quinta-feira, 11 de junho de 2015

[DICAS DA LIA] Paralelos - Leonardo Alkmin - Geração Editorial

Olá pessoal!
Hoje trazendo para vocês, a dica de um livro nacional.

Mais uma resenha prontinha para vocês. Hoje vou falar sobre o livro Paralelos de Leonardo Alkmin. O livro foi publicado pela Geração Editorial, e foi enviado pela editora para que eu pudesse ler e dar as minhas impressões.

Ficha Técnica:
Paralelos
Autor: Leonardo Alkmim
Gênero: Romance | Ficção científica
Acabamento: Brochura
Formato:  15,6 x 23 cm
Págs: 432
Peso: a definir
ISBN: 9788581301082
Preço: R$ 39,90
Editora: Geração

Sinopse:
Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.

LivroGERAÇÃO EDITORIAL - FACEBOOK - SKOOB 

Sobre o autor:

Formado pela Escola de Arte Dramática da ECA/USP, Leonardo Alkmim trabalhou como ator ao lado de artistas como Cacá Carvalho, José Celso Martinez, Julia Lemmertz, Alexandre Borges, Ulysses Cruz, Renato Borghi e Paulo Autran. Como dramaturgo, recebeu o Prêmio SESI de Dramaturgia 1995, o Prêmio Jornada SESC de 1997, o Prêmio Residência Oswald de Andrade de 2000, e a indicação para o Prêmio Shell de 2004. Teve vários de seus textos encenados e publicados, além de escrever programas de TV e roteiros de cinema. Paralelos é o seu primeiro romance.

Contato: FACEBOOK


Eu sempre fico muito satisfeita ao ver um livro de um autor nacional, sendo publicado por uma grande editora, isso demonstra que aos poucos a nossa literatura vem ocupando o lugar que merece. Eu sei que ainda há um longo caminho a ser percorrido e que ainda há muito que se fazer em  prol da nossa literatura e de nossos autores, mas acredito que estamos no caminho certo.

O livro Paralelos foi uma leitura diferente e surpreendente.
Foi diferente, no sentindo de que tem uma história  totalmente diversa do que eu havia imaginado. Logo que recebi o e-mail da editora me falando do livro e que ele seria recebido para resenha, fiquei um pouco preocupada, já que pela capa, sinopse e alguns comentários que li por aí, achei se tratar de mais uma leitura distópica. E mesmo sabendo que a distopia está em alta, este estilo literário não me agrada muito. Sei que muitos blogueiros e leitores curtem este gênero, por isso nada de querer me jogar pedras, ok? Só estou falando isto, porque a meu ver Paralelos não é uma distopia. Na minha humilde opinião o livro é uma mistura de ficção, fantasia, mitologia e por que não também um pouco de física, e isto foi surpreendente.

Leonardo tem um jeito de escrever muito diferente do usual, ele consegue com esta mistura que falei anteriormente criar uma história única e incrível.

O livro nos conta a história de dois irmãos, que são gêmeos idênticos, e que estão em um acampamento. Lá neste local, algo acontece entre os irmãos que os afasta. Na volta para casa, eles estão no ônibus escolar junto aos outros alunos e professores, e sofrem um terrível  acidente. Neste acidente, todos os demais passageiros morrem. O único sobrevivente é Vítor, um dos gêmeos.

Quem conta esta incrível história é Alexandre, o irmão gêmeo que falece no acidente. Ele desperta de sua morte em uma dimensão paralela, onde habitam vários seres surpreendentes como anjos, almas e Deus.
Confesso que esta parte do livro não fluiu tão bem para mim, mas nem por isso perdi o interesse e nem atrapalhou o desenvolvimento da história.
Ao mesmo tempo, podemos observar o desenrolar da história daqueles que estão vivos, como os pais de Alexandre, seus amigos e familiares. Podemos acompanhar toda a investigação sobre o acidente e esta parte foi a que achei mais interessante e me prendeu mais a atenção.

Neste acidente, algo saiu do controle de Seteus, que para mim é uma espécie de anjo da guarda, um guardador de almas por assim dizer.
Quem deveria ter morrido era o Vítor e não Alexandre. Este acontecimento, causa um desequilíbrio no Cosmos. E este desequilíbrio terá que ser resolvido.


Leonardo nos descreve várias cenas encantadoras dos seres que vivem nesta dimensão paralela e como eles tem o poder de influenciar nossas atitudes. E ao mesmo tempo somos afetados pelas cenas descritas por ele, sobre as pessoas que ficam aqui nesta dimensão sofrendo por seus entes queridos. E tentanto solucionar os mistérios que envolvem o acidente deles.

A editora fez um belo trabalho em relação a diagramação, revisão e todo o cuidado nos detalhes do livro e nesta capa que achei muito bonita.

O autor fez um ótimo trabalho de pesquisa, e isso é sempre importante num enredo como este.

Mesmo não sendo o tipo de leitura a que estou habituada, Paralelos foi uma boa experiência.
Acho que todo leitor que curte ficção e fantasia irá apreciar a leitura, pois o autor escreve muito bem e soube desenvolver de modo satisfatório o universo criado por ele.
Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário