sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Especial Rio 450 Anos - Aterro do Flamengo

Bom dia!

Vamos conhecer mais uma cantinho do Rio?

Dessa vez, vamos ao Aterro do Flamengo.




O Aterro do Flamengo é o resultado de sucessivas obras de aterramento na área da Baía de Guanabara. Conhecido por muitos habitantes da cidade do Rio de janeiro, foi oficialmente nomeado como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes em 1965, data de sua inauguração. Ao longo dos anos, porém, ficou popularmente conhecido sob o simples nome de Aterro, e apesar do nome, sua extensão vai desde o Aeroporto Santos Dumont até a Praia de Botafogo.


Além da ótima vista da orla da praia, o Aterro possui uma extensa área verde com parques públicos no meio das árvores. As quadras poliesportivas, localizadas no Flamengo, ficam lotadas durante todo o ano por jogadores e grupos que gostam de uma boa partida de futebol.



A ciclovia, que é dividida com a pista de corrida, é local preferido de muitos ciclistas, skatistas, patinadores e corredores que curtem o contato com a natureza e a calma do local. 


Ainda há, inclusive, uma pista de aeromodelismo para os amantes da arte da pilotagem.


Aos domingos e feriados, das 7h às 18h, as pistas de tráfego do Aterro ficam fechadas para o trânsito e liberadas para o lazer no parque, onde famílias e casais aproveitam o dia.


E todo primeiro domingo de cada mês, às 10h, ocorre no Monumento aos Pracinhas a troca de guarda realizada pelas três Forças Armadas.



 Além disso, muitos eventos esportivos como triathlons e corridas são realizados periodicamente nas pistas fechadas, como o Circuito das Estações Adidas, Circuito Athenas e a Corrida de São Sebastião, que atraem a atenção de quem gosta de torcer para conhecidos envolvidos nos eventos e também de quem simplesmente gosta de esportes.


Para os amantes da arte, há o Museu de Arte Moderna (ou popularmente conhecido como MAM), considerado uma das mais importantes instituições culturais do Rio de Janeiro;


O Museu da Segunda Guerra Mundial, localizado dentro do Monumento aos Mortos;


 E a Casa Julieta de Serpa, com seus espetáculos históricos e culturais.


Ainda no campo de artes e eventos, há também o Vivo Rio, uma casa de shows de programação variada com capacidade para 5 mil pessoas.


Mesmo para quem prefere o movimento da boemia, há ainda bares próximos à extensão da orla como o Boteco Belmonte e o Boteco da Praia, que são ótimos para ir à noite depois de aproveitar um dia de sol nos parques.

(passarela no Aterro)

(Marina da Glória)

(Monumento aos pracinhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário