sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Saquarema


Nosso destino de hoje é Saquarema
Saquarema, para quem ainda não teve a oportunidade de visitar ou de conhecer um pouco melhor, é um município do Estado do Rio de Janeiro e como se pode esperar, a cidade é muito bela. Em seu território podemos encontrar muitas praias que são consideradas as melhores da região, como por exemplo, temos: Massambaba, Barra Nova, Jaconé, Vilatur, Boqueirão, Prainha, Itaúna e Vila, todas com condições que são indicadas para a prática do surfe. Sua economia é basicamente ligada ao turismo, geralmente turistas surfistas a procura das melhores ondas para pegar, afinal a cidade tem o reconhecimento de ser o melhor local para surfar. A fundação de Saquarema ocorreu em 08 de setembro de 1841.
Praias de Saquarema

Praia do Boqueirão
Praia tranquila de mediana extensão, é considerada uma das melhores opções para os que buscam um belo recanto para passar bons momentos, seja com a família ou amigos. Rica em beleza natural e de clima agradável, essa praia encanta os diversos turistas que chegam ao lugar durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e repor as energias. Conta com uma boa faixa de areia dourada e fina, o mar é levemente agitado, apresentando certo movimento dependendo do tempo. De águas cristalinas, é ideal para o banho e prática de alguns esportes náuticos, como jet ski. Cercada por mata nativa preservada, é uma ótima opção para um agradável dia na praia. Possui uma pequena infraestrutura próxima, mas que atende bem os visitantes com bebidas e petiscos.
Praia da Vila
Praia oceânica de águas azuis esverdeadas e limpas, normalmente com muitas ondas, é considerada umas das melhores praias de Saquarema para surfar. Os surfistas estão sempre nesta praia procurando as melhores ondas do pedaço. Esta praia é a predileta dos moradores, devido a sua facilidade de acesso e proximidade da região central.  Nos finais de semana de sol e férias ela lota de veranistas e turistas.  Diversos coqueiros, quiosques e uma calçada dividem os espaços na orla, oferecendo uma boa estrutura aos frequentadores.  As suas areias são claras e finas, nelas os banhistas aproveitam para se bronzear, as suas águas não são muito propícias para banho por ser um mar normalmente bravo. 
Cozinha de Saquarema

A história de Saquarema começa com os índios Tamoios, passa pelos portugueses colonizadores e aparece como um importante local na época da cultura cafeeira. Num momento mais recente da história, os hippies e surfistas re-descobriram o lugar, agora é a vez do turismo tradicional dar as caras na cidade. 

Relativamente pequena é aconchegante ao extremo. Com boa infra-estrutura para acolher visitantes de todos os níveis, Saquarema recebe um título invejável que atrai principalmente os surfistas: A Capital do Surf no Brasil ou o "Maracanã do Surf." Para os "turistas convencionais" a dica é aproveitar ao máximo as belas praias, a culinária local e os monumentos que marcam a história do lugar.
Croquetes de Aipim

Ingredientes

1 kg de aipim
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 ovo
2 claras ligeiramente batidas
2 xícara de farinha de rosca

Modo de Preparo:

Lave bem o aipim em água corrente, corte em pedaços, descasque, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ficar macio. 
Tire do fogo, escorra, remova a fibra central e passe no espremedor ou amasse bem com um garfo.
Coloque óleo em uma panela, junte cebola, alho, deixe dourar levemente. 
Acrescente o aipim, tempere com sal e pimenta a gosto, cozinhe, mexendo sempre, até a mistura começar a soltar do fundo da panela, tire do fogo. 
Junte o cheiro verde, o ovo, misture bem e deixe esfriar. Forme os croquetinhos, passe nas claras batidas e na farinha de rosca, envolvendo-os bem.
Em uma panela, coloque óleo em quantidade suficiente para mergulhar os croquetes, leve ao fogo médio, deixe aquecer e frite os croquetes aos poucos, até ficarem dourados. Tire do fogo, deixe escorrer em papel absorvente.
Camarão Ensopado com Chuchu

Ingredientes

750g de camarões pequenos, descascados, limpos, lavados e escorridos
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsa ou coentro picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
3 tomates grandes sem pele e sementes, picados
2 chuchus médios descascados e cortados em cubinhos

Modo de Preparo:

Tempere os camarões com suco de limão, sal, pimenta, metade da salsa ou coentro e reserve. 
Em uma panela, coloque azeite, aqueça em fogo alto, junte cebola, alho, doure levemente. 
Acrescente os camarões, refogue somente até levantar fervura. 
Junte tomates e os chuchus, verifique o tempero, reduza o fogo para brando, tampe a panela e cozinhe mexendo de vez em quando, juntando água quente aos poucos se necessário por cerca de 15 minutos ou até os chuchus ficarem macios, mas não desfeitos.
Tire do fogo, polvilhe com salsa ou coentro restantes, misture e sirva.
Toucinho do Céu

Ingredientes

2 3/4 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de amêndoas sem pele, moídas
3/4 xícara de chá de água
1/4 xícara de chá de maisena
10 gemas
5 ovos
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Unte uma forma retangular com 28x18cm e aqueça o forno em temperatura baixa. 

Coloque o açúcar e a água numa panela e cozinhe em fogo alto, mexendo com uma colher de pau até dissolver o açúcar e a calda ferver. Deixe esfriar um pouco.

Numa tigela misture os ovos e as gemas. Acrescente as amêndoas e a maisena, mexa bem e junte à calda. 

Leve tudo ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre por 5 minutos ou até que engrosse.

Despeje na forma e asse até que ao enfiar um palito, ele saia seco. 

Deixe amornar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.



Encontramos na próxima viagem...




Nenhum comentário:

Postar um comentário