domingo, 14 de junho de 2015

Tour - Ilha de Malta


10°- Ilha de Malta



Os malteses são considerados um dos mais antigos povos católicos do planeta, e a vida neste arquipélago recebe muita influência pela religião, com 365 igrejas em ilhas, uma para cada dia do ano. A língua oficial de Malta é o maltês, sendo fusão entre árabe falado no norte da África e italiano da Sicília, de onde a ilha está a somente 96 km.

O visitante que chega a Malta é tomado pela paisagem multifacetada do pequeno arquipélago. Estar a meio caminho entre Sicília e Tunísia significa ser praticamente uma ponte entre Europa e África. Isso trouxe um passado turbulento e muito movimentado às ilhas, mas também moldou um patrimônio histórico cultural singular.

Por aqui passaram os fenícios, que dominaram o comércio do Mediterrâneo e fundaram a poderosa Cartago, logo ali, na costa africana. Daí chegaram gregos, romanos, árabes e cavaleiros cruzados, até finalmente cair nas mãos dos britânicos. A presença de cada um destes povos está impregnada em cada pedra por aqui. As magníficas igrejas e fortalezas dos cavaleiros da Ordem de Malta (os hospitalários) contribuíram para que a capital Valletta passa-se a ser listada como patrimônio cultural da humanidade.

Valletta 

O idioma local, o maltês, é árabe na gramática, muito latino no vocabulário e ainda adota diversas palavras do léxico inglês, a outra língua oficial do governo.

Apesar do reduzido tamanho, Malta é um encanto que agrada aos mais variados públicos. Enquanto Valletta é o centro logístico, comercial e turístico do país, o agito e a vida noturna animada está em lugares como Saint Julian e Silema. Na bela Mdina os ares são outros, mais contemplativos, assim como a ilha de Gozo (Ghawdex), tranquila e de rico passado.

PUERTO DE LA VALETTA 
ALTA – F
Fora o extenso e belo acervo arquitetônico e cultural, Malta ainda é um ótimo destino para quem curte esportes náutico, pratica golfe ou só quer relaxar em seus muitos spas e clínicas de tratamento. Outro ponto que também não decepciona é sua rica gastronomia, um reflexo de suas raízes complexas. Pescados, pães, vinhos interessantes e o queijo Ġbejniet mesclam-se para criar uma mesa rica, saudável e muito saborosa.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e Malta. A principal porta de entrada para o país é o Aeroporto Internacional de Gudja para onde seguem voos vindos de Roma (1h30 de viagem, com Air Malta e Alitalia), Londres (Easy Jet e Ryanair) e Espanha.

Vamos às receitas deliciosas???

ALJOTTA ( Sopa de Peixe)

Ingredientes: 
(4 Pessoas)

500 grs. Peixe ( cabeças de peixe; Pescada, Garoupa, Cherne, etc. )
2 Cebolas grandes
5 Dentes de alho
1 Colher de sopa de oregões (sêcos)
4 Tomates pelados
2 Colheres de sopa de molho de tomate
1/2 Chávena de chá de arroz
q.b Salsa picada
q.b Azeite virgem
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida

1.º - Num tacho fundo, frite a cebola cortada em rodelas com duas colheres de azeite. Adicione os dentes de alho esmagados com a salsa e os oregões. Deixe fritar por momentos e, em seguida adicione os tomates cortados aos quartos o sal e a pimenta.
Coloque o peixe à parte em água temperada com sal, e deixe ferver até cozer, aproximadamente 30 minutos. Retire as espinhas do peixe e reserve. Junte a água da cozedura do peixe ao refugado anterior e deixe levantar fervura, coloque o arroz e o peixe reservado, cozinhe por mais 20 minutos até o arroz estar cozido. Sirva de seguida

TORTA-TAL-LAMPUKI (Dolphin -Torta de Peixe)


Ingredientes: 
(4 Pessoas)

MASSA

400 grs. Farinha de trigo
200 grs. Margarina
4 Colheres de água fria
q.b Sal marinho

RECHEIO

400 grs. Peixe Lampuki ( Peixe tradicional de Malta )
1 Cebola cortada
0,5 dl. Azeite virgem
1 dl. Óleo
2 Tomates grandes, descascados e cortados
1 Couve flôr
800 grs. Espinafres
16 Azeitonas verdes e pretas
1 Colher de sopa sultanas
6 Nozes sem casca

1.º - preparação da massa: Estenda a farinha, faça um buraco ao meio, desponha a margarina, apitada de sal e a água, vá amassando tudo até obter uma massa ligada. Cubra com um pano e deixe descansar durante 30 minutos.

Preparação do recheio: Corte o peixe, em filetes, passe-os por farinha e frite-os em óleo levemente. Frite a cebola cortada no óleo, até ficarem macias. Adicione os tomates. Junte os espinafres e a couve flor, juntamente com 1/2 litro de água. Tape e deixe cozer até os legumes estarem macios. Adicione as azeitonas.

Destape a massa e ponha uma camada de massa, numa mesa em linha 30x 20 cm, nela coloca-se metade da mistura de legumes,e por cima porções de peixe e cobre-se com mais legumes. Feixe a massa, premindo as pontas em trouxa.

Leve num tabuleiro de ir ao forno, com o mesmo pré-aquecido a 200º C., cerca de 30 minutos.
Sirva quente

STUFFAT-TAL-FENEK (Ragú de coelho)


Ingredientes: 
(4 Pessoas)

1,5 Kgr. Coelho limpo
4 dls. Vinho tinto sêco
8 Dentes de alho
4 Folhas de louro
1 Cebola grande
1 Kgrs. Tomate maduro
3 Colheres concentrado tomate
1,5 dls. Azeite virgem
1 Kgrs. Batatas
200 grs. Ervilhas
q.b Sal marinho

1.º - Corte o coelho em 12 pedaços. Reserve os rins e o figado. Numa tigela grande coloque o vinho tinto, quatro dentes de alho descascados e amassados e duas folhas de louro. Junte o coelho cortado e tempere com sal, deixe ficar a marinar de um dia para o outro, virando os pedaços compaçadamente.
Pique a cebola, os restantes dentes de alho e louro. Reserve.
Descasque as batatas, corte-as em pedaços grandes e deixe numa tigela com água para escureçer.
Prepare o tomate, tirando a pele e bata o mesmo num liquidificador.
Retire o coelho da marinada, enxugue o mesmo, e reserve o líquido do tempero.
Leve ao lume num tacho com tampa, as batatas, e o molho de tomate, quando estiver quente ponhas três colheres de sopa de azeite.
Frite os pedaços do coelho e os miudos, numa frigideira à parte com o restante azeite, até ficarem louros.
Retire e junte ás batatas com o alhos, a cebola refogada, tomate concentrado e as ervilhas, deixe estufar cerca de 30 minutos, vá acrescentando o líquido da marinada conforme for secando. Rectefique os temperos e sirva de seguida.

MQARET


Ingredientes:

400 grs. Farinha de trigo
1 Colher de sopa de banha
1 Colher de sopa de margarina
1 Colher de sopa de açucar
1,2 Kg. Tamaras sem caroço
1 Casca de laranja ralada
1 Colher de sopa de anis
1 Colher de sopa água flôr Laranja
q.b Cravinho 1.º

MASSA:

Desponha a farinha numa mesa, faça um buraco e junte a margarina. Esfregue tudo até a farinha absorver a margarina. Adicione o açúcar e misture. Umedeça com o anis e a água da flor de Laranja até que possa formar uma massa macia.

RECHEIO: 

Amasse as tâmaras e misture com o cravinho e a casca raspada.
Abra a massa para fora em uma longa faixa de largura e espalhe o recheio preparado na metade da massa para formar uma camada de cerca 1 cm. de espessura.
Molhe a borda da massa e dobre-a a cobrir o recheio. Pressione bem juntas todas as bordas para fechar. Corte em forma rectangular c/8 x 6 cm.
Frite em óleo quente até lourar. Deixe escorrer e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário