RESENHA O BEIJO DAS SOMBRAS
Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
Série: Academia de Vampiros
Autora: Richelle Mead
Editora: Editora Nova Fronteira
Páginas: 319
Lançamento: 2009 (Brasil) – 2007 (EUA)
SINOPSE:
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigois. Pressentindo que algo ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na Academia São Vladimir, elas decidem fugir e viver escondidas entre os humanos por dois anos, até serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Em o Beijo das Sombras, Lissa e Rose retornam a rotina de estudos na São Vladimir e ao convívio estudantil. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre porque Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
O Beijo das Sombras é o primeiro livro de um total de seis da série Academia de Vampiros, escrita pela autora Richelle Mead. Essa série conta a história de Rose Hathaway e sua amiga Lissa Dragomir na Academia São Vladimir.
A AUTORA:
Richelle Mead nasceu em Michigan, e mora em Kirkland, Washington. Ela tem três graduações: um Bacharel em Estudos Gerais pela Universidade de Michigan, um Mestrado em Comparação Religiosa pela Universidade Western Michigan, e um Mestrado em Ensino pela Universidade de Washington. Sua graduação em Ensino a levou a ser professora de 8ª série no subúrbio de Seattle, onde ensinou Estudos Sociais e Inglês. Ela continuava a escrever durante seu tempo livre, até ela vender seu 1º romance, Succubus Blues. Depois de abandonar seu trabalho para escrever em tempo integral, seus outros livros se seguiram rapidamente.
Ela é autora de livros de fantasia urbana para adultos e jovens. Richelle já escreveu outras séries, Georgina Kincaid, Dark Swan e Age of X (títulos em inglês), sem contar textos e capítulos em outros livros junto com outros autores.
Richelle é uma leitora voraz, com uma fascinação particular por mitologia e folclore. Quando finalmente consegue se desgrudar dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve, – se diverte assistindo a reality shows, viajando, testando novas misturas para coquetéis e comprando roupas que jamais chegará a usar. Apreciadora compulsiva – e assumida – de café, ela trabalha principalmente à noite e tem uma paixão por tudo o que é bizarro e cômico.
Ela escreve seus livros ativamente em três séries diferentes. O cronograma é tão exigente que ela tem de acabar um projeto para um novo livro a cada três meses. É uma mudança muito rápida em comparação com um ano que a maioria dos escritores demora a escrever um livro.
Eu já conhecia esse livro de comentários em blogs de outros livros e séries relacionadas a vampiros, mas ainda não tinha tido a oportunidade de pegá-lo para ler, até que uma amiga me emprestou e insistiu que eu lesse, garantindo que iria gostar. Ela estava certa, eu adorei a estória e os personagens.
Quando li o livro na primeira vez, achei o início meio confuso, pois eram personagens novos e seres diferentes. Até conseguir me acostumar com as características de cada um dos seres diferentes, demorou um pouco, mas depois, fica mais fácil. Quase desisti de ler, mas minha amiga disse para eu insistir. Por fim, li o livro em 02 dias. E já o reli outras vezes.
Adorei a estória, porque junta elementos de comédia, romance e aventura.
Nesta série somos apresentados a três novos seres sobrenaturais que existem na história, os Strigois, os Morois e os Dampiros.
Os Strigois são vampiros mortos, que sugam o sangue das pessoas até matá-las Eles têm uma maior sensibilidade ao sol, uma grande força e são rápidos. Os Strigois surgem quando um Moroi se alimenta de uma pessoa até a morte, ou quando outro Strigoi mata alguém (humano, Dampiro ou Moroi) e depois o alimenta com seu próprio sangue.
Os Morois são vampiros vivos, pois se alimentam de sangue humano, mas sem matá-lo, e também se alimentam de comida, envelhecem e morrem. Geralmente eles possuem alimentadores humanos, que se oferecem espontaneamente. Tem sensibilidade ao sol e praticam magia, controlando um dos elementos da natureza, terra, ar, fogo, água e o elemento recentemente descoberto: o Espírito. Eles nascem do relacionamento entre dois Morois.
Os Dampiros (Dhampir) são metade vampiro, metade humano. Não se alimentam de sangue e tem a aparência semelhante aos humanos. Não têm problema para sair ao sol, tem uma força e agilidade maior que os humanos. Dampiras não geram filhos de Dampiros, só quando de relacionamento com Morois. Eles são treinados para serem guardiões dos Morois contra os ataques de Strigois.
A estória começa com duas amigas de infância, Rose Hathaway e Lissa Dragomir. Elas estão se escondendo dos guardiões da Academia São Vladimir, de onde fugiram há dois anos, por medo. Seu mundo é cheio de perigos, tanto dentro, como fora dos grandes portões de ferro da Academia.
A Academia São Vladimir, não é um colégio interno qualquer. É um lugar escondido nas profundezas das florestas de Montana, onde os vampiros Moroi são educados e ensinados a controlar sua magia. E os meio-humanos adolescentes Dampiros estudam e treinam para proteger os Morois contra ataques de Strigois.
Rose é uma Dampira, em treinamento para ser guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa Moroi. Lissa é a última dos Dragomirs que são uma das 12 famílias reais que compõe a corte dos vampiros.
Elas estavam foragidas e viviam há 02 anos escondidas entre os humanos. Porém, elas foram encontradas pelos guardiões, comandados por Dimitri Belikov, um guerreiro Dampiro poderoso, que impressionado com o potencial de Rose, aceita treiná-la, e assim, poder se formar e tornar-se guardiã da princesa Lissa.
De volta à escola, as duas têm que lidar com o status da princesa Lissa, que atrai a amizade e a inimizade dos alunos mais populares e ao convívio com a fútil hierarquia Moroi, dividida entre aqueles que pertencem e aos que não pertencem às famílias reais de vampiros. Rose, no entanto, não tem o mesmo status e sofre com as intrigas e fofocas inventadas por outros na escola.
No decorrer da estória, Lissa descobre que domina um quinto elemento, o Espírito, um elemento raro e pouco conhecido entre os Morois. A descoberta desse novo elemento finalmente explica algumas das situações em que Lissa e Rose passam juntas.
Neste livro, a “heroína” é a Rose, mas ela foge aos padrões das personagens femininas que vemos na maioria dos romances. Ela é ousada, muito bonita e consciente do efeito que provoca nos homens, além de desafiar constantemente as regras e autoridades. Esta característica petulante e desafiadora é o que faz desta estória, tão inusitada, excitante e engraçada, fugindo do estereótipo da mocinha bobinha.
Os outros personagens também são apaixonantes e bem parecidos com a realidade adolescente, mesmo no meio de vampiros.
A autora escreve de uma forma muito fácil de ler, e quando menos se espera o livro já acabou e estamos ansiosas pelo próximo livro.
Minha edição é a econômica, e mesmo com o tamanho da fonte e as páginas mais amareladas são excelentes, e tem aquele cheirinho de livro novo que eu particularmente adoro.
No Brasil o livro recebeu o subtítulo de ”O Beijo das Sombras, que não existe na versão original em inglês. Ao todo são seis livros que compõem essa série. A autora ainda escreveu um Spin-off da Academia de Vampiros, chamado de Laços de Sangue. Alguns personagens aparecem nesta nova série, mas a narrativa e a personagem principal é outra. Esta série também pode ser encontrada na forma de Graphic Novel. Até o momento foram lançados os 03 primeiros livros neste formato.
A
série é composta de:
- O Beijo das Sombras (Vampire cademy)
- Aura Negra (Frostbite)
- Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
- Promessa de Sangue (Blood Promise)
- Laços do Espírito (Spirit Bound)
- O Último Sacrifício (Last Sacrifice)
O
Spin-off é composto de:
- Laços de Sangue (Bloodlines);
- O Lírio Dourado (The Golden Lily);
- O Feitiço Azul (The Indigo Spell); - Sem previsão de lançamento no Brasil
- Sem título no Brasil (The Fiery Heart);
- Sem título no Brasil (Silver Shadows).
Há algum tempo divulgaram notícias sobre a produção de um filme baseado no livro, mas sempre ficaram dúvidas se seria um único filme sobre toda a série ou um filme para cada livro. Em 2013 foi finalmente confirmado a produção do filme baseado neste primeiro livro, o que nos deixa uma esperança, de que seja um grande sucesso e eles produzam todos os filmes que compõem a série. A data de estréia é dia 14 de Março aqui no Brasil.
Espero que tenham gostado desta primeira resenha. E que assim como eu, se empolguem em conhecer este novo mundo de aventuras, diversão, romances e perigos.
Deixem aqui seus comentários, sobre o que acharam do livro.
Até a próxima resenha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário