quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Mangaratiba


Nosso destino de hoje é Mangaratiba... Vamos lá!
Cidade tranquila e com muitos atrativos naturais, está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Costuma receber muitos visitantes de cidades próximas, principalmente durante o verão. Com diversas opções de turismo, se destacam praias como a do Saco e da Junqueira, que são muito visitadas. Mangaratiba oferece diferentes praias, para os que gostam de mais movimento, e praias praticamente desertas. Dentre outros atrativos, destacam-se ilhas e cachoeiras, além de pontos históricos como as Ruínas do Antigo Teatro, Solar do Barão de Sahy e as Estradas do Príncipe e Imperial. Devido a grande quantidade de mata nativa preservada, o ecoturismo costuma ser forte no município, que oferece aos visitantes opções de trilhas e passeios. Com boa infraestrutura, a cidade conta com diversas opções de pousadas, hotéis e restaurantes, além de centro comercial.
Conceição de Jacareí
O moderno distrito de Conceição de Jacareí limita o município de Mangaratiba com Angra dos Reis. Já foi um vilarejo de pescadores, com a padroeira Nossa Senhora da Conceição abençoando. Hoje é um simpático distrito com um bom nível de comércio, restaurantes e quiosques. A praia com o nome do distrito tem 600 metros de extensão de areias onduladas, orla de coqueiros e amendoeiras, mar propício a banho, pesca e esportes náuticos. Ao atravessar a estrada Rio-Santos, temos um inicio de serra com a Mata Atlântica exuberante onde se pode percorrer trilhas e apreciar cachoeiras fantásticas. O local também abriga o Resort Porto Real.
Cozinha de Mangaratiba

Peixes e frutos do mar, em Mangaratiba têm seu lugar. Com um cardápio que enaltece as riquezas dos mares, um dos mais tradicionais restaurantes de Mangaratiba, o Toca da Garoupa, é considerado um ícone da cidade e da culinária mangaratibense. Especializado em peixes e frutos do mar, tornou-se e manteve-se como referência gastronômica ao longo de várias décadas e cativa há anos uma clientela exigente e que sabe apreciar os aromas e sabores que vem do mar.
Localizado a beira mar, o local oferece a seus clientes um ambiente agradável e com vista privilegiada para a Baía de Sepetiba, e traz em seu cardápio uma seleção campeã de frutos-do-mar. É, portanto, uma ótima dica para aproveitar os dias e noites com a família e amigos e saborear as delícias da boa mesa. Além da tradicional caldeirada de frutos do mar, com ingredientes frescos e trazidos do mar por pescadores da região, que o segredo da textura e sabor do prato está desde a escolha do peixe, dos legumes, da panela até a técnica e cuidado com que se manuseia o alimento.
Caldeirada de frutos do mar

Ingredientes

1 kg de Polvo
1 kg de Lula
1 kg de Mexilhão
1 kg de Camarão Limpo
1 kg de Dourado ou Filé de Peixe
6 Limões
4 Tomates
2 Cebolas
1 Pimentão Verde
1 Pimentão Vermelho
1 Pimentão Amarelo
1 molho de Coentro
1 molho de Cebolinha
200ml de vinho branco
200 ml leite de coco
Pimenta Branca
Cominho
Sal

Modo de preparo

Tempere cada fruto do mar com limão, sal, pimenta e cominho e reserve separados.

Somente o polvo quando comprado inteiro e limpo colocar para cozinhar com marinada de limão cebola, coentro, cebolinha, pimenta, cominho e sal. A medida que for secando, ir adicionando água até ficar macio, corte em pedaços médios.

Cebolas, tomates e pimentões cortados em tiras aqueça o azeite na panela própria para caldeirada refogue a cebola quando dourar acrescentar o tomate e os pimentões.

Quando começar a soltar água adicionar o vinho branco e o leite de coco e quando começar a ferver adicione os frutos do mar o coentro e a cebolinha picados e deixe cozinhar por 15 minutos. Se desejar ao refogado adicione um fio de Azeite de dendê

Sirva em seguida.
Camarão Ensopado com Chuchu

Ingredientes 

750g de camarões pequenos, descascados, limpos, lavados e escorridos
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsa ou coentro picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
3 tomates grandes sem pele e sementes, picados
2 chuchus médios descascados e cortados em cubinhos

Modo de Preparo:

Tempere os camarões com suco de limão, sal, pimenta, metade da salsa ou coentro e reserve. 

Em uma panela, coloque azeite, aqueça em fogo alto, junte cebola, alho, doure levemente. 

Acrescente os camarões, refogue somente até levantar fervura. 

Junte tomates e os chuchus, verifique o tempero, reduza o fogo para brando, tampe a panela e cozinhe mexendo de vez em quando, juntando água quente aos poucos se necessário por cerca de 15 minutos ou até os chuchus ficarem macios, mas não desfeitos.

Tire do fogo, polvilhe com salsa ou coentro restantes, misture e sirva.
Doce de figo verde

Ingredientes

2 kg de figo verde
2 e 1/2 xícaras de açúcar

Cravo

Modo de Preparo

Corte o talo do figo, do outro lado faça um corte em cruz
Coloque-os em água fervente e cozinhe por 10 minutos
Escorra a água

Após estarem frios, leve os figos ao congelador em uma embalagem de plástico, até que ele congele bem
Após congelado, lave-o em água corrente e retire a pele, ela vai sair inteira
Descarte a pele e reserve o figo
Coloque 2 xícaras de açúcar em uma panela funda e leve ao fogo, mexendo até que vire um caramelo
Junte 1 xícara de água e misture bem
Misture o figo com o caramelo
Coloque água o suficiente para cobrir os figos
Cozinhe e coloque cravos a gosto
Se a calda secar muito coloque outra xícara de água e mais 1/2 xícara de açúcar
Ferva novamente e sirva, ou guarde em compotas na geladeira.


Eita... Me deu fome! Desvendar as belezas cariocas está sendo uma sensação magnífica... Nos encontramos na próxima beleza carioca... Tchau!



Nenhum comentário:

Postar um comentário