sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Bahia


Enfim....chegamos ao nosso último destino nordestino: Bahia

A Bahia  é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a sul da Região Nordeste, fazendo limites com oito outros estados brasileiros - o estado que mais faz divisas:  Minas Gerais a sul, sudoeste e sudeste, Espírito Santo a sul, Goiás a oeste e sudoeste, Tocantins a oeste e noroeste, Piauí a norte e noroeste, Pernambuco a norte e Alagoas e Sergipe a nordeste.
Ocupa uma área de 564 733,177 km², a capital estadual é Salvador, terceira cidade mais populosa do Brasil.
Salvador  é a maior cidade e a terceira maior aglomeração urbana na costa nordeste do Brasil e a capital do Nordeste Estado brasileiro de Bahia.
Praias da Bahia são divididas em 10 polos, vamos conhecer as principais destes polos:
  • Praias de Salvador
Aqui você vai poder conhecer alguns dos maiores e mais famosos litorais do Brasil, conhecido não apenas por suas praias, mas também pelo seu carnaval de rua.
A primeira capital do Brasil é considerada a cidade mais agitada do Nordeste. Famosa pelo seu carnaval conhecido internacionalmente, movido pelos agitados trios elétricos e blocos característicos, também apresenta praias lindíssimas, recheadas de muita hospitalidade, acarajé, história e cultura.
Médias de temperatura: As temperaturas variam de 21°C a 30°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 27°C de janeiro a março. Meses mais frios: média de 24°C de junho a agosto.

Praia do Farol da Barra
Situada no final da praia Porto da Barra, distante cerca de 5km do centro da cidade. Esta praia é local de comemorações grandes na cidade de Salvador, é um dos pontos onde passa os trios elétricos no carnaval.
Nessa praia encontra-se a Fortaleza de Santo Antônio, conhecida como Farol da Barra, construída em 1627.
Lá dentro funcionam o Museu Náutico da Barra e um restaurante, de onde se tem uma bela vista panorâmica de Salvador e um lindo pôr-do-Sol. Ainda nesta praia, há uma estátua do Cristo Redentor.
Porta de entrada da Baía de Todos os Santos, esta praia é protegida por arrecifes, possuindo pequenas ondas e piscinas naturais na maré baixa. Para os mergulhadores, existem navios naufragados nos arredores da praia. Para quem curte corrida ou caminhada, há um calçadão bastante utilizado para estas práticas.
Farol da Barra conta com muitos bares, hotéis, pousadas e restaurantes, e o mar tem pedras e ondas fortes próximo ao Morro do Cristo Redentor, trecho bom para o surf.
As piscinas naturais na maré baixa perfeitas para banho e o calçadão para caminhadas garantem o vai-e-vém o dia todo. À noite, o movimento é garantido por conta dos bares e restaurantes.
  • Praias de Porto Seguro
Porto Seguro é uma cidade com atrações para todos os gostos. Na temporada é bem movimentada, mas em qualquer época encontra-se praias quase desertas, assim como praias muito freqüentadas.
A cidade possui uma ótima infra estrutura, servida por uma malha aérea que une o destino a diversos pontos do país, além de oferecer um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, com opções para todos os bolsos. Possui tesouros arquitetônicos no seu centro histórico e belas praias.

Praia do Rio dos Mangues
Uma praia bem pequena. Encontra-se a 8 kms do centro de Porto Seguro, possui um mar tranquilo e raso, e areias escuras.
A praia tem um ótima estrutura para quem deseja praticar esportes como vôlei, canoagem, futebol de areia, inclusive para aqueles que preferem algo mais tranquilo, como fazer caminhadas.
A Praia recebeu esse nome, por causa da região de manguezais próxima a ela, que são uma atração à parte da área. Assim como o trecho no qual as águas do rio e da praia se cruzam também é um ponto turístico da praia.
  • Praias de Ilhéus

Ilhéus fica distante cerca de 465 km da capital Salvador.
Chega-se, a partir de Salvador, pela BR-324 até a BR-101 até Itabuna, de onde pode-se seguir pela BA-262. Também pode-se seguir pela BR-101 até Uruçuca e seguir pela BA-001.
Características gerais: Ilhéus possui área de 1.712 km2, com mais de 200.000 habitantes.
Médias de temperatura: As temperaturas variam de 19°C a 29°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 26°C de dezembro a março. Meses mais frios: média de 22°C de julho a agosto.

Praia do Cristo
A Praia do Cristo ganhou esse nome por possuir uma réplica da estátua do Cristo Redentor. Esta praia é bastante propícia para a prática de esportes aquáticos, tais como jet-ski, hobby-cat e passeios de caiaqui.
  • Praias de Morro de São Paulo
Morro de São Paulo é uma ilha pertencente ao arquipélago de Tinharé, pertencente ao município de Cairu. Possui boa infra-estrutura turística, oferecendo muitos hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Cairu é grande produtor de coco e dendê, fica no sul do Estado e possui pouco mais de 10 mil habitantes.
Como chegar: Para ir até Morro de São Paulo, deve-se chegar primeiro em Salvador. Da capital da Bahia, a alternativa mais confortável é o vôo direto, de cerca de 20 minutos via táxi aéreo. Já a mais econômica é de catamarã, a partir do terminal marítimo, situado em frente ao Mercado Modelo. São várias embarcações que fazem o trajeto, em cerca de 2 horas. Para quem chega de carro, há ainda Ferry Boat.
A praia do Morro de São Paulo encontra-se com uma linda maravilha, chamada a Praia do Encanto de Garapuá. Baía com apenas uma vila de pescadores, dividida das outras praias por um manguezal, a Ponta Panã. Muito bonita e bastante isolada, por isso quase sempre vazia. Com alguns restaurantes e trilha pela Mata Atlântica.
  • Praias da Ilha de Itaparica
Com mais de 40 kms de praias e muita história para contar, a Ilha de Itaparica com um visual deslumbrante de frente para a capital baiana, é a maior das ilhas da Baía de Todos os Santos. Como é bastante visitada pelos turistas, tem os mais diversos tipos de serviços, desde restaurantes até passeio de barco. Diversão para todos os gostos é o que não falta na Ilha.
Praia da Penha

Localizada em um luxuoso condomínio de Itaparica, a Praia da Penha é capaz de reunir em uma pequena enseada o que existe de melhor na Ilha de Itaparica.
E, como se não bastassem os atrativos da própria praia, ela ainda oferece uma incrível vista da Ponta da Barra.
Entre as principais dicas para quem vai à Praia da Penha estão as deliciosas receitas à base de caranguejo, servidas nos rústicos quiosques da praia.
Devido à sua conservação e à beleza de seu mar calmo e cristalino, a Praia de Penha está há poucos passos de conseguir a Blue Flag, selo dado pela FEE (Fundação para Educação Ambiental), uma ONG dinamarquesa, que reúne as praias com as melhores condições de higiene, segurança, beleza e conforto. Apenas outros 9 balenários do Brasil encontram-se na mesma situação. O sossego é garantido nesta praia frequentada principalmente por donos de luxuosas mansões de veraneio.
  • Praias de Itacaré
Conhecida como paraíso dos surfistas, abriga praias paradisíacas. Possui cerca de 18.500 habitantes.Antigamente era chamada de São Miguel da Barra do Rio de Contas, devido à igreja de São Miguel, às margens do Rio de Contas. Desde 1931 chama-se Itacaré. A cidade foi a principal rota de escoamento da produção cacaueira, na boa época. Desse tempo ficaram casarões e sobrados quase centenários.
Médias de temperatura: As temperaturas variam de 19°C a 29°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 26°C de dezembro a março. Meses mais frios: média de 22°C em julho e agosto.
Como chegar: Fica distante 428 km de Salvador e 65 km de Ilhéus. De Salvador, segue-se pela BR-324 até o entroncamento com a BR-101 sentido Ilhéus. A partir de Ilhéus, segue-se pela BA-001 até Itacaré.
Contornada pela Mata Atlântica, consiste num conjunto de praias paradisíacas, com muitos coqueirais e areias claras. Cachoeiras, rios, matas agrestes, manguezais e restinga fazem parte deste santuário ecológico que tanto atrai amantes da natureza, bem como praticantes de esportes radicais, como rapel, rafting, além do surfe em suas ondas perfeitas. Itacaré oferece completa infra-estrutura, com muitos bares, restaurantes de comidas típicas, pousadas e resorts de luxo. O forró pé-de-serra marca presença nas festas do local.
  • Praias de Canavieiras
Com paisagem agreste, é cercada de ilhas por todos os lados, além de encantadoras praias e rios. Canavieiras possui cerca de 40.000 habitantes. O clima é tropical quente e úmido. As temperaturas variam de 18°C a 29°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 26°C de dezembro a março. Meses mais frios: média de 22°C de maio a agosto. Distante cerca de 570 km de Salvador. Para se chegar a Canavieiras a partir da capital do estado, partir pela BR-324 até a BR-101 em direção a Ilhéus. Daí, segue-se pela BA-001 por mais 110 km.
Canes, como é conhecida, é o maior centro pesqueiro de robalo do país, além de ser o maior viveiro marlin azul do mundo. Possui 17 km de praias, com águas calmas e rasas, pontos para a prática do surf e da pesca. A cidade apresenta um belo centro histórico, com casarões e fazendas dos séculos XVIII e XIX, que remontam aos áureos tempos do auge do cacau. A cidade oferece ótima infra-estrutura para o turismo, com restaurantes, pousadas, hotéis, bares e barracas de praia.
  • Praias de Una
Características gerais da cidade: Una possui cerca de 35.270 habitantes.

Médias de temperatura: As temperaturas variam de 18°C a 29°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 26°C de dezembro a março. Meses mais frios: média de 22°C de maio a agosto. 

Como chegar: Una fica distante cerca de 550 km de Salvador. Para se chegar até Una, saindo de Salvador, deve-se seguir pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 em diração a Uruçuca. A partir daí, deve-se pegar a BA-001.

Do aeroporto de Salvador saem vôos para Una.

Una oferece maravilhosas praias, rios, banhos de lama negra, ilha etc. Para quem curte o turismo ecológico, Una possui um parque ecológico, com centro de visitação, pesquisa e educação ambiental, abrangendo uma imensa área de Mata Atlântica preservada.

Praia de Itapororoca
Suas águas são esverdeadas e mansas, com poucas ondas. Com mata nativa e muitos coqueiros. Sua natureza é propícia ao camping selvagem, transmitindo muita paz.
  • Praias de Maraú
Situado na península de Maraú, o povoado de Barra Grande é o centro do município, onde ficam a grande maioria das pousadas e infra-estrutura rústicas. De Barra Grande e Camamu saem lanchas e barcos de passeio para praias e ilhas, como a da Pedra Furada, por exemplo.A melhor época do ano para visitar as praias de Barra Grande é de setembro a março. O principal esporte praticado na região é o mergulho livre. As temperaturas variam de 21 °C a 30 °C durante o ano.

Praia de Taipu de Fora
Uma das primeiras praias que se deve visitar numa viagem para a Península de Maraú é a de Taipu de Fora. É considerada uma das mais bonitas do Brasil e certamente, é uma das mais procuradas, principalmente, por causa de suas piscinas naturais. Para Taipu de Fora, há ônibus que faz o trajeto com regularidade. Fica aproximadamente 7 km distante da vila de Barra Grande.

O local é bem preservado, um pouco isolado e para chegar até lá, deve-se seguir por uma estrada de terra. Recebe frequentadores de outras praias para conhecer esse paraíso natural. É tranquila e  ideal para aqueles que desejam ter um dia de relaxamento e paz.
  • Praia das Ilhas da Bahia
  • Ilha de Comandatuba
O povoado de Comandatuba fica situado no município de Una, distante cerca de 550 km de Salvador.

Para se chegar até Una, saindo de Salvador, deve-se seguir pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 em direção a Uruçuca. A partir daí, deve-se pegar a BA-001. Do aeroporto de Salvador saem vôos para Una. A paradisíaca ilha possui fauna e flora nativas, além de um amplo coqueiral. O local é excelente para a prática de diversos esportes náuticos, com surfe, por exemplo. Também apresenta boas condições para banho de mar.

Com excelente infra-estrutura, a ilha oferece restaurantes, hotéis e pousadas, além de um dos maiores resorts do país, com complexo de golfe e aeroporto particular.

O sul da ilha também oferece agradáveis banhos de lama, já utilizados por diversos artistas nacionais e internacionais.
Cozinha da Bahia

A cozinha baiana é uma das mais diversificadas. É o resultado da reunião do que havia de melhor na cozinha africana, portuguesa e indígena unidas desde o tempo da colonização, predominando a herança africana. Os pratos baianos são peculiares, de sabor forte, belas cores e cheiro atrativo.

A origem da culinária baiana é do período da escravidão, quando os senhores juntavam restos da mesa ou do dia anterior para dar aos escravos. As mulheres relembravam seu treino em culinária na África, quando juntavam partes de ingredientes na panela com leite de coco e óleo da palmeira dendê. Com o passar dos anos, essas misturas se transformaram em receitas que ganharam nomes, tornando-se o que é hoje a comida baiana.
Feijoada Baiana

Ingredientes 

1 kg de feijão mulatinho
700g de charque
200g de toucinho
500g de carne bovina
400g de rabo de porco
300g de orelha de porco
600g de costela de porco defumado
400g de chouriço ou paio
200g de tomate
250g de cebola
5 dentes de alho moídos
5 ramos de hortelã
10g de pimenta-do-reino moída
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
5 folhas de louro
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Deixe de molho as carnes salgadas de um dia para o outro, trocando a água para retirar o sal. 
Refogue o toucinho, junte as carnes, acrescentado o feijão e a água necessária. 
Tempere com tomate, cebola, alho, hortelã, pimenta-do-reino, extrato de tomate e louro. 
A proporção que for cozinhado retire as carnes que forem amolecendo até que o feijão fique cozido.

Sirva com farinha de mandioca e arroz branco.
Cuscuz de Tapioca

Ingredientes

2 xícaras de tapioca
1 xícara de coco ralado
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1 xícara de leite de coco
1 xícara de leite

Modo de Preparo:

Misturar a tapioca com o coco, o açúcar e o sal. 
Leve o leite de coco para ferver. 
Juntar o leite à mistura da tapioca. 
Descansar por 1 hora, tampado. 
Despejar o leite por cima do cuscuz. 

Servir quente.
Banana Real

Ingredientes

500 g de massa de pastel
5 bananas da terra
Açúcar cristal
Canela em pó

Modo de Preparo:

Corte um retângulo de massa, medindo, aproximadamente, 25 cm x 15 cm. 
Corte as bananas em três a quatro fatias, ao comprido. 
Use apenas uma fatia para cada banana real. 
Escolha uma fatia de banana e acomode de um lado do retângulo de massa, dobre e feche como pastel – com cortador especial ou com um garfo. 
Frite em óleo vegetal bem quente e retire quando estiver dourado. 
Coloque em prato grande, tendo açúcar misturado com canela em pó e açúcar.
Cocktail Praia do Forte Ecoresor

Ingredientes

4/4 de cachaça 
Água de coco 
Carne de coco 
Leite condensado 

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador.
Colocar dentro do coco verde.
Decorar e servir. 


Chegamos ao final da passagem maravilhosa nas cidades nordestinas......próxima viagem eu vejo vocês. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário