quinta-feira, 2 de abril de 2015

Chef Katia - Tradições Pascais de Portugal


Receitas Tradicionais Internacionais da Páscoa: Portugal


Como em toda boa festa portuguesa, na Páscoa não falta bacalhau. Mas este não é o único prato que faz parte das comemorações da Semana Santa por lá. Além das amêndoas e do chocolate, há também o Folar que, embora não se saiba exatamente quando surgiu, é uma tradição muito antiga.

Segundo uma lenda portuguesa, o sonho de uma jovem aldeã chamada Mariana era se casar. Após pedir à Santa Catarina, surgiram dois pretendentes: um lavrador pobre e um fidalgo rico.

No Dia de Ramos, os dois envolveram-se em uma luta e o lavrador foi escolhido por Mariana. Mas a jovem ficou com medo de que o fidalgo matasse o noivo no dia do casamento e recorreu novamente à Santa, que lhe sorriu. Agradecida, a jovem lhe ofereceu flores. Quando chegou em casa, Mariana encontrou um bolo com ovos inteiros ao lado das flores que havia oferecido à Santa Catarina. Como o mesmo aconteceu com os dois pretendentes, o bolo tornou-se símbolo da celebração da reconciliação e da amizade. Por esta razão, no Domingo de Ramos os portugueses oferecem a seus padrinhos um ramo de flores e recebem, em troca, o Folar.


Este é sem dúvida um dos pratos ex libris da gastronomia tradicional Portuguesa. Borrego assado no forno é o prato por excelência para o domingo de Páscoa, mas é também óptimo para fazer num fim de semana com tempo. Dizemos com tempo não que seja difícil de confeccionar (nada disso) mas a receita requer pre-preparação (de preferência do dia anterior). Esta versão receitas comprovadas procura ir à raíz do simples e do tradicional, e é baseada na receita que foi passando de geração em geração na nossa família. A companhia de um bom vinho tinto é praticamente imprescindível. Bom apetite!

Borrego Assado no Forno


Ingredientes

borrego para assar
1 cebola grande
1.5dl de vinho branco
1 cenoura
5 dentes de alho
sal
azeite

Para a marinada

massa de pimentão
vinho branco
alho
louro
sal marinho
azeite virgem extra

Preparação

Tire as peles do borrego e a gordura em excesso.
Unte o borrego muito bem com a marinada três horas antes da confecção (1 dia antes de preferência). Reserve no frigorífico.
Numa travessa de ir ao forno distribua a cenoura cortada às rodelas para servir de cama para o borrego. Coloque também metade da cebola cortada às redolas.
De seguida coloque o borrego e a marinada em cima da cebola e das cenouras. Junte também metade do vinho branco.
Esmague os alhos e coloque-os em cima do borrego. Coloque também o resto da cebola cortada às rodelas.
Corte batatas em bocados que se assemelhem a forma de cubos. O importante é que fiquem mais ou menos todas do mesmo tamanho para assarem uniformemente. Pode usar batatas pequenas se preferir.
Junte as batatas à travessa em redor do borrego. Tempere tudo com sal e regue generosamente com azeite . O borrego está pronto a ir ao forno.
Pre-aqueça o forno a 180º e de seguida coloque o borrego a assar mantendo os 180º durante 1h 30m.
De vinte em vinte minutos vá regando o borrego com os sucos do assado e junte um pouco de vinho branco. Verifique se o assado não está seco. Se estiver seco junte um pouco mais de vinho branco.
Sirva acompanhado de salada de tomate e alface.

Dicas:

Para a marinada pode usar a tradicional vinha d’alhos, que contém todos os ingredientes descritos excepto o azeite.
A parte do borrego recomendada para o assado é a perna, mas  também pode usar a parte dianteira (da mão) com ótimos resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário