quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias-Brasileiras - Ilha Grande


Continuamos conhecendo as maravilhas do Rio de Janeiro, hoje vamos para Ilha Grande
Conhecido como um dos destinos mais procurados no estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande é repleta de grande beleza e atrativos naturais. Com belas praias, uma das mais frequentadas é a do Bananal, que também é considerada uma das mais belas do lugar. Para os amantes da natureza é uma ótima opção, com muito verde e diversas opções de lazer. As atividades mais procuradas são o mergulho, que é favorecido por conta das belas praias e das águas transparentes. Caminhadas e trilhas são praticadas por quem gosta de um pouco mais de aventura. Outras opções de entretenimento na ilha são a pesca e passeios de saveiros. Por ser um destino muito procurado, conta com ótima infraestrutura, com boas pousadas, restaurantes e bares, o que faz com que Ilha Grande seja uma ótima opção de turismo.
Praia dos Dois Rios
A praia de Dois Rios é fascinante, suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão. O azul-esverdeado resplandecente das águas e as ondas que se formam com o vento do mar aberto, batem na praia nos convidando para um mergulho. É propícia para a prática de surf e pescaria pois sendo voltada para o mar aberto, a região é bem servida com pescados de qualidade.
Reconhecido como um dos locais mais belos da Ilha Grande, esta deslumbrante localidade foi o pivô da fama de “Ilha Presídio”. Essa situação foi, talvez, a maior responsável pela preservação da Ilha Grande porque inibiu até 1993 a atividade turística. O Local abrigou o extinto presídio Cândido Mendes. Hoje a propriedade do Estado do Rio de Janeiro está sendo administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A Vila de Dois Rios acolhe cerca de 150 moradores, dos quais uma boa parcela são funcionários da UERJ ocupando as antigas casas padronizadas, hoje em mau estado de conservação. É da Vila de Dois Rios que parte, quase diariamente, pescados que são vendidos na Vila do Abraão.
Cozinha da Ilha Grande

Restaurantes existem onde haja movimento de turistas.   Em algumas localidades, funcionam apenas no verão e alguns são do tipo flutuantes, fazendo ponto em locais de maior movimentação. Na maior parte da Ilha Grande, os restaurantes estão vinculados com as pousadas.  Isso se deve ao fato ou de falta de espaço físico na praia ou por inviabilidade comercial, já que a maioria das pousadas situadas na costa noroeste e oeste da ilha (desde a ponta dos macacos até praia vermelha) por terem sido os primeiros empreendimentos turísticos, são equipadas com seus próprios restaurantes que servem refeições não apenas para os hóspedes mas também para os visitantes das praias.  Também há restaurantes que trabalham  independentes  das pousadas. 
Sobre a gastronomia, como já foi citado antes, come-se muito bem na Ilha Grande. O prato típico da Ilha Grande é o peixe com banana, natural nas regiões litorâneas,  mas não é sempre que é servido, até mesmo porque nem todos sabem a verdadeira receita original. Como assim não sabem a receita?  Porque muitos restaurantes importaram cozinheiros de fora da Ilha.  O preparo consiste em cozinhar a fruta bem verde ( e tem a banana mais apropriada) em panela de ferro, junto com postas de peixe (garoupa, badejo, namorado, dourado e robalo são os mais utilizados). Não deixe de experimentar!
Peixe com banana da terra

Ingredientes

800 g de filé de peixe
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de coentro picado
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
½ xícara (chá) de farinha de trigo
Óleo, o suficiente para fritar

Molho:

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de cebola ralada
3 xícaras (chá) de leite fervente
½ xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
1 pitada de noz moscada
Demais ingredientes:
4 bananas da terra
1 xícara (chá) de queijo tipo mussarela ralado

Modo de Preparo:

Peixe: Tempere o peixe com o suco de limão, o coentro, o sal e a pimenta-do-reino. Passe cada filé na farinha de trigo, retire o excesso dando leves batidinhas e frite no óleo quente até que fique dourado. Coloque sobre papel absorvente e reserve.
Molho: Aquela a manteiga em uma panela e doure a farinha de trigo e a cebola. Coloque o leite fervente, o parmesão e, mexendo sempre, deixe apurar até que engrosse. Tempere com a noz moscada e reserve.
Banana: Corte a banana em fatias finas e frite-a numa frigideira com pouco óleo. Reserve.
Montagem: Em um refratário, alterne camadas de banana, molho branco e o peixe. Por último, coloque a mussarela e leve ao forno médio (180ºC) até que o queijo derreta.
Salada de Frutos do Mar

Ingredientes

Frutos do mar

300 g de polvo limpo
370 g de camarão cinza limpos
370 g de anéis de lula
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 litros de caldo de legumes

Salada

1/4 xícara (chá) de azeite
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico branco
1 colher (chá) de orégano
1/4 colher (chá) de pimenta do reino
1/4 colher (chá) de pimenta dedo de moça picadinha
1/4 xícara (chá) de cebola em cubos
2 colheres (sopa) de pimentão verde em cubos
2 colheres (sopa) de pimentão amarelo em cubos
1/2 xícara (chá) de tomate sem pele e sementes em cubos
1 colher (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (chá) de sal
125 g de mariscos cozidos sem concha
Folhas de coentro à gosto para decorar
Bolo tropical

Ingredientes

2 massas pão de ló prontas
1 litro de chantilly Amélia
3 latas de leite condensado cozidas
2 abacaxis
5 kiwi
3 caixas de morangos
1 lata de pêssego
3 carambolas para decorar
2 xícaras de açúcar
2 copos de água

Modo de Preparo

  1. Bata 1/2 litro do chatily para recheio, quando o chantily estiver no ponto junte o leite condensado já cozido, vai ficar um creme meio duro, mas muito leve
  2. Reserve
  3. Coloque em uma panela com o açúcar e água 1 abacaxi e 1/2 em cubinhos e mais 3 ou 4 rodelas para decorar, deixe ferver por 10 minutos e reserve
  4. Enquanto isso corte os morangos, os pêssegos, as carambolas
  5. Corte os bolos ao meio e molhe com o caldo do abacaxi
  6. Coloque o creme bem espalhado e as frutas (abacaxi, morango kiwi e pêssego) picadas por cima do creme
  7. Cubra com a outra metade do bolo e regue o restante do caldo do abacaxi
  8. Bata a outra metade do chantilly para a decoração do bolo
  9. Distribua frutas em cima


Hummmm... Cada praia maravilhosa... Cada receita que enche a boca... Encontro vocês na próxima cidade carioca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário