quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Tour - Cidades históricas para visitar no Brasil - Ouro Preto - MG


Ouro Preto – MG


Uma das cidades que fazem parte do circuito histórico de Minas Gerais, Ouro Preto tem as principais atrações da região. Em meio ao casario secular, diversos cafés, livrarias e outros espaços culturais ganharam vida para proporcionar aos visitantes a melhor experiência possível. Nos arredores, verde, rios e muitas outras maravilhas naturais capazes de agradar os viajantes mais aventureiros criam o cenário perfeito para a prática de diferentes atividades ao ar livre.


Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável entre as cidades históricas brasileiras. Os viajantes ficam fascinados ao caminhar pelas inúmeras ladeiras de pedra do Centro, para conhecer o expressivo casario colonial e construções como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e aIgreja de São Francisco de Assis.

Museu da Inconfidência

Mas o lugar que tanto atrai pela história também mostra sua vocação artística nos diversos ateliês, nas lojas de pedras preciosas e nas feiras de artesanato. E a programação cultural, com eventos como a Mostra de Cinema, o Festival de Inverno, o Tudo é Jazz e o Fórum das Letras, revela que Ouro Preto não vive apenas do passado. Aliás, a animação é renovada todos os anos, durante o movimentado carnaval de rua.


UM DIA PERFEITO

Visite o Museu da Inconfidência, a Igreja São Francisco de Assis e garimpe artesanato na Feira do Largo de Coimbra, em frente. Faça uma pausa na Cafeteria e Livraria Cultural e siga para a Rua Brigadeiro Musqueira, onde estão a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Museu do Oratório e o Teatro Municial. Conheça aIgreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e jante no Bené da Flauta, no lugar onde morou Mestre Athaíde, pintor do barroco mineiro.

Bené da flauta

Atrações ecológicas para curtir em Ouro Preto

Os encantos para o turista em Ouro Preto, antiga Vila Rica, vão além das construções históricas e pontos turísticos da cidade. Há muito para fazer em Ouro Preto além do turismo religioso ou histórico. Localizada na Serra do Espinhaço, a cidade também conta com muitas atrações ecológicas e ecoturismo para você se divertir com os amigos ou a família. Parques, cachoeiras, represas e passeio de trem são algumas das opções de ecoturismo para praticar na região. Curtiu a ideia?

Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto

Criado em junho de 1967, o Parque Estadual do Itacolomi localiza-se entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, a aproximadamente 100 km da capital do estado, Belo Horizonte. A região onde fica o parque foi palco de várias expedições na busca pelo ouro no período colonial e guarda muitas histórias de Minas Gerais.

O Pico do Itacolomi é a principal atração do parque. Com 1.772 m de altitude, o pico era um ponto de referência para os antigos viajantes que passavam pela Estrada Real. E porque o nome Itacolomi? A palavra vem da língua tupi e significa “pedra menina”, os índios o viam como “filhote” da montanha. Do alto do pico os visitantes podem apreciar uma linda visão panorâmica que contempla as cidades de Ouro Preto e Mariana

O Parque possui uma área de 7.543 hectares de matas e abriga muitas nascentes que deságuam no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Você também encontrará diversas espécies de animais, inclusive alguns ameaçados de extinção, como o lobo guará e a onça parda.

Parque Horto dos Contos em Ouro Preto

No centro histórico da cidade existe uma extensa área verde que contempla caminhos e passagens que ligam a Igreja São Francisco de Paula (parte alta da cidade) à Matriz de Nossa Senhora do Pilar (parte baixa da cidade).

É o Parque Horto dos Contos, que oferece uma boa infraestrutura a seus visitantes, com lanchonete, mirantes, parque infantil, sanitários, vestiário, quadra e anfiteatro, tudo muito bem sinalizado. Se você já ouviu falar sobre a famosa Ponte dos Contos, uma das mais importantes de Ouro Preto, saiba que no parque é possível passar embaixo dela!

Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto

Devido ao grande número de andorinhões-de-coleira-falha que migram para o local no período de verão, o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas recebeu esse nome.

No parque você vai conferir diversas formações rochosas, uma atração muito interessante no local. Para chegar até lá o acesso deve ser feito pelo Morro de São Bento. Reúna um grupo de pessoas, contrate um guia local e bom passeio!

Trem Turístico Ouro Preto – Mariana (Trem da Vale)

Concluída em 1914 e restaurada em 2006, a estrada de ferro de 18 km liga as cidades de Ouro Preto e Mariana. Hoje os turistas podem se divertir em um passeio de trem, conhecido como “Trem da Vale”, que conta com um vagão panorâmico para você não perder nenhum detalhe da viagem. Nesse vagão, a passagem de ida e volta é R$ 80,00, nos vagões comuns é R$ 50,00. A paisagem ecológica é imperdível!

Cachoeira Três Pingos em Ouro Preto

A 5 km de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, você vai poder se refrescar nas deliciosas duchas da Cachoeira Três Pingos. O local não conta com uma piscina natural e para chegar até lá é importante contratar um guia local, pois a trilha não é muito bem sinalizada. Vale a pena conhecer!

Cachoeira do Falcão em Ouro Preto

Localizada próxima à Chapada, subdistrito de Ouro Preto, a Cachoeira do Falcão é uma das mais procuradas pelos moradores e visitantes nos dias de calor. Para chegar até lá é preciso ir de carro até um determinado local e depois descer uma trilha para então poder curtir e se refrescar!

Represa Santa Rita em Ouro Preto

Contornada pela Serra de Ouro Branco, a Represa Santa Rita localiza-se no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, a aproximadamente 30 km de Ouro Preto. O local é muito conhecido pelos amantes da pesca. Se você também gosta de pescar não deixe de conhecer a represa!

Represa do Custódio em Ouro Preto

Localizada a aproximadamente 10 km do distrito de Lavras Novas, a represa do Custódio é um lugar propício para quem busca um lugar tranquilo para descansar. O acesso é por uma estrada de terra: reúna os amigos e um guia e aproveite a paz do local para renovar as energias.

Agora você já sabe que, além de tantas atrações históricas, a cidade de Ouro Preto também conta com ótimas opções de atrações ecológicas para você se divertir, descansar e curtir a beleza natural do estado de Minas Gerais. 

Parque Estadual de Itacolomi

Culinária Mineira

A comida mineira é um atrativo a parte em Ouro Preto e que sozinha já justificaria e valeria a sua viagem. A comida mineira é composta por pratos de personalidade e com diversos acentos em sua origem por ser formada pela união e contribuição de diversos povos e etnias.

Tutu à mineira

Ingredientes

1/2 kg de feijão cozido sem tempero
2 cebolas cruas raladas
Farinha de mandioca
Pimenta do reino
1 colher de sopa de cachaça
2 ovos cozidos
1/2 kg de lingüiça frita ou assada no forno
200 g de bacon frito em cubinhos
Couve refogada

MODO DE PREPARO

Bater o feijão no liquidificador com o caldo do cozimento
Dourar a cebola na gordura do bacon
Refogar o feijão com alho amassado
Colocar uma pitada de pimenta do reino, uma colher de cachaça, sal a gosto
Quando abrir fervura, colocar lentamente a farinha de mandioca, mexendo sem parar, até o ponto de um pirão
Misturar o bacon frito e a lingüiça picadinha
Despejar numa tigela e enfeitar com rodelas de ovos cozidos , couve e molho de cebola
O tutu deve ser mole pra não ficar seco

Bambá de Couve

Ingredientes

1 litro de água
2 cubos de caldo de carne ou galinha
3 colheres rasas (sopa) de fubá
Temperos a gosto
1 colher (sopa) de azeite
350 g de costelinha magra picada bem pequena
200 g de paio

MODO DE PREPARO

Temperar bem a costelinha
Frite a costelinha e o paio e reserve
Em uma panela média, esquente o azeite, refogue os temperos e adicione toda a água
Colocar o caldo de carne ou galinha para dissolver nessa água e deixar ferver
Dissolver o fubá em um pouco de água e misturar na água fervente, mexendo sem parar para não embolar, em fogo brando
O ponto é de um angu bem molinho
Misture a costelinha e paio bem fritinhos
Sirva quente

Goiabada cascão típica


Ingredientes

3 kg de goiaba bem maduras
2 kg de açúcar
Manteiga para untar

Modo de preparo

Corte a goiaba ao meio e tire as sementes.
Passe as sementes numa peneira e reserve a polpa.
Corte as goiabas com casca em pedaços menores ou passe no moedor.
Coloque a polpa e a goiaba numa panela grande com o açúcar.
Misture bem e cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando até soltar do fundo da panela.
A goiabada estará no ponto, quando você colocar uma faca molhadano doce e a mesma sair limpa.
Retire do fogo e bata um pouco com uma colher de pau (cerca de 5 minutos).
Despeje a goiabada em 2 formas forradas com papel alumínio untado.
Deixe esfriar e desenforme.

Rendimento: 8 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário