Nosso destino hoje...
Hong Kong
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo.
História de Hong Kong
Até o início do século 18, Hong Kong era apenas uma pequena vila de pescadores. Em 1821, mercadores britânicos de ópio começaram a usar o local como base de operações, devido as excelentes condições naturais do porto.
Ocupada pelo Império Britânico em 1841, Hong Kong foi formalmente cedido pela China no ano seguinte, após sua derrota na primeira Guerra do Ópio (1839-42). A península de Kowloon foi cedida em 1860, após a segunda Guerra do Ópio (1856-60). Os Novos Territórios (New Territories), junto com 235 pequenas ilhas, foram alugados pelo Reino Unido por 99 anos (de 1898 a 1997).
Todo o território foi devolvido à China em primeiro de julho de 1997, tornando-se uma região administrativa especial, seguindo um acordo entre os dois países. Num adendo desse acordo, ficou garantida a preservação da democracia em Hong Kong, até 2047.
Hong Kong, chamada de "Xianggang Tebie Xingzhengqu" pelos chineses, localiza-se em um trecho do litoral entrecortado e montanhoso do Mar da China, ideal para o porto mais movimentado da Ásia.
De 1898 a 1997, Hong Kong era um território administrado pelo Reino Unido e incluía a ilha de Hong Kong, pequenas ilhas adjacentes, a península de Kowloon e os Novos Territórios. Desde 1997, a área retornou para a China como uma região administrativa especial.
É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".
Big Buddha
Avenue of Stars
Victoria Peak
Nenhum comentário:
Postar um comentário