terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - Paraty


Continuando nas terras cariocas, hoje vamos conhecer: Paraty
Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro. Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente. Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de  habitantes.

A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.

Aniversário 28 de fevereiro
Fundação  28 de fevereiro de 1667 (347 anos)
Gentílico paratiense
Praias de Paraty

Paraty fica numa das maiores baías do Brasil, a baía da Ilha Grande, que é dividida em baía de Parati e de Angra dos Reis.
Com extensão de cerca de 180 km, exibe enseadas, penínsulas, pontas e ilhas. No centro histórico, local mais visitado, encontram-se ateliês de arte, lojas de artesanato e decoração, além de ótimos restaurantes e pousadas charmosas.

Na parte sul do litoral de Paraty, entre Trindade e o centro histórico, as montanhas da Serra do Mar acabam direto nas águas do mar. A parte norte, por sua vez, entre o centro histórico e o limite com Angra dos Reis, possui uma planície que separa o mar das montanhas.

Praia de Paraty-Mirim
Com extensão de 560 metros, a praia de mar calmo tem o rio Paraty-Mirim passando por ela.

É um local que ainda tem muito da história do período colonial, como ruínas de casarões e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Cozinha de Paraty

O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas. A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano, evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário, quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais.

Pegue uma panela de barro ou ferrro. Misture robalos, lulas e camarões. Acrescente farinha de mandioca e não se esqueça da banana, em rodelas. Pronto. Essa é à base da gastronomia caiçara de Paraty, que busca combinar com harmonia, a matéria-prima da região com tradições culinárias indígenas, africanas e européias.

Mas o sotaque caiçara não é o único a ser escutado nas cozinhas paratienses. A culinária da França e a da Itália, principalmente a França, estão muito bem representadas na cidade, que tem ainda restaurante tailandês, parrilla argentina e uma boa seleção de cafés.
MANUÊ DE BACIA - BOLO DE MELADO (Típico de Paraty)

Ingredientes

 3 ovos
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 kg de farinha de trigo
• 1 litro de melado
• 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bata a manteiga e os ovos, acrescente o melado, a farinha de trigo, a farinha de mandioca e o fermento e continue mexendo. Misture bem até formar uma massa homogênea (fica pesada). Unte uma forma grande, coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos(depende da temperatura do forno, o meu foi exato). Pronto!
Costela com Banana

Ingredientes

3 Kg de costela de boi, cortada em pedaços
6 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
2 cebolas grandes picadas
2 colheres de sopa de vinagre
1/3 de xícara de óleo
10 bananas nanicas
Salsa picada

Modo de Preparo:

Tempere as costelas com alho, sal, pimenta, cebola e vinagre.
Numa panela esquente o óleo e adicione a carne.
Cozinhe, acrescentando água, até ficar macia.
Acrescente a salsa.
Corte as bananas em rodelas, acrescente à carne, ferva por 3 minutos e sirva.
Linguado gratinado

Ingredientes

Para o linguado

30 ml de azeite - 2 colher (sopa)
10 ml de suco de limão - 2 colher (chá)
5 g de manjericão picado - 1 colher (sopa)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
360 g de filé de linguado com as pontas aparadas e cortado em retângulos regulares - 4 filés

Para a crosta

80 g de pão de forma sem a casca - 4 fatias
40 g de parmesão ralado - 2/3 de xícara (chá)
40 g de manteiga - 3 1/2 colher (sopa)
Raspas de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para decorar

Folhas de rúcula
200 g de sorbet de tomate - 4 bolas

Modo de preparo

O linguado

Misture o azeite, o suco de limão, o manjericão, o sal e a pimenta, como se fosse um vinagrete. Despeje sobre os filés e deixe marinar por cerca de 1 hora.

A crosta

Bata o pão de forma no processador, até obter uma farinha homogênea. Junte o parmesão, a manteiga e as raspas de limão, até formar uma massa. Tempere com o sal e a pimenta. Abra a massa entre duas folhas de papel-manteiga até atingir uma espessura fina, usando um rolo. Coloque sobre uma superfície lisa e leve à geladeira para endurecer. Quando estiver firme, corte retângulos do tamanho dos filés, mantendo-os entre as folhas de papel. Conserve em geladeira. Pré-aqueça o forno até atingir a temperatura de 220ºC. Retire o papel das crostas e assente-as sobre cada filé. Leve ao forno, de preferência sob um grill. Deixe que dourem, cuidando principalmente para que o peixe não cozinhe muito.

A montagem

Sirva o peixe gratinado com as folhas de rúcula e uma quenelle de sorbet de tomate ao lado.

Sugestão de acompanhamento

Salada de legumes



Encontramos na próxima viagem nas terras cariocas. Beijos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário