quinta-feira, 4 de junho de 2015

Chef Laine - Festas Juninas - Pé-de-Moleque, Pamonha Doce, Milho Verde Cozido e Suco de Milho Verde


Festas Juninas no Brasil e no Mundo




O uso de balões


O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil e se mantém em ambos os lados do Oceano Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidencia. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa na Região Nordeste do Brasil, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos.

Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, como no Brasil, por exemplo, devido ao risco de incêndio e mortes.

Durante todo o mês de junho, é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como "traque", "chilene", "cordão", "cabeção-de-negro", "cartucho", "treme-terra", "rojão", "buscapé", "cobrinha", "espadas-de-fogo", "chuvinha", "pimentinha", "bufa-de-vei" , "biribinha" e "bombão".


Pé-de-moleque


Ingredientes

. 600 g de rapadura
. 1 xícara (chá) de água
. Manteiga para untar
. 2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele

Modo de preparo

1. Corte a rapadura em pedaços e ponha numa panela grande com a água.
2. Leve ao fogo alto, mexendo às vezes, até a rapadura derreter e começar a ferver.
3. Pare de mexer e continue cozinhando até atingir o ponto de bala dura.
4. Unte uma superfície lisa com manteiga.
5. Junte o amendoim e retire do fogo.
6. Mexa com uma colher de pau até a calda começar a engrossar e ficar opaca.
7. Despeje a mistura sobre a superfície untada e espalhe-a com uma espátula.
8. Quando começar a endurecer, corte o doce em retângulos.
9. Deixe esfriar e, depois, guarde em recipiente bem fechado.

Pamonha doce


INGREDIENTES

10 espigas médias de milho verde
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de manteiga sem sal derretida
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó

MODO DE PREPARO

Limpe o milho, reserve as palhas de milho e rale as espigas com um ralador aparando em uma tigela. Com a ajuda de uma colher raspe os sabugos. Passe a mistura por uma peneira de mallha grossa, apertando bem com a ajuda de uma colher. Adicione o açúcar, a manteiga, o sal e a canela. Mexa até obter uma massa homogênea. Reserve.
Coloque em uma panela grande 5 litros de água e leve ao fogo para ferver.
Com a palha de milho faça um copo e encha com a massa. Arrume outra palha de milho, envolvendo o copo e amarre a parte central com um barbante. Assim que terminar de fechar a pamonha coloque-a imediatamente dentro da panela com água fervente.
Cozinhe por 45 minutos ou até a massa ficar cozida (ela deverá ficar levemente cremosa). Isso acontece quando começa a ter um aroma de milho. Retire do fogo e sirva quente.

Milho Verde Cozido


Ingredientes

8 espigas de milho descascadas
1 colher (chá) de sal
Manteiga a gosto

Modo de Preparo

Use uma panela grande, para as espigas se acomodarem bem. Pode parti-las ao meio também, é só cortar com a faca sobre uma tábua.

Não precisa encher a panela inteira de água que nem os vendedores de milho fazem. Eles devem fazer isso para evitar que a água evapore e acabe toda. É, porque eles devem passar muitas e muitas horas com aquela mesma panela na rua, você não acha? Ou será que é para garantir que o milho vai ficar quentinho?

O milho cozinha muito bem no vapor, então não precisa encher de água até cobrir as espigas. Uns 5 cm devem ser suficientes (entendeu? Encha a panela de água até que a altura dela atinja aproximadamente 5 cm).

Coloque o sal e as espigas. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, com a panela tampada (já que queremos o vapor!). Se você colocar o milho na água já fervente, pode até cozinhar mais rápido, então fique de olho!

Para ver se o milho está bem cozido, espete uma espiga com um garfo. Se estiver macio, está pronto.

Para servir, basta tirar a espiga da água (deixe ela pingar um pouco sobre a panela antes de colocar no prato) e temperar com sal e manteiga.

Também fica muito gostoso usar pimenta do reino preta moída na hora ou outro tempero que você goste, como cheiro verde e queijo parmesão ralado.

Suco de Milho Verde


Ingredientes

6 espigas de milho verde
8 1/3 xícaras (chá) de leite (2 litros)
3 ½ xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Retire os grãos das espigas cortando com uma faca.
Coloque os grãos no liqüidificador junto com 4 xícaras (chá) de leite e 1 ½ xícara (chá) de água.
Bata até ficar uma mistura homogênea.
Passe pela peneira e coloque numa panela.
Adicione o  açúcar.
Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 30 minutos ou até engrossar bem.
Deixe esfriar.
Bata novamente no liqüidificador, junto com o leite e a água restantes.
Sirva gelado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário