terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Espaço K Sweet Home - Ceia de natal simples,barata e bonita!

Bom dia,

Nossa dica de hoje é como fazer uma CEIA DE NATAL SIMPLES, BARATA E BONITA.

Se pudéssemos teríamos um banquete dos céus na noite de Natal, não é mesmo? Mas, infelizmente, isso não é para qualquer um. Hoje iremos dar dicas sobre como fazer um cardapio para Ceia de Natal simples, mas, ao mesmo tempo, deliciosa e bonita! Esse post pode ser interessante para muitas pessoas, como por exemplo:

-Para quem não tem uma condição financeira elevada e pretende fazer uma Ceia de Natal econômica; 

-Para aqueles que fazem parte de famílias pequenas (como um casal sem filhos), e por isso querem algo mais simples; 

-Para aqueles que têm famílias muito grandes e que, por conta disso, não podem exagerar no requinte e nos gastos;

- Para quem não quer passar horas na cozinha e esquentar a cabeça atrás de ingredientes e alimentos mirabolantes.

Muitos trabalhadores recebem o 13º salário no fim do ano, o que ajuda a incrementar as celebrações do Natal e Reveillon. Mas quem está com contas a pagar ou planeja guardar dinheiro e fazer outros planos, não pode se dar ao luxo de gastar tudo em festa. Apesar da magia da época, devemos pensar racionalmente na hora de planejar nossa ceia de Natal, para que não passemos o 2014 em apuros financeiros. 
Vamos às dicas?

1- O peru de Natal é essencial? 

Apesar de ser um alimento típico, não é algo imprescindível. Caso queira fazer uma ceia de Natal simples e barata, você poderá trocá-lo por frango. Há outras opções alternativas, a saber:

- Tender de peru: Na minha opinião, esta é a melhor pedida quando a família é pequena. Em uma família de até quatro pessoas, por exemplo, uma bolinha de presunto de peru de 800 gramas geralmente é suficiente para todos. Atenção: caso queira economizar, preste atenção aos preços e faça uma pesquisa pelos mercados antes de colocar no carrinho.
(Veja a receita do tender em Chef Katia)
Porco: Outra opção de carne é o lombinho de porco, que pode ser defumado ou não. É com certeza uma ótima pedida, e mais em conta que o tender. O importante é que você não queira fazer uma multiplicidade de carnes diferentes. Uma ou duas para qualquer tamanho de família já basta para que todos fiquem satisfeitos. Você pode, por exemplo, fazer um prato de peixe e outro de frango.
2 - Frutas - Delícia refrescante e versátil Frutas combinam perfeitamente tanto com uma janta requintada e chique, quanto com uma ceia de Natal simples e econômica. Além de poderem ser usadas em sucos, em pratos salgados e para serem degustadas a parte, servem como lindos ornamentos para sua mesa. Ademais, há uma variedade grande de frutas baratinhas, como bananas, laranjas, maçãs e melancia. Uvas e mangas em fatias são opções perfeitas para esse dia. Mas, caso queira economizar, fique atento ao preço da uva, que normalmente vai às alturas. 
3 - Prato salgado principal em uma ceia de Natal simples. 
Está em dúvida sobre qual prato fazer para acompanhar a carne e quer algo simples? Bom, você poderá preparar um arroz simples com frutas secas, ervas e especiarias; um arroz na nata (comida típica do Rio Grande do Norte); ou um saboroso arroz de forno com queijo! Em breve, traremos algumas receitas para ajudá-lo nisso. Tenha em mente, também, que o arroz é uma comida importantíssima quando há um elevado número de convidados. Assim, mesmo que haja outro prato salgado principal, o arroz deve ser feito, pois, além de barato, é de agrado geral e um ótimo acompanhamento. Mas, se, por outro lado, a família for pequena, você pode inventar outra coisa Ao invés de fazer arroz, você poderá fazer uma lasanha especial ou uma torta de verduras, por exemplo. Essa será uma forma de fugir um pouco da rotina e ter uma refeição especial. Isso dependerá, também, de qual será o prato de carne: é importante que ambos combinem.
4 - Acompanhamentos salgados simples

Aqui vão alguns exemplos de pratos de Natal baratos que servem como saborosos acompanhamentos:
arroz (caso faça outro prato salgado, que classifique como principal), maionese, farofa, ratatouille, panquecas, torradas com patê, purê de batata, bolinhos de arroz, souflé de legumes, couve flor gratinada, batata gratinada, etc.
Ratatouille

5- Vegetais - Essenciais tanto em ceias de Natal simples como em sofisticadas.
Quer gastar pouco? Então invista nas verduras e legumes. Você não precisa montar apenas saladas com vinagre... Uma boa ideia é inseri-los nos pratos principais: eles ficarão lindos, saudáveis e leves. Além disso, vegetais deixam as pessoas saciadas, fazendo com que não abusem da carne - isso só traz benefícios: além de baratear a janta, evita que ganhemos quilos indesejados. As fotos a seguir mostram que podemos fazer belos pratos com coisas simples:

6- Petiscos de Natal simples Antepastos, canapés, aperitivos, petiscos ou entradas

Seja qual nome você der a estes pratos, saiba que eles são relevantes e podem sim ser estar presentes em um cardápio para ceia de Natal simples. Há diversas opções práticas e baratas para tanto, como, por exemplo, torradinhas com cremes ou patês diversos. Você mesmo pode torrar pães velhos e preparar os patês com os ingredientes que melhor lhe aprouverem! Podemos fazer, por exemplo, um creme de ervas finas, ou um creme com queijos variados. Fica por conta de sua imaginação. Outra ideia é fazer espetinhos com embutidos e outros alimentos como presunto, salame, queijo, pepino, bacon azeitona e palmito. Basta picar todos os ingredientes desejados e montá-los em palitos de dente.
Caso queira, você poderá fazer queijo à milanesa em cubinhos. E uma delícia, a maioria das pessoas gosta e só requer 6 coisas que todo mundo tem em casa: queijo, óleo, ovo, farinha de trigo, temperos e palitos de dente para a degustação!
7 - Sobremesas Simples para Ceia de Natal

Agora que você já sabe o que fazer de aperitivos e pratos salgados, resta escolher a sobremesa de Natal! Como o intuito do post de hoje é dar dicas para uma Ceia de Natal prática, vamos então a algumas ideias de sobremesas natalinas simples e deliciosas que não requerem ingredientes mirabolantes, nem que você passe um dia inteiro na cozinha. 
Esta é nossa seleção:
Creme Gelado de Panetone

Ingredientes

1º creme
1 lata de leite condensado
300 ml de leite
1 colher (de sopa) de amido de milho
2 gemas
2º creme:
250 g de chocolate branco
1 xícara (de chá) de creme de leite
¼ xícara (de chá) de suco de abacaxi concentrado

Doce de abacaxi

1 abacaxi cortado em cubos
1 xícara (de chá) de açúcar

Montagem

1 panetone de frutas picado
2 colheres (de sopa) de licor de chocolate
1 xícara (de chá) de groselha em natura
1 xícara (de chá) de chantili batido

Modo de preparo

1º creme: Coloque os ingredientes na panela, leve ao fogo médio e mexa até engrossar.
Doce de abacaxi: Coloque o abacaxi e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, deixe cozinhar até que fique macio.
2° creme: Misture o chocolate branco derretido em micro-ondas com o creme de leite e o suco de abacaxi.

Montagem: Corte o panetone em fatias. Em uma taça, coloque metade do primeiro creme e fatias de panetone. Molhe com o licor e coloque o doce de abacaxi, a groselha e fatias de panetone. Molhe com mais licor e coloque mais uma camada de doce de abacaxi, groselha, e por cima a outra metade do primeiro creme. Decore com chantilly.
Mousse de morango Rápido

Ingredientes 

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
200 gramas de morango
1 gelatina de morango (pronta)

Modo de Preparo

• Separe alguns morangos para decorar
• Bata o restante dos morangos no liquidificador com os outros ingredientes.
Coloque em um refratário e decore com os morangos reservados. Leve a geladeira.
Bom amores e amoras,espero ter ajudado!

Fontes:

http://ceia-de-natal.blogspot.com.br/
http://receitasbomapetite.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário