domingo, 25 de janeiro de 2015

Chef Katia - Praias Brasileiras - São Paulo


O nosso destino de hoje é São Paulo. Que por sinal completa 461 anos. Vamos conhecer esta linda cidade.
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.  É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta,  recebendo a classificação de cidade global alfa, O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo". Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.
Praias de São Paulo

O litoral paulista tem cerca de 700 km de extensão, 60% de praias. Belas paisagens. Rico em opções de lazer e turismo. São 16 municípios litorâneos. A temperatura fria das águas é uma das desvantagens. Possui também um complexo ecossistema em estuários, manguezais, restingas, cavernas, rios, costões e cerca de 149 ilhas. As melhores praias estão no litoral norte. No litoral sul existem várias áreas de preservação ambiental nos municípios de Iguape, Cananéia e Peruíbe.
Mas vamos conhecer aquelas praias que não vemos falar muito.

Praia de Ilha Comprida
A ilha é um enorme banco de areia com 74 kilômetros de extensão e 4 km de largura. Desde 1999, quando foi inaugurada a ponte que liga a ilha a Iguape, e facilitou o acesso, vem aumentando o número de turistas.

A parte norte e central da ilha são mais movimentadas e tem melhor infra estrutura que o sul. Porém, para a pesca, as melhores praias estão no sul.
Praia da Barra do Sahy
Localizada a 44 kms do centro de São Sebastião, Barra do Sahy é uma praia pequena, muito frequentada por famílias. Essa praia do litoral norte que possui águas muito tranquilas e areias bem claras, oferece vários atrativos para quem vai visitá-la. É ótima para pratica de mergulho, e especialmente para passeios de barco até As Ilhas, já que a praia fica bem próxima.

Ainda tem por ali, uma opção cultural, visitar a Igreja de Nossa Senhora de Santana e a vila caiçara onde encontram-se muitos pescadores e artesãos trabalhando.
Agora, para quem gosta de aventura o ideal é ir para o canto direito da praia: Canto Bravo, por ali algumas vezes dá para surfar. E depois é só relaxar em um dos restaurantes locais experimentando os frutos do mar.
Praia de Castelhanos
O que fazer: Antigamente utilizada como refúgio de piratas, seus 2 km de extensão apresentam mar agitado com enorme faixa de areias claras. Conta ainda com dois riachos de águas cristalinas, além de uma grande cachoeira, o que transforma esse refúgio num cenário magnífico.
Cozinha Paulista

Falar da origem da cozinha paulista é falar da formação da cozinha brasileira, isto é, um misto dos três primeiros povos que habitaram o nosso país: índios, europeu, na figura dos portugueses e africanos, trazidos para trabalhar como escravos.  Mas não podemos dizer que as mudanças nos hábitos alimentares por essa mescla de culturas foram iguais por todas as áreas do Brasil. As tribos tinham costumes diferentes e os alimentos cultivados em cada região também se diferenciavam. Os escravos também vieram de diferentes regiões da África e os próprios portugueses traziam influências diferenciadas que sofreram de outros povos da Europa.

Os registros que temos do início da cozinha paulista, coicidem com a chegada dos portugueses. Temos depois o movimento dos bandeirantes e tropeiros que iam e vinham em busca de ouro nas terras de Minas Gerais.  Mais tarde começa a cultura do café e uma nova influência com a chegada dos africanos para o trabalho escravo nas lavouras.
Além da cozinha tropeira, também fazem parte da formação de nossa culinária a caipira e a caiçara.

A idéia é buscar as receitas históricas de nosso estado, sem considerar, no primeiro momento, as influências trazidas posteriormente com a chegada dos imigrantes europeus, asiáticos, latino americanos, entre outros.

Com essa busca das origens queremos relembrar o uso de ingredientes simples, dos quintais, e que ainda são utilizados em muitas cozinhas do interior paulista. 

Uma forma de resgatar culturas e cultivares quase esquecidos, mas com sabores jamais apagados de nossa memória olfativa.
Virado à Paulista

Ingredientes

500 g bisteca (100g cada) 
sal a gosto 
100 ml de óleo 
1 kg toucinho fresco 
200g linguiça toscana fresca 
5 bananas 
8 ovos 
200g farinha de rosca 
5 dentes de alho 
1 maço de couve (300g) 
100g farinha de trigo 
200g farinha de mandioca 
300g feijão 
100g toucinho defumado 
300g arroz 
3 limões 
10 g pimenta-do-reino 
1maço pequeno de salsa 
50 ml leite

Modo de Preparo:

Escolher o feijão e levar para cozinhar. 
Temperar a bisteca com sal, 1 limão, pimenta do reino e um pouco de salsa. 
Deixar neste marinado por no mínimo 2 horas. 
Descascar e empanar a banana, passando-a na farinha de trigo, em seguida em 2 ovos acrescido de leite e sal. Por último na farinha de rosca. 
Cortar o toucinho defumado em cubos de aproximadamente 4 cm. Colocar 50ml de óleo em uma caçarola, colocar o toucinho picado e deixar fritar até ficar bem sequinho em ponto de torresmo. Quando estiver quase seco, salpicar um pouco de sal. Obs. Nunca colocar sal antes no toucinho, pois ele não se transformar em torresmo, fica mole e gruda na panela. 
Cortar a couve em tiras finas, refogar com um pouco de alho, toucinho defumado e óleo. 
Retirar o feijão do fogo, temperar somente os grãos em óleo que sobrou do torresmo, acrescentar alho e cebola. Misturando com colher de pau, por último acrescentar o caldo, cozinhar por 10 minutos, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos, mexendo ligeiramente.
Fritar a linguiça. Fritar os ovos estalados. Fazer o arroz pelo processo normal. Fritar ou grelhar a bisteca. 
Montar o prato com o virado do feijão no centro da travessa e o restante dos ingredientes ao lado de forma que se perceba todos eles, sem deixar muito amontoados. 
OBS: O virado a paulista sempre é feito com farinha de mandioca. A couve não precisa ser cortada muito fina. 
O ovo deve ser colocado por cima dos ingredientes e a sua gema não poderá ser quebrada.
Nhoque

Ingredientes

600g de batatas
1 gema 
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
Água e sal para cozinhar
Molho:
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de alho poró cortado em fatias finas
2 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
4 tomates secos picados
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo catupiry
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado no ralo grosso.

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em água e sal. Retire as cascas, passe no espremedor ainda quente.
Junte as gemas, a manteiga, o sal e a farinha de trigo. Misture bem, amassando até obter uma massa lisa e homogênea
Faça rolinhos com a massa em uma superfície enfarinhada e corte pedaços de 2 cm.
Ferva água com sal, coloque porções do nhoque. Quando subirem a superfície retire com escumadeira e coloque em refratário.

Molho:

Em uma panela refogue a cebola, e o alho poró no azeite. Junte o frango desfiado e os tomates secos.
Adicione o creme de leite, o leite e o queijo catupiry.
Verifique o sal.
Cubra os nhoques já cozidos, com o molho e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.
Salpique parmesão ralado e sirva.
Salada de Arroz

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz 7 cereais
1 cenoura picada em cubinhos
1/3 de xícara (chá) de presunto picado em cubos
1/3 de xícara (chá) de queijo branco picado em cubos
1 pepino japonês com casca picado em cubos
1 cebola picada em cubinhos
2 tomates sem pele e sem sementes picados em cubinhos
Salsa e cebolinha
Sal e azeite a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz 7 cereais conforme instruções da embalagem
Deixe esfriar, transfira para uma saladeira.
Misture os ingredientes picados.
Tempere com sal e azeite.
Torta Paulista com Cerejas

Ingredientes

150g de manteiga
250g de açúcar
2 latas de creme de leite sem soro
250g de doce de leite em pasta
4 gemas
200g de amendoim torrado
2 pacotes de biscoito maisena
1 vidro de cerejas ao maraschino

Modo de Preparo:

Bata na batedeira 200g de açúcar com a manteiga levemente gelada, até ficar bem clara e cremosa. 
Em outra tigela bata as gemas com o açúcar restante e leve ao banho-maria, batendo sem parar até obter ponto de gemada. Acrescente a gemada ao creme de manteiga e continue batendo. Acrescente o creme de leite e misture rapidamente para não talhar. Reserve este creme. 
Monte a torta em uma fôrma de aro removível com cerca de 25 cm de diâmetro. Inicie com uma camada de biscoito, regue com um pouco da calda das cerejas e coloque uma camada do creme e algumas colheradas de doce de leite, espalhando levemente com uma espátulas para marmorizar o creme. 
Salpique um pouco do amendoim. 
Coloque outra camada de biscoito, regando com um pouco da calda e cubra com o creme. 
Coloque colheradas de doce de leite e marmorize. 
Salpique o amendoim, continue as camadas até terminar os ingredientes, sendo a última camada de creme salpicado com amendoim. 
Leve à geladeira por 8 horas no mínimo.


Hummmm..........Feliz Aniversário! 

Desculpe gente... É que eu sou paulistana e amo minha cidade...

... Nos vemos na próxima viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário