervas. Eu praticamente prefiro prepará-lo com suco de laranja, sal, pimenta do reino e bastante páprica picante.

Melhores cortes de carne
Diferença entre assar e grelhar

Existem diversas formas de se preparar carnes, cada uma com as suas particularidades. Para o churrasco, os dois principais métodos são - grelhar e assar.

A diferença básica é que o grelhado é feito em uma grelha, próxima à brasa (cerca de 15 cm) e com pedaços mais finos. Os cortes de grelhados devem variar entre 3 e 4 cm. Cortes mais finos do que isso poderão ficar secos e mais grossos, crus no meio da carne.

Já o assado, é feito em espeto, com cortes inteiros. Dois bons exemplos são as picanhas e as costelas assadas. Ficam a cerca de 40 cm da brasa e levam mais tempo no fogo, uma vez que são cortes grandes.

Bebidas

Aqui, a principal é a cerveja bem gelada, mas gostamos também de uma boa caipirinha!!

Caipirinha tradicional 

Para fazer uma caipirinha tradicional, são necessários só 4 ingredientes:

Limão Taiti
Açúcar
Cachaça branca (prata)
Gelo para cada caipirinha, calcule aproximadamente ½ limão, 50-65ml de cachaça, 1 1/2 colheres (sopa) de açúcar e umas 5 pedras de gelo. A medida exata vai depender do seu gosto (mais ou menos doce, mais fraca ou mais forte).

Caipirinha passo a passo

1. Corte as extremidades do limão e corte-o ao meio no sentido do comprimento
foto passo a passo2. Retire a membrana branca de dentro que pode deixar sua caipirinha amarga
foto passo a passo3. Corte cada metade ao meio na vertical, depois em fatias transversais
foto passo a passo4. Coloque ½ limão no copo, com a casca virada para baixo e a polpa para cima (isso evita que você machuque muito a casca, que pode amargar sua bebida)
foto passo a passo5. Coloque 1 colher e meia de sopa (18 g) de açúcar (use 2 colheres para uma caipira mais doce)
foto passo a passo6. Soque com um socador próprio para caipirinha, de madeira ou plástico. Não macere demais a fruta ou ela vai ficar amarga. Faça movimentos repetidos de cima para baixo colocando um pouco de pressão, mas não muito ao ponto de moer a casca da fruta
Só dois dedinhos

A quantidade de líquido extraído (açúcar + suco de limão) ideal é de aproximadamente dois dedos. Quando chegar nessa medida, pare de macerar, ou você corre o risco de amargar a bebida.
foto passo a passo

7. Complete o copo com o gelo
foto passo a passo

8. Despeje a cachaça por cima
9. Misture com um palito ou colher
foto passo a passo10. Beba com moderação e divirta-se!
Dicas de ouro

Sempre retire o miolo branco de dentro do limão, que amarga a caipirinha

Não use gelo picado para não deixar a sua caipirinha aguada

Se quiser uma caipirinha mais doce, descasque parcialmente o limão, mas deixe uma parte da casca, que dá o aroma típico da caipirinha

Escolha limões de casca fina, eles têm mais polpa e rendem mais suco.

É isso, espero que goste click special, e, bom apetite!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário