domingo, 25 de janeiro de 2015

Entrevista com... Nina Reis


Nossa entrevistada é com a escritora Nina Reis, autora de sucesso, que já está publicando seus livros. 

Nina também é uma colaboradora, aqui do nosso cantinho.
1- Como foi o comecinho da sua carreira de escritora? 

Em Janeiro de 2012, um Blog que sigo até hoje, lançou um concurso de contos entre as leitoras. Estava sem escrever a um bom tempo, mas decidi me inscrever e enviar uma história, Na época eu estava lendo Lisa Marie Rice e Seals da Lora Leigh, então na hora de criar uma história, pensei: porque não? E mesmo não entendendo nada de armas, táticas de batalha, ou o que quer que seja sobre militares, me aventurei e criei o conto A História de Nós Dois. 
Durante o processo de escrita, minha amiga Tuka Vilhena, que também é escritora e estava preparando um conto histórico para o concurso, me ajudou muito. 

Depois de terminado, ela e a Sandra Evaristo, que também se tornou uma grande e especial amiga, enxergaram o potencial para uma série e me incentivaram. 

As duas me ajudaram muito com o livro 2 (Outra Vez Você) e Sandy foi muito importante no livro 3 (Em Teus Braços). No livro 3, a Rafaela Cavalhero começa a fazer parte dessa família louca. E foi assim que nasceu a Série Santuário e a escritora Nina Reis.
2- Quando foi que você começou a escrever suas histórias?

A vontade de escrever surgiu ainda criança. Eu minha irmã e minhas duas primas (também irmãs), um dia decidimos brincar de escrever novelas. Imaginávamos a história e a escrevíamos há quatro mãos. 

Como morávamos em bairros distantes, houve uma época que trocávamos os escritos pelo correio. Uma escrevia um capítulo, postava no correio e a outra continuava. 

Depois de algum tempo, as outras três desanimaram e eu continuei. Era um hobby, para quando tinha tempo e inspiração. 

Fiquei vários anos sem escrever nada, porém quando engravidei do meu filho, hoje com onze anos, voltei a escrever. 

3- Acredita que as pessoas desejam viver histórias de amor como as dos seus romances?

(risos) Acredito no amor, na cumplicidade e na fidelidade, então acredito sim que histórias de amor como as que escrevo possam existir. 

4- Dá para explicar um pouco sobre o título do livro para a gente?

Vamos por partes: 

Série Santuário: É uma série sobre mercenários que possuem vários locais secretos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Uma dessas casas, é chamada de casa santuário, pela segurança e por causa da mata nativa que cerca a propriedade. Então Santuário passou a ser o nome da Série. 

5- Quais são seus assuntos preferidos?

O amor, a honra, lealdade e garra para enfrentar os desafios da história. Tendo esses ingredientes, sinto-me em casa. 


6- Suas histórias e textos surgem em lugares inesperados? Aí você sai correndo para escrever? 

Surgem, mas não saio correndo para escrever (risos). Como trabalho fora o tempo para escrever é reduzido. 

7- Você faz vários trabalhos ao mesmo tempo? 

Não. Escrevo um livro por vez. 

8- Como surgiu a ideia dos livros?

Série Santuário: 

A História de Nós Dois, livro 1 da Série Santuário, foi escrito para um concurso de contos de um blog de fãs de leitura. Eu seguia esse blog (sigo até hoje) e decidi escrever um conto para concorrer. Na época eu estava lendo Lisa Marie Rice e Seals da Lora Leigh, então na hora de criar uma história, pensei: porque não? E mesmo não entendendo nada de armas, táticas de batalha, ou o que quer que seja sobre militares, me aventurei. 

E foi assim que nasceu a Série Santuário. 

Meu Destino é Você: 

Precisava de uma história romântica que me liberasse do estresse que foi escrever Em Teus Braços – Série Santuário – Livro 3. 

Quase um ano antes, eu havia assistido ao curta metragem Paperman e adorei, ficou na minha cabeça. Então pensei: porque não escrever uma história de amor entre duas pessoas que se esbarram uma na outra. O curta inspirou os primeiros capítulos. Os desencontros do Theo e da Eva e a cena do encontro no metrô. 

A história é romântica e leve, com um casal que te faz sorrir e sonhar, bem como eu desejei. 

Uma flor no meu caminho: 

A ideia surgiu assistindo ao filme Meu Querido Presidente, na cena em que, o homem mais poderoso do mundo, não consegue comprar flores para a própria namorada. 
Um amor de secretária:

A ideia dessa história não foi minha e sim da Sandra Araújo ao ler o conto Uma flor no meu caminho. 
9- Tem planos de tentar outros gêneros literários ou escrever algo diferente?

Pergunta difícil! (rsrsrsrsrs) Por enquanto não tenho planos de escrever algo diferente. 

10- Como você faz a divulgação de seu livro?

Pela Internet, facebook, e-mail, etc...

11- Como a internet tem ajudado você a divulgar seus livros? 

O alcance das redes sociais e a interatividade ajudam muito. Os leitores gostam e indicam outros leitores, e por aí vai...

Através da internet conheci pessoas especiais como Rafaela Cavalhero, Sandra Evaristo, as autoras Tuka Vilhena, Sue Hecker, Shirlei Ramos, Cristiane Spezzaferro, Nana Pauvolih, Roberta Del Carlo, Patty Freitas entre outras mulheres fantásticas que conheci ao longo de minha caminhada. 

Também conto com minhas leitoras que ajudam e muito indicando os livros para suas amigas. Elas são as melhores. 

12- Você tem muito contato com os seus leitores? Eles sugerem novas histórias? 

Tenho bastante contato. É uma delícia esse feadback. Essa troca de carinho. 

Os comentários em cada capítulo no Wattpad, os pedidos pela continuidade da Série Santuário. As mensagens de carinho e incentivo que deixam no grupo do facebook. Sou muita grata por essas demonstrações de afeição, carinho e admiração. 

Se ela sugerem novas histórias? Sempre (rsrsrsrsrs). 

13- O que você gosta de ler? 

Adoro ler romances. Mas não tenho um estilo definido. Desde que a história seja boa, eu leio. 

14- Quais autores são referência para o seu trabalho?

Nora Roberts, Linda Howard, Lisa Kleypas, Lisa Marie Rice, Maya Banks, Lora Leigh e por aí vai...

15- Você se define também como uma leitora compulsiva. O seu dia tem 48 horas?

(risos) Na verdade tenho lido muito pouco. A escrita me consome. 

16- Algum recado para o pessoal que acompanha o Espaço k?

Em primeiro lugar, obrigada pela oportunidade, pelo espaço e pelo carinho. Sobretudo pelo carinho. 

Desejo um 2015 sensacional, de roubar o fôlego para cada seguidor e seguidora do blog. 

Meu recadinho: Nunca deixem de acreditar no amor. Por mais difícil que seja a caminhada, por mais violentas que sejam as tempestades e por mais dolorosas que sejam as quedas, ame. Ame sempre. 

Beijos 

Nina Reis. 

Rapidinhas
Nome? Nina Reis
Cidade? Santos - SP
Idade? 42 anos
Casada? sim
Uma frase? Tudo vale a pena, se alma não é pequena (desconheço o autor)
Um sonho? (risos) Tenho tantos sonhos, como enumerar somente um? Rsrsrsrsrs

Sonho em entrar em uma livraria e encontrar meu livro. Subir em um ônibus ou caminhar por uma praça e ver alguém lendo uma das minhas histórias. 
Obrigada Nina!









Nenhum comentário:

Postar um comentário