quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Sergipe


O nosso destino de hoje é Sergipe.

Sergipe é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahia, a oeste e a sul, e de Alagoas, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21 915,116 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi recenseada em 2.068.017 habitantes. A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe.
Praias

As praias de Alagoas são divididas em dois polos:
  • Praias de Aracaju
As praias de Aracaju possuem areias finas e claras, sem muitos acidentes, o que aparenta uma infinitude em extensão.

Médias de temperatura:

As temperaturas variam de 21°C a 29°C durante o ano.
Meses mais quentes: médias de 27°C de dezembro a abril.
Meses mais frios: médias de 24°C em julho e agosto.

Praia de Atalaia
Com seis quilômetros de extensão, a praia é um dos cartões-postais da capital. Além do trecho conhecido como Passarela do Caranguejo - repleto de bares, restaurantes e point noturno - reúne ainda o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte. A infraestrutura incentiva a prática de atividades esportivas através de ciclovia, quadras de tênis e poliesportivas, pistas de skate e de cooper, campo de futebol e lagos artificiais para a turma do windsurf. Para as crianças, há parquinhos e fontes luminosas.
  • Praias de Sergipe
As praias sergipanas costumam ser mornas, rasas e com muitas dunas e coqueirais. Vale a pena conhecer!

Praia da Caueira
Chega-se até essa praia que fica a 30kms da capital, de duas maneiras. Por mar, através de uma travessia de balsa, ou pela estrada via BR-101, já que a praia fica na cidade de Itaporanga D'Ajuda.

Com uma movimentação enorme na alçta temporada, verão, e nos finais de semana, a Praia da Caueira tem águas escuras, com ondas bem fortes, ótimas para sufar, fazer bodyboard e até kitesurf. Para quem não gosta muito desse tipo de esporte, a dica é fazer longas caminhadas, na orla simples, que tem uma arquitetura que lembra o mar.

Apesar do mar agitado e escuro, Caueira é muito movimentada nos finais de semana, em especial nos trechos urbanizados, com calçadão e barracas.
Culinária de Sergipe

A culinária de Sergipe está bastante ligada a elementos encontrados na zona litorânea e nos rios que cortam o estado. 
Camarão Sergipano

Ingredientes

300g de camarão fresco descascado
1 tomate picado
1 cebola picada
1 pimentão picado
Coentro
1 ovo
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o azeite de oliva, frite o alho e acrescente o tomate, a cebola, o pimentão, o camarão o azeite de dendê e refogue. 

À parte, misture o ovo com sal a pimenta do reino e junte ao molho de camarão. Mexa bem. Sirva com arroz branco.
Doce de Caju de Sergipe

Ingredientes

20 cajus médios
1 kg de açúcar
2½ litros de água
cravo-da-índia a gosto

Modo de Preparar

Lave bem os cajus. Depois, tire a castanha, descasque e reserve. A calda é feita com a água e o açúcar até borbulhar e ficar consistente. Faça furos no caju com um palito e, delicadamente, esprema, tirando o excesso do suco. Esse passo é importante para que o caju absorva bem a calda do doce. Depois de espremer, coloque os cajus um a um dentro da calda, que não deve ser retirada do fogo. Com generosidade acrescente o cravo da india, além de dar sabor, ele perfuma o doce. 

Cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora, até que o doce fique bem dourado.

Fica uma delicia.
Cuscuz

Ingredientes: 

 1 pacote de massa de milho
 Água
 Leite (ou leite de coco)
 Manteiga
 Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture a massa de milho com água e sal a gosto e deixe descansar por 20 minutos. Esfarele a massa com as mãos e coloque na cuscuzeira. Leve ao fogo para cozinhar. Quando o cuscuz estiver pronto, despeje por cima um pouco de leite (ou leite de coco).

Ah....nossa viagem ao nordeste está chegando ao fim.....

Nos vemos na última viagem .......






Nenhum comentário:

Postar um comentário